Início » Mobile » Bill Gates deixou Windows Phone para usar um Android

Bill Gates deixou Windows Phone para usar um Android

Por
17 semanas atrás
Já conhece a nova extensão do Tecnoblog? Baixe Agora

O Windows em smartphones ainda existe, mas com um alcance extremamente limitado. Ele corresponde a apenas 0,3% do mercado; e praticamente não esteve em lançamentos do último ano, nem mesmo da Microsoft.

Então não é surpresa que o próprio Bill Gates tenha deixado o Windows Phone. Em entrevista à Fox News no domingo (24), ele disse: “na verdade eu migrei para um celular com Android e vários aplicativos da Microsoft”. Ao entrevistador, ele confirma: “não, nada de iPhone”. (O vídeo completo está no final do post.)

Quando o cofundador da Microsoft decide desistir do Windows Phone/10 Mobile, é (mais um) sinal de que a plataforma não tem muito futuro. Na verdade, até mesmo os fãs se viram obrigados a migrar para o Android.

O Windows Phone foi praticamente deixado de lado após Satya Nadella assumir o cargo de CEO. E ele diz em seu novo livro, “Hit Refresh”, que se opôs à aquisição da Nokia para salvar a plataforma.

O então CEO da Microsoft, Steve Ballmer, acreditava que o Windows Phone jamais poderia competir com o iPhone e o Android sem essa aquisição. Nadella, no entanto, pensava que “era tarde demais para recuperar o terreno que havíamos perdido. Estávamos perseguindo as luzes traseiras dos nossos concorrentes”.

Ballmer fez uma pesquisa informal entre seus altos executivos, e Nadella — então o principal responsável por computação na nuvem — votou “não”. Outros executivos também fizeram oposição, e até mesmo Bill Gates foi contra.

O resto é história: a Microsoft comprou a divisão de dispositivos e serviços da Nokia em 2013; sangrou dinheiro, demitiu milhares de funcionários e teve prejuízo bilionário em 2015; e vendeu a marca Nokia em smartphones para a finlandesa HMD Global em 2016. O Nokia 3, 5, 6 e 8 rodam Android.

Com informações: The Verge, Business Insider.

  • Peacemak3R

    Ainda estou usando o Lumia 640 XL. De longe, pior experiência em smartphones, seja com poucos aplicativos, seja com a baixa performance em apps, travamentos, apps feios, seja com os vários bugs do Windows 10 Mobile. Já tem 1,5 ano de uso. Fim do ano troco por um Android…

    • Legal que tirando os bugs do W10M todos os outros problemas citados não são de responsabilidade da MS.

  • Conheço uma galera que defende o Windows Phone, igual os devotos do Tim Beta. 😜

    • Trovalds

      Não era (ou é) um sistema ruim. Só sofreu das trapalhadas da MS.

    • Henrique Seraph

      eu mesmo defendo qualquer coisa que aumente a concorrência

  • Jônathas Arruda

    Pelo menos a Microsoft tem as patentes caralhudas das câmeras Nokia. Se quiserem, um dia, lançar o Windows ARM em celulares ou até mesmo um aparelho Android, vão destituir Samsung e Apple como melhores câmeras móveis.

    • Ariadna Grande

      isso se as outras fabricantes não passarem ela antes

    • MynahBird®™

      Acorda, mano. Tu tá pior que viciado em crack.

    • O mais interessante nisso tudo é que a Apple e Microsoft tem compartilhamento de patentes. Inclusive, várias funções da câmera a Nokia tinha patente e já tinha implementado algumas (caso do “novo flash” no iPhone 8, o foco, etc).
      Isso também ocorreu pois um dos criadores do Pureview™ trabalha na Apple há uns 3 anos acho.

    • Maicon Bruisma

      Não mais, pureview não supera mais um sensor top e uma abertura grande aliados ao software bem feito. Tá aí uma coisa que a Microsoft não aprendeu a fazer, um software de câmera que preste. Tem as funções mas erra em foto, exposição, balanço de branco, etc

      • Gabriel Gomes Costa

        Eu me surpreendia como era claro para mim que a câmera era ótima, mas com um software péssimo. Tanto que me via obrigado a passar todas minhas fotos que desejava utilizar para expor pelo Photoshop, só pra ajustar brilho, contraste e equilíbrio de branco…

        • Maicon Bruisma

          Sim, tipo, tinha detalhes mas errava no balanço de braço, na exposição, nas cores, por isso o pessoal sabe mexer no modo manual, foram praticamente obrigados

    • Wololo ✔

      Acho que nem isso tem mais, se lembro bem no anuncio do Nokia 8 disseram que a M$ devolveu varias patentes relacionado a software de camera.

