Início » Mobile » WhatsApp enfim permite apagar mensagens que já foram enviadas

WhatsApp enfim permite apagar mensagens que já foram enviadas

Por
42 semanas atrás
Já conhece a nova extensão do Tecnoblog? Baixe Agora

Desde o ano passado, o WhatsApp vinha testando um recurso que permitia desfazer o envio de mensagens: o destinatário não veria mais seu conteúdo, e sim um aviso de que ela foi apagada.

Após meses de testes e alarmes falsos, o WhatsApp está pronto para liberar o recurso “apagar para todos” a mais usuários.

Foto por Álvaro Ibáñez/Flickr

Como explica o FAQ oficial, o funcionamento é simples: toque e segure em uma mensagem — ou várias — então toque em “Apagar” e depois em “Apagar para Todos”. Seu conteúdo será substituído pelo aviso “Esta mensagem foi apagada” na tela do seu contato.

Você só pode apagar uma mensagem até sete minutos depois de enviá-la, e não será avisado caso ocorra alguma falha no processo. O recurso funciona mesmo se seu contato já tiver lido o que você mandou.

Segundo o WhatsApp, você e seu contato precisam ter a versão mais atualizada para Android, iPhone e Windows Phone — isso não está disponível para plataformas antigas como o Nokia S40, por exemplo. A versão para web/desktop é compatível.

Como explica o WABetaInfo, o recurso “apagar para todos” funciona com qualquer tipo de mensagem, seja individual ou em grupo: texto, voz, imagens, vídeos, GIFs, arquivos, locais, entre outros. Ela é excluída até mesmo na central de notificações do iOS; enquanto no Android, seu destinatário verá a notificação “Esta mensagem foi apagada”.

O Telegram possui o recurso de apagar mensagens já enviadas, o que é mais simples porque seu histórico fica na nuvem. No WhatsApp, as mensagens ficam guardadas apenas no seu dispositivo e do seu contato. Para apagá-las após o envio, o app envia um código ao destinatário a fim de verificar se existe o ID da mensagem a ser apagada: caso seja encontrada, ela é então removida.

Atualização em 31/10: em comunicado, o WhatsApp avisa que liberou este recurso para todos os seus usuários. Como dissemos aqui, é preciso que você e seu contato tenham a versão mais recente do app.

Com informações: WhatsApp, WABetaInfo, UOL Tecnologia.

Mais sobre: