A Microsoft vem fazendo a transição do Windows para um modelo de assinatura, e o Google está seguindo os passos da concorrente, oferecendo ferramentas avançadas para o Chrome OS a uma taxa fixa anual.

Para obter acesso ao Chrome Enterprise, uma empresa precisa adqurir Chromebooks e depois pagar US$ 50/ano por dispositivo ao Google. O serviço permite gerenciar os dispositivos através do Microsoft Active Directory e VMware Workspace One.

Além disso, os administradores de TI poderão configurar a Play Store para oferecer apenas determinados apps. Vale lembrar que alguns Chromebooks conseguem rodar apps de Android.

O Chrome Enterprise também oferece suporte 24 horas por dia, 7 dias por semana; permite gerenciar atualizações do sistema operacional; e tem gerenciamento de impressoras — algo muito importante em empresas.

Os Chromebooks fazem bastante sucesso em escolas nos EUA, graças a seu sistema restrito, boa durabilidade e duração de bateria. Como nota o VentureBeat, o Google está fazendo uma expansão para clientes empresariais em um momento crítico: o Windows 7 perderá suporte em janeiro de 2020, e as empresas já estão avaliando para onde migrar.

Atualmente, a Microsoft oferece o Windows 10 Enterprise E3 custando US$ 84 por usuário por ano. A licença pode ser usada pela mesma pessoa em mais de um dispositivo.

Com informações: Google, VentureBeat, TechCrunch.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Felipe Ventura

Felipe Ventura

Ex-editor

Felipe Ventura fez graduação em Economia pela FEA-USP, e trabalha com jornalismo desde 2009. No Tecnoblog, atuou entre 2017 e 2023 como editor de notícias, ajudando a cobrir os principais fatos de tecnologia. Sua paixão pela comunicação começou em um estágio na editora Axel Springer na Alemanha. Foi repórter e editor-assistente no Gizmodo Brasil.

Relacionados