A AMD está apostando forte na linha de processadores Ryzen, focados em desempenho, para acirrar sua disputa com a Intel. Parece que o interesse nesses chips está tão grande que alguns maus elementos vêm apelando para a falsificação.

Usuários do Reddit relatam que processadores Ryzen falsos estão sendo vendidos em sites como Amazon e eBay, às vezes por terceiros, às vezes pela própria loja. Na verdade, eles são chips Intel Celeron de baixo custo.

Processador com adesivo falso do AMD Ryzen

O Tom’s Hardware explica o processo: alguém compra processadores AMD Ryzen 7 1800X caros e legítimos, escaneia o dissipador térmico, e imprime um adesivo para aplicar em um Celeron antigo.

Depois, essa pessoa coloca o processador falsificado na caixa e revende diretamente na internet. Ela também pode devolver o produto e pedir reembolso; a loja vai revender o chip para outra pessoa, sem saber que é fake.

Por sua vez, o processador legítimo é revendido como peça de fabricante, em uma caixa genérica; ou como parte de um PC montado.

Evitar esse tipo de fraude pode ser difícil. A AMD tem uma página com dicas para reconhecer um processador falso, mas isso depende da caixa — que pode ser legítima mesmo que o chip não seja.

O jeito é comprar direto de grandes varejistas, em vez de terceiros, o que facilita devoluções no caso de um processador falso. Caso você queira comprar por revendedores, fique de olho nas avaliações, especialmente nas mais recentes.

Com informações: Tom’s Hardware, ExtremeTech.

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Antonio Carlos (AC)

Meu filho comprou um numa loja e com nota fiscal e é falso, depois que chegou eu pude perceber logo e quando foi montado na placa não funcionou, o debug da placa apontou para minha desconfiança, pois a embalagem do processador veio numa caixa preta sem nenhum logo da AMD!

Corvo
Ta meio mal contada essa estória, de que adianta "imprimirem" sobre um velho Celeron sendo que o soquete dos processadores são totalmente diferentes e o cara sequer vai conseguir encaixar ele na placa?
Giancarlo
Os pinos são no processador, diferente da Intel né? Mancada minha rs
John Smith
Não conseguiria nem tentar. O socket AMD na placa mãe não tem pinos, assim como o processador Intel.
John Smith
Não há pinos em placas-mãe AMD. Eles estão no processador.
868686
A AMD definitivamente voltou para o páreo. E isso é ótimo!
Adriano
Nossa, que zuado...?
Danilio Costa Silva
Bem, já que a Amazon descobriu o caso um jeito simples de resolver é colocar profissionais treinados para fazer uma checagem de todos os processadores devolvidos, assim ela evita reembolsar o falsário e ainda pode processá-lo. Já as lojas de terceiros a Amazon deve ficar atenta e bloquear as que vendem o produto modificado.
Danilio Costa Silva
Mano, o problema ocorre (no caso da venda ser da Amazon) com os produtos reembalados, que são vendidos por preços menores já que é um produto que foi devolvido. O processador é um intel, eles trocam o envelope térmico, logo fica difícil para os funcionários da Amazon (que não são especialistas) descobrirem a troca.
Giancarlo
E ainda estraga a pinagem da placa mae
Rodrigo Sena
Que coisa, deve ser uma frustração louca, o cara vai encaixar o processador no socket, pronto o bicho não entra!
JeronimoPW
Na Amazon também? shiiii
Marcus Araújo
Não fica, o lance é só vender o chip falsificado, não fazê-lo ser funcional. Muita sacanagem.
Rodrigo Sena
Eita, mas como fica o Socket do processador?