Início » Celular » Seu próximo Android pode ter câmera com sensor de profundidade e reconhecimento facial

Seu próximo Android pode ter câmera com sensor de profundidade e reconhecimento facial

Paulo Higa Por
2 anos atrás

Muitas tecnologias desenvolvidas pela Qualcomm costumam ser adotadas pelas fabricantes de smartphones, caso do carregamento rápido e das câmeras duplas. E pelo menos duas funções devem chegar à próxima geração de Androids: sensores de profundidade e reconhecimento facial (desta vez, bom).

A segunda geração do módulo de câmera do Spectra, processador de sinal de imagem da Qualcomm, permitirá que as fabricantes adicionem sensores que reconhecem a profundidade dos objetos. Em aparelhos mais simples, isso deve melhorar o efeito bokeh, que desfoca o fundo da imagem — algumas fabricantes já vêm adotando uma tecnologia semelhante, como a Motorola, no Moto Z2 Force.

Mas aparelhos mais potentes podem utilizar o reconhecimento de profundidade para outras tarefas, como realidade virtual e aumentada. E uma versão mais avançada da tecnologia inclui um iluminador e uma câmera infravermelho, sendo capaz de detectar com mais precisão a posição de cada objeto. Em um vídeo de demonstração, o módulo consegue até reconhecer quando as teclas de um piano são pressionadas:

Além disso, o fato do sensor detectar a profundidade permite desenvolver sistemas de reconhecimento facial mais avançados, que não são enganados com uma simples foto, como acontece no Galaxy S8. Rumores indicam que o próximo iPhone terá reconhecimento facial 3D, e ele deverá ser apresentado pela Apple no mês que vem, então você já pode deduzir por que a Qualcomm resolveu mostrar a tecnologia agora.

Por fim, o TechCrunch nota que a tecnologia possibilita headsets de realidade virtual independentes, que não exijam o auxílio de um computador ou smartphone conectado, diferente de um Oculus Rift ou Gear VR. As empresas vêm investindo para deixar a realidade virtual mais prática; o Google também trabalha em um headset independente, por exemplo.

As novas tecnologias de câmera da Qualcomm serão lançadas comercialmente nos smartphones no início de 2018.

Mais sobre: