Desde o ano passado, o WhatsApp vinha testando um recurso que permitia desfazer o envio de mensagens: o destinatário não veria mais seu conteúdo, e sim um aviso de que ela foi apagada.

Após meses de testes e alarmes falsos, o WhatsApp está pronto para liberar o recurso “apagar para todos” a mais usuários.

Foto por Álvaro Ibáñez/Flickr

Como explica o FAQ oficial, o funcionamento é simples: toque e segure em uma mensagem — ou várias — então toque em “Apagar” e depois em “Apagar para Todos”. Seu conteúdo será substituído pelo aviso “Esta mensagem foi apagada” na tela do seu contato.

Você só pode apagar uma mensagem até sete minutos depois de enviá-la, e não será avisado caso ocorra alguma falha no processo. O recurso funciona mesmo se seu contato já tiver lido o que você mandou.

Segundo o WhatsApp, você e seu contato precisam ter a versão mais atualizada para Android, iPhone e Windows Phone — isso não está disponível para plataformas antigas como o Nokia S40, por exemplo. A versão para web/desktop é compatível.

Como explica o WABetaInfo, o recurso “apagar para todos” funciona com qualquer tipo de mensagem, seja individual ou em grupo: texto, voz, imagens, vídeos, GIFs, arquivos, locais, entre outros. Ela é excluída até mesmo na central de notificações do iOS; enquanto no Android, seu destinatário verá a notificação “Esta mensagem foi apagada”.

O Telegram possui o recurso de apagar mensagens já enviadas, o que é mais simples porque seu histórico fica na nuvem. No WhatsApp, as mensagens ficam guardadas apenas no seu dispositivo e do seu contato. Para apagá-las após o envio, o app envia um código ao destinatário a fim de verificar se existe o ID da mensagem a ser apagada: caso seja encontrada, ela é então removida.

Atualização em 31/10: em comunicado, o WhatsApp avisa que liberou este recurso para todos os seus usuários. Como dissemos aqui, é preciso que você e seu contato tenham a versão mais recente do app.

Com informações: WhatsApp, WABetaInfo, UOL Tecnologia.

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Flavio Alvez
Ah, que pena! Vou continuar vigiando então. rs
bruno santos

boa noite pessoal o site digital mobile esta com descontos no iphone, quem quiser comprar so acessar o site e falar que veio pela divulgação do tecnoblog....

http://digitalmobiletecnolo...,

555

Eu passo maior parte do tempo no PC também. Uso o Telegram desktop, funciona independente do celular.

O aplicativo não fica pesado mesmo com milhares de mensagens no histórico. A busca global é rápida e serve desde um comparador de histórico de preços (canais de promoções) até um "piratebay"
Sem contar os bots que notificam rastreamento de encomendas, feeds. etc

Só recomendo deixar desligado o download automático de mídia de canais e grupos em dados moveis.
E a limpeza automática de cache a cada 3 dias ou 1 semana se o armazenamento for problema.

Só o cache (copia local) é limpo, nada do histórico é perdido, pode ser baixado quantas vezes quiser.

Tenho centenas de conversas na lista, centenas de milhares de mensagens, canais, bots, grupos e chats pessoais (que é a minoria)
Terabytes de conteúdo no histórico. Cache zerado, banco de dados abaixo de 100mb, podendo ser compactado para ~5mb.

Aplicativo funciona bem mesmo em aparelhos limitados com 1gb de ram ou menos.
E se ainda assim for um problema, pode usar o Telegram web direto do navegador. Ele é um Progressive Web App, ou seja, entrando pelo Chrome, pode adicionar icone na tela inicial, roda em tela cheia e exibe notificações como se fosse um app instalado.

Daniel
Eu passo maior parte do tempo no PC também. Uso o Telegram desktop, funciona independente do celular. O aplicativo não fica pesado mesmo com milhares de mensagens no histórico. A busca global é rápida e serve desde um comparador de histórico de preços (canais de promoções) até um "piratebay" Sem contar os bots que notificam rastreamento de encomendas, feeds. etc Só recomendo deixar desligado o download automático de mídia de canais e grupos em dados moveis. E a limpeza automática de cache a cada 3 dias ou 1 semana se o armazenamento for problema. Só o cache (copia local) é limpo, nada do histórico é perdido, pode ser baixado quantas vezes quiser. Tenho centenas de conversas na lista, centenas de milhares de mensagens, canais, bots, grupos e chats pessoais (que é a minoria) Terabytes de conteúdo no histórico. Cache zerado, banco de dados abaixo de 100mb, podendo ser compactado para ~5mb. Aplicativo funciona bem mesmo em aparelhos limitados com 1gb de ram ou menos. E se ainda assim for um problema, pode usar o Telegram web direto do navegador. Ele é um Progressive Web App, ou seja, entrando pelo Chrome, pode adicionar icone na tela inicial, roda em tela cheia e exibe notificações como se fosse um app instalado.
raphael_silva

Até dá pra remover, mas dá trabalho, agora colocar algo discreto a maioria vai cortar e ou pintar por cima.

Raphael Silva ??
Até dá pra remover, mas dá trabalho, agora colocar algo discreto a maioria vai cortar e ou pintar por cima.
raphael_silva

Eu uso o feedly no navegador, trabalho no pc, funções avançadas para minoria dos usuários.

Só lota o aplicativo, deixando-o mais pesado e incompatíveis com celulares mais antigos e lag nos menos fortes.

Raphael Silva ??
Eu uso o feedly no navegador, trabalho no pc, funções avançadas para minoria dos usuários. Só lota o aplicativo, deixando-o mais pesado e incompatíveis com celulares mais antigos e lag nos menos fortes.
Lesphirou
Eu gostei muito do Telegram, mas como convencer parentes e amigos a usarem também? Mesmo que você mostre que o app é superior, as pessoas acham um saco ter que usar dois aplicativos que tem a mesma finalidade.
Eduardo
Galera que recebe ameaças via WhatsApp perde um recurso na justiça.
Manolo Neto
Meu maior sonho de vida é que lancem a opção "bloquear recebimento de mensagem de áudio", quando isso acontecer, pode até ser que eu volte a usar esse tipo de app.
Seraph

ou seja, meu gosto pessoal não importa em nada aqui. Paciência viu

Henrique Seraph
ou seja, meu gosto pessoal não importa em nada aqui. Paciência viu
Sammy
Entendi, pensei que era a mesma coisa, pois é parecido com os canais do telegram, não sou um usuário whatsapp, usei por pouco tempo.
Islan Oliveira
Com a diferença que o Telegram é bom.
Exibir mais comentários