  • Fábio Moser

    Eu fui usuário do Windows Phone. O Windows Phone 7 e 8, foi fantástico. Telefones de alta qualidade, câmeras excelentes e um sistema fluido e que não travava nunca. O Windows 10 Mobile, foi um completo e absoluto desastre. Se quer parecia aquele sistema leve e eficiente que fora outrora. Assim como Bill, também migrei para o Android, com vários apps da Microsoft.

    • Felipe Ventura

      Qual Android você tem, e quais apps da Microsoft você usa?

      • Fábio Moser

        Um Xperia X. Os aplicativos do Office, Outlook, OneDrive, Groove Music, Bing e Authenticator.

        • Maicon Bruisma

          Tive a chance de usar um Xperia X. Bom, bonito, câmera boa, digital no lugar certo, só não era a prova d’água pelo que me lembre.

          • Mateus B. Cassiano

            Pois é, ficou restrito ao Xperia X Performance (que essencialmente é um Xperia X com certificação IP68 e Snapdragon 820 no lugar do 650), mas infelizmente ele não foi lançado no Brasil.

            O X é o meu aparelho atual e também não tenho do que reclamar, sem contar das atualizações de sistema mensais sempre com os patches de segurança mais recentes e que também já foi confirmado para receber o Oreo…

    • Dio

      Concordo. Ninguém acreditava que o 520 da minha esposa só tinha 512 de ram. Muito fluido, nunca vi travar. Só não superou as quedas frequentes. Mas aí é querer demais também.
      Já o 640 com Windows 10 é uma tristeza. Ela vive reclamando.

    • Ariadna Grande

      o mesmo comigo, usei todas as grandes versões do WP e a 10 é ridícula, só ajudou as pessoas a desistirem da plataforma.

      • Lucas

        Eu acho o 10 o melhor de longe, tanto que uso até hoje!

    • Daniel R. Pinheiro

      Minha experiência com o WP também foi excelente. Para a época (2013-2014) um Android não me fazia falta. Pelo que eu conhecia o sistema, com o celular dos meus amigos, eu preferia muito mais a praticidade e simplicidade do WP. O apps que eu utilizava na época, todos tinham suporte no WP. Eu amava o visual minimalista “feito no paint”.

      Porém, quando ele deu defeito, me vi forçado a comprar um novo aparelho, e resolvi dar uma chance ao Android. Hoje não me vejo utilizando o sistema da Microsoft. Até pq existem apps que uso hoje, que não existem na Microsoft Store. Fora o suporte que as empresas e até a própria MS dá aos seus aplicativos no Android, mais que no W10M.

      Resumindo. WP foi ótimo enquanto durou… E particularmente ainda torço que a Microsoft ainda revele num futuro próximo alguma coisa que me faça dar outra chance ao sistema mobile dela. Mas tem que ser algo muito bom mesmo…

      • Fábio Moser

        Eu acho que não veremos tão cedo algo da MS no setor móvel não…

    • Maicon Bruisma

      Devo concordar. Tinha um amor pelo sistema, mas mais ainda pela marca, tudo era bom, até o plástico. Porém com o Windows 10 Mobile chegaram os travamentos, a incompatibilidade de apps no 8.1, e a qualidade das câmeras caíram muito. Meu 930, que eu iria guardar como o último Nokia (além de ter uma câmera excelente, uma tela excelente e ser seguro), vendi e peguei um nexus 5x, e não me arrependo, já que ele é melhor em quase tudo (tela e construção não) e tem extras (leitor de digitais, otg). Sinto falta do sistema, eu gostava do layout, e os apps nem eram tão ruins, mas a decadência dos mesmos junto ao sistema me fizeram trocar.

    • Firmino Gomes

      Tive excelente desempenho com windows 10. Não cheguei a usar o 7, mas o hardware era muito bom, e o software, era redondo. foi uma pena.

  • Jônathas Arruda

    Tive um 950 XL e troquei por um A7 2017. O sistema parecia ainda em Beta, e o aparelho, com todo o hardware que tinha, engasga a com o sistema. Fora apps abandonados. Spotify era um teste de paciência usar. Já outros desenvolvedores investem, como o Deezer e PicsArt

    • Marcus Araújo

      Também fui usuário insatisfeito da plataforma e às vezes o pessoal cita maravilhas como fluidez, 512 MB de RAM etc, mas não cita que o sistema travava sim, que os apps eram mal feitos e frequentemente travavam (inclusive o Internet Explorer). O W10M veio e afundou ainda mais os problemas.

      Exceto essa bolha de comentários da internet, e de alguns poucos usuários menos exigentes, não conheci quem tenha gostado do WP.

