O Google vem adotando vídeos com autoplay em alguns de seus produtos, e agora é a vez do YouTube. O app para Android está testando reprodução automática em sua aba inicial.

Segundo o Android Central, os vídeos tocam automaticamente no mudo e com legendas ativadas. Não se trata de uma prévia como no desktop: eles são reproduzidos desde o início e vão até o fim se você deixar.

Foto por Michal Jarmoluk/Pixabay

Isso vale para o primeiro vídeo — geralmente um anúncio — na aba Início. À medida que você desliza pela lista, o vídeo anterior é pausado, e o que estiver em destaque será então reproduzido. O som é ativado só quando você tocar nele.

Infelizmente, esse recurso toca vídeos em qualquer conexão. Para mudar isso, é preciso ir na sua imagem de perfil (no canto superior direito), seguir o caminho Configurações > Gerais > Reproduzir ao navegar e escolher a opção “Somente no Wi-Fi” ou “Desativado”.

Como o recurso ainda está em testes, é possível que o YouTube mude esse padrão para não consumir sua franquia de dados. Esta já é uma forma menos invasiva de usar o autoplay que o Facebook, por exemplo: a rede social toca vídeos automaticamente e com som à medida que você desliza pelo feed de notícias.

O Instagram, por sua vez, adotou um meio-termo: manter o áudio ativado para todos os vídeos se você o ativar em um deles, e desativá-lo novamente quando você reabrir o app.

Com informações: Android Central.

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Alexandre Roberto
vamos tornar o YT insuportável e extremamente chato para quem quiser assistir. "na faixa". Quando isso ocorrer, lançamos a versão plus de apenas 1 dolar/mes onde vc se livrará da encheção
Josué Rolin
oh god why...
Arthur Dantas
Eu acho que a Google está querendo acabar com o YT, " -vamos lá tirar a liberdade de escolha dos usuários e colocar os videos pra reproduzir automaticamente fazendo com o que eles fiquem mais tempo no site". 2 problemas: 1° como o artigo já levantou a questão, o consumo de dados... Nós frequentadores do blog ainda temos algum conhecimento e podemos ir no menu desabilitar esse horror. Mas meu pai, ou alguem que não manje tanto se lasca pra desabilitar isso. 2° eu sei que é sem som, mas imagina tocar um video do Felipe Neto automaticamente, sou inscrito, mas de fato não sou o público alvo dele, assisto a alguns vídeos raríssimos como sobre o Iphone 7. Ouuu algum vídeo do Nando Moura xingando alguém. Nam. Quando o 4g for livre e o algoritmo do YT funcionar, ai quem sabe...
Matheus Alexandre
Algo inútil, sério
Jefferson Rodrigues
Depois de uns meses, o Google tira essa função. Isso é a cara dessa empresa.
Lucas Blassioli
Facebook: Vimos que auto-play irrita, vamos diminuir Google: Olá amigo, tem alguns segundos para ouvir a palavra do auto-play?
Da Silva
Pra vermos o quão ruim é, pro consumidor, uma empresa depender de publicidade pra sobreviver. Affs, Google.
C. Herrera
Será desativado, assim que aparecer, óbvio. Mais uma encheção de saco, pseudo-funcionalidade que só é útil para empurrar, lógico, propaganda! Estamos atolados de propaganda e, imagino, muitas pessoas não vão nem saber como desativar, mesmo que se incomodem. Certeza que o Google conta com esse fato.
Amoroso
Se chegar para mim,desativo na hora.Eu escolho o que quero assistir.Se é para escolherem por mim,então volto para TV aberta.
Lucas Carvalho
O Google garoteou nessa de tocar o vídeo mesmo na conexão 3G/4G.