A Microsoft vem fazendo a transição do Windows para um modelo de assinatura, e o Google está seguindo os passos da concorrente, oferecendo ferramentas avançadas para o Chrome OS a uma taxa fixa anual.

Para obter acesso ao Chrome Enterprise, uma empresa precisa adqurir Chromebooks e depois pagar US$ 50/ano por dispositivo ao Google. O serviço permite gerenciar os dispositivos através do Microsoft Active Directory e VMware Workspace One.

Além disso, os administradores de TI poderão configurar a Play Store para oferecer apenas determinados apps. Vale lembrar que alguns Chromebooks conseguem rodar apps de Android.

O Chrome Enterprise também oferece suporte 24 horas por dia, 7 dias por semana; permite gerenciar atualizações do sistema operacional; e tem gerenciamento de impressoras — algo muito importante em empresas.

Os Chromebooks fazem bastante sucesso em escolas nos EUA, graças a seu sistema restrito, boa durabilidade e duração de bateria. Como nota o VentureBeat, o Google está fazendo uma expansão para clientes empresariais em um momento crítico: o Windows 7 perderá suporte em janeiro de 2020, e as empresas já estão avaliando para onde migrar.

Atualmente, a Microsoft oferece o Windows 10 Enterprise E3 custando US$ 84 por usuário por ano. A licença pode ser usada pela mesma pessoa em mais de um dispositivo.

Com informações: Google, VentureBeat, TechCrunch.

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

vin

Na minha opinião, não é um bom negócio usar um Chromebook e assinar o Office 365, pois sempre vai ficar na cara que a sua experiência está comprometida e que no Windows funcionaria melhor.

Mas dá para usar o Office Online sim.

Molinex

Na verdade, bom mesmo é não pagar por licença, e ter um sistema atualizado, e seguro. Mas como a realidade é outra, e só existem essas opções pagas, e excelentes, entre pagar 50 ano num chromebook, e 84 em um windows, me parece, pra uma empresa, ser mais negocio pagar pelo windows...

ʞǝʌǝɥs

isso!

ʞǝʌǝɥs

sem entrar no mérito da questão da assinatura, não dá pra comparar Photoshop com sistema operacional: PhotoShop é nicho (e muita gente que usa PS podia muito bem usar Paint rs), sistema operacional não

ʞǝʌǝɥs

acho que as assinaturas de sistema operacional são voltadas a empresas...tanto assim que o Windows 10 funciona perfeitamente mesmo sem licença (afora algumas restrições bobas de personalização)

ps. usuário Linux hardcore aqui, teclando de um Korora :)
(distribuição amigável Fedora-derived)

Kodos Otros

Bem que a safada da Google podia dar apoio a isso, né?
Sei que ela não é obrigada, mas poxa, ia ser tão bom.

Julio da Gaita ✔

bom saber, bem que podia ter umas versões de ambos pro raspberry pi3, até ja li uns projetos de uns gringos mas tá em desenvolvimento faz tempo, e bem longe de uma versão final ./

Kodos Otros

Eu testei também! Achei legalzinha.
Tem aquele PhoenixOS também.

Julio da Gaita ✔

Eu testei o Remix OS no meu notebook com a minha conta de trampo 'da google, e cara era ótima, rodava a play store inteira, mas dae o google "detectou atividade suspeita" e bloqueou a minha conta por 48 horas...koskaoskoaksa

Kodos Otros

Eu queria que a Google liberasse a iso para poder testar o ChromeOS no meu laptop.
Tentei há um tempo o ChromiumOS, mas deu um monte de erro e não instalou, então desisti.

Marcvs Antonivs

Agora pense: Pagar anuidade por stream de música, por stream de filmes, por acesso a software de edição de video e fotos, por acesso à internet e agora pelo próprio sistema operacional...Pense. No dia em que isso ocorrer de maneira efetiva com Apple, Microsoft...tchau...Alô Ubuntu!!

Felipe Xavier

O online, muito provavelmente sim. O instalado não.

Felipe Xavier

Quase toda versão existe algo novo bem interessante. Por exemplo, a de novembro do ano passado (quase sempre é no final de ano), incluiu uma busca universal no aplicativo, suporte a fontes svg (coloridas, como a Emoji One) e um novo e melhorado espaço de seleção e máscaras. Além de aprimoramentos em velocidade,uso de CPU/GPU... Enfim, pra quem precisa/usa o software com regularidade, é mais que bem-vindo os recursos.

Felipe Xavier

Typekit é uma das melhores coisas que acompanham a CC. Não me lembro mais quando tive que recorrer à sites "genéricos" pra encontrar uma fonte legal (e se achava a fonte interessante, uma versão não bugada ou com acentos).

Funnie

dá para usar o office 365 nesse chromebook?

Exibir mais comentários