      • Maicon Bruisma

        Eu gostava, ainda gosto, mas não usaria no dia a dia atualmente.

  • JeronimoPW

    Mas é assim mesmo que funciona. Nem sempre essas idéias conseguem se tornar bem sucedidas e fracassam, especialmente em um mercado dominado por iOS e Android. No caso do Android é ainda mais difícil, pois hoje a comunidade da plataforma é assombrosa nos dias atuais. Android é melhor universo que alguém pode ter em um telefone, serve tanto para usuários básicos quanto para mais avançados que gostam de se aventurar em firmware modificados. Android se tornou em plataformas móveis o que o Windows é hoje em personal computer. Google compra Android, Sucesso. Google compra Youtube, sucesso…. eta empresinha que ninguém freia kkk

    • Concordo com o que vc disse mas acho que desistiram cedo de mais.

      É difícil tirar uma pessoa de uma plataforma mas acho que muito se tentariam a mudar no momento que a plataforma tivesse madura…

  • Eu acho que a MS desistiu muito rápido. Se tivesse lutando forte até hoje eu talvez teria pensado em comprar um.

    Normal que houvesse problema que nem alguns usuários relataram, mas estava amadurecendo aos poucos, e tirar gente do ios ou Android não é fácil.

    Lamento é só termos dois sistemas para celular =

    • Henrique Seraph

      Não só desistiram, como nunca investiram de verdade. A Maior reclamação para o projeto era a falta de APP. E eles simplesmente não investiram nessa área

      • Eles investiram. Basicamente qualquer app do top 100 por exemplo, que tinha para WP, eles que pagavam para a empresa fazer, e enviava 1 ou 2 devs. E apps que o povo nem fazia ideia, eram feitos por eles, puramente, como app da Globo no Brasil e Netflix…
        A Nokia investia bem pesado nisso para devs menores, você ganhava celulares e tal.
        É simplesmente o que o Nadella disse, tarde demais, além de erros, vários, com os reboots a cada 2 anos.

        • Henrique Seraph

          Eles cortaram investimento na área de dev. de Apps, e o de portabilidade (que deu a maior chamada pra compradores novos) simplesmente foi jogado no ralo. Desde o começo a galera reclamava dos Apps, e eles mudaram muito pouco isso. Mas sim, concordo com nadella tbm

          • Eles cortaram isso com o Nadella. Inclusive, ele até explicou na época (não que eu concorde com isso).

        • Marcus Araújo

          E faziam bem meia boca. Lembro que o app do Facebook era declaradamente publicado pela Microsoft e era horrível, não lembro daquele app sofrer uma atualização sequer e morreu horrível. O app do WhatsApp era outro que vivia dando problemas, eu frequentemente precisava reinstalar, mas esse era mesmo publicado pelo WhatsApp (não sei se foram eles que desenvolveram, enfim).

          Aquilo não era vida digna.

          • WhatsApp era pelo WhatsApp/FB mesmo. Mas o WhatsApp comparado aos outros apps, até que estava bom hahaha

  • Breno

    O Bill Gates pode fazer o que quiser. Enfim…

  • Jack Silsan

    Prometeram muito e entregaram pouco. Surface Phone? Ele já está aí, e se chama Galaxy Note 8: o aparelho da Samsung é tudo o que muitos esperavam que a Microsoft lançasse, com caneta bem útil (conforme o próprio Tecnocast sobre dispositivo atesta), uma versão própria do Continuum com apoio da Microsoft, uma bela e elegante TouchWiz (quem diria…) cheia de bons recursos, com um design quase perfeito, ótimas câmeras e apps a dar com pau. Eu tô aqui usando meu Lumia e ele morrerá comigo, pois não pretendo vende-lo mesmo depois que eu comprar um smartphone novo rodando Android. Me servirá de “iPod”, no qual eu baixarei vídeos do YouTube pelo myTube pra assistir off-line, comprarei filmes e músicas na Microsoft Store, desfrutarei do Snes8x e usarei o Disqus. Depois que ele morrer, provavelmente eu não comprarei mais um aparelho com Windows, seja por haverem melhores opções, seja por falta deles.

  • Defensores do Windows Phone eu comparo a adeptos da Terra Plana.

    • Breno

      Pior são os haters impondo o duopólio. E a livre escolha?

      • Marcus Araújo

        Eu torcia muito mais pelo FirefoxOS do que pelo WP (sendo um usuário do WP). Não sou hater defendendo o duopólio, só não acho e não achava que o WP fosse enfim ser a terceira via maravilhosa que pintavam (e ainda pintam). É uma coisa bem diferente desgostar do WP e defender o duopólio.

