Início » Inteligência Artificial » Intel testa processador projetado para aprender como o cérebro humano

Intel testa processador projetado para aprender como o cérebro humano

Felipe Ventura Por

Processadores inspirados no cérebro humano não são novidade, mas ainda não se provaram mais eficientes do que os tradicionais CPUs e chips gráficos. A Intel quer mudar isso com um novo "chip neuromórfico" para inteligência artificial.

O processador se chama Intel Loihi, e imita a mecânica básica do cérebro usando 130 mil "neurônios de impulsos": em vez de processar informações de forma binária, em zeros e uns, eles medem o nível dos sinais que recebem.

Além disso, os neurônios podem disparar sinais sempre que necessário, em vez de serem controlados por um clock central como em CPUs tradicionais.

Por isso, a Intel acredita que o Loihi "poderia ajudar computadores a se organizar sozinhos, e a tomar decisões com base em padrões e associações", em áreas como automação industrial e robótica pessoal.

Chips neuromórficos consomem até 1.000 vezes menos energia que os processadores atuais, e permitem rodar redes neurais localmente, sem enviar dados pela internet — o que pode ser especialmente útil para carros autônomos e assistentes pessoais.

No entanto, como lembra o The Verge, chips neuromórficos estão em fase de pesquisa há décadas e ainda não mostraram resultados reais fora do laboratório. O cientista Steve Furber disse este ano à IEEE Spectrum: "atualmente, há muita hype sobre computação neuromórfica, mas atualmente não há demonstração convincente de uma aplicação de alto volume onde ela supere as alternativas".

Resta ver se o Loihi conseguirá ir além do hype. Ele ainda é um protótipo, e a Intel planeja trabalhar com universidades e pesquisadores no ano que vem para continuar a desenvolvê-lo.

Com informações: Intel, The Verge, Mashable.

Mais sobre: ,

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Maxwel De Oliveira Figueiredo
Me parece q a proposta é tornar esse chip um auxiliar aos já utilizado hoje nos PCs, entretanto como tudo acaba embarcando em uma unidade processadora vai se tornar no setor compartimentado dentro dos chips assim como as placas de vídeos onboard.
The Moon
Parem de tentar criar a Skynet
Hail Hidra
Parem de tentar criar a Skynet
Anayran Pinheiro
Sim! Errei! Hahahahaha!
marcio morates
Estilo exterminador do futuro as máquinas daqui a pouco estarão dominando o mundo kkk
Maicon Bruisma
O texto também serve para mostrar que o chip neural do iPhone X não é neural local.
Felipe Ventura
Ops! Seu comentário deveria ter saído aqui: https://tecnoblog.net/224424/sportv-samsung-jogos-copa-4k-streaming/
Marcogro®
De TRIVELA... Na trave!!!
Weliton Junior
acho que você comentou na reportagem errada
ffcalan
????
Anayran Pinheiro
Aquela provocação de leve nos palmeirenses mostra o estilo moleque de reportagem do Higa.

Continue assim! Faltam bons jornalistas que brincam com esses assuntos, hahaha!