        Eu espero que surja uma terceira alternativa, mas que seja boa, que mesmo demonstrando fraquezas no início, demonstrando limitações de uma plataforma que precisa amadurecer, aponte um norte de melhorias, algo que o WP nunca fez e por isso fracassou. Não vou torcer e não torcia para o WP só porque eu desejo e quero uma terceira via, eu quero uma terceira via de qualidade, utilizável, boa, que faça frente ao iOS e ao Android. WP foi uma piada de mal gosto que pintaram como solução.

        E não só terceira via, espero que surja N sistemas móveis quanto possível, mas que sejam bons, que tragam inovações que façam os concorrentes, incluindo Android e iOS, correrem atrás de algo semelhante. O WP nunca foi essa alternativa.

      • Russo

        Lá vem você com papo de duopólio. E o monopólio do Windows nos pcs, não vai falar nada?

    • Lucas Henrique Damasceno

      Atualmente defender WP realmente é loucura.
      Mas antes funcionava perfeitamente pra mim e tenho certeza pra muitos outros milhares.
      Tive o Lumia 925 e 930 nos anos de 2014 e 2015. E vim de Android antes disso.
      Amava muito, o sistema era leve, nunca travava, visual era ótimo (influenciou o Android), tinha todos apps que queria, excelente integração com os serviços da Microsoft. A camera então? O software tinha otimas funções que muitos outros só estão implementando agora.

      Ai, infelizmente veio o Windows 10 para Mobile, na teoria, seria otimo. Na pratica, matou o sistema e o interesse das fabricantes e usuários.

  • Isaac Andrada

    Usei um Lumia 520 como aparelho secundário (usava um iPhone 5 também), e pasmem! Praticamente virou meu celular principal, de tanto que curti o sistema, e olhe que era um aparelho de entrada. Leve, não trava (e não trava mesmo, meu pai o usa neste momento em 2017!). Enfim, foi erro da MS. Deveriam ter focado mais. Enfim. Triste ter apenas dois sistemas para optar hoje.

  • Coichi Vieira

    eu uso o windows 10 mobile até hoje, na minha opinião é o melhor sistema operacional para smartphones, principalmente pra quem tem uso diário com desktor, notebook …

  • Molinex

    Porque não iphone billy?
    Qual android é billy? É um google pixel?
    Você faz root no android?
    Você joga clash royale?
    Vamos montar um clã?
    Tem telegran?

    • Marcus Araújo

      Billy certamente usa aquele app horroroso que virou o Skype hahahahah
      Eu não me conformo com aquilo.

      • Molinex

        Acho que não… O Billy agora é gente como a gente. Um usuário comum…
        Ele fala que usa os apps da MS, pra fazer uma media com o Rajesh Koothrappali, que é brother dele, e continua comandando a empresa na qual o Billy trabalhou por muito tempo…
        Alias, acho que ele nem deve saber que o skype se tornou um app horroroso, já que deve mandar uns zaps pra se comunicar… kkkk

        • Marcus Araújo

          Hahahahahahahaha

  • Jose Costa

    Um Xperia X. Os aplicativos do Office, Outlook, OneDrive, Groove Music, Bing e Authenticator.

  • Esse trouxa desdenha da Apple por pura birra. Não superou o rancor…

  • Uriel Dos Santos Souza

    O engraçado que a MS é dona de grande parte da Apple. kk

  • Daniel Silva

    Se o Windows continuar seguindo os mesmos passos atuais, em breve Bill Gates e todo o mundo deixará de deixar o Windows também, a versão 8 e a 10 foram verdadeiras lambanças, só por tentar remover o menu iniciar e focar menos nas questões mais críticas. A verdade é que o mercado de sistemas operacionais para PC está com as pernas abertas, mas não há ninguém para assumir o posto.

  • J_Eduardo

    A Microsoft deveria investir em criar um ecossistema entre o Android e Windows, ao estilo do que Apple possui com seus IOS e MAÇOS. A integração entre os aparelhos da Apple facilita muito a vida de quem usa ao menos dois aparelhos da maçã. Sendo o Android um sistema aberto a Microsoft tem espaço e liberadade em para criar mecanismos de integração entre os sistemas, algo que por exemplo a poderosa Samsung não tem como fazer, pois usa OS de terceiros tanto nos pc quanto no mobile. A MS adotando esta postura, já tendo uma forte presença no aplicativos OFFICE e e nos PC/Laptops, poderia avançar seu Windows para mobile (mesmo sem ter seu próprio sistema) investir em novos de apps mobile (seguindo alguns passos do que já faz Google) se tornando uma rival direta ao ecosistema da Apple e provavelmente da própria Google…

  • Ssoftccold Programador Java, A

    Eu ainda uso Windows Phone 8.1 por ser de menor :(.