Não é incomum termos que lidar diretamente com arquivos e pastas no Android, mas a plataforma móvel do Google nunca teve um bom gerenciador de arquivos nativo — cabia ao usuário instalar um aplicativo de terceiro ou utilizar uma solução desenvolvida pela fabricante do smartphone. Agora, o Google revelou seu próprio gerenciador de arquivos: o Files Go.

O Files Go ainda não aparece para a maioria dos usuários, mas é possível encontrá-lo em uma página da Play Store no cache do Google. As imagens mostram um aplicativo bem completo: além das funções básicas de um gerenciador (copiar, mover, renomear e excluir), é possível limpar caches de aplicativos, encontrar arquivos compartilhados em apps de mensagens (como o WhatsApp) e até deletar fotos duplicadas.

Mas o Files Go não é um gerenciador de arquivos tradicional. Como explica o gHacks: “ele não te deixa acessar qualquer pasta; ele mostra pastas comuns, downloads, arquivos ou vídeos recebidos, e te dá acesso direto apenas a esses itens”. Pelo menos existem alguns recursos bacanas, como compartilhar arquivos com outro Android por meio do Wi-Fi, sem necessidade de conexão à internet.

Enquanto o Google não libera o Files Go para todos, você pode baixá-lo em sites de terceiros (por sua conta e risco), como o APKMirror; o download tem apenas 5,4 MB.

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Gabriel_Queiroz
Ahan, ahan
Gabriel_Queiroz
Depois de ler os comentários aqui eu comecei a usar o Solid, estou gostando dele.
Baidu feat MC Brinquedo
Concordo!
Felipe Liʍa

Eu usava o Es.. porem tinha substituído pelo Solid Explorer

felipelsp
Eu usava o Es.. porem tinha substituído pelo Solid Explorer
Canal Universo Bardog
Faltou cliente FTP! Espero que nas próximas versões venha.
Heisenberg2024

FX (file explorer). Muito bom.

Lord Galahad
FX (file explorer). Muito bom.
CoisaDeLoco2
'Gerenciador de Arquivos' , me bateu uma lembrança de quando eu usava o XTree hehehehehehehehehehehehehe !!!
Vitodroid
Uso o Solid Explorer aqui desde... Nossa, desde o Razr i? 2012 creio eu, boa interface, rápido e cheio de funções bacanas, fora o seu maior diferencial, a famigerada tela dividida. Você abre um pedaço da tela no sd e um na pasta downloads por exemplo, assim vc consegue jogar arquivos de um lado ao outro na maior facilidade, quando eu vi isso pela primeira vez eu fiquei impressionado. Ali eu percebi que o Android já tinha ganho o seu explorador de arquivos definitivo.
Vitodroid
Solid explorer FTW
Ed. Blake
Baidu, Cheetah Mobile e Casamento: Pode até ser bom mas é melhor evitar.
Ed. Blake
Solid Explorer é passagem só de ida. Nunca mais consegui usar outro.
leoleonardo85
Acrescenta que é Google, todo smartphone vai ter e ninguém mais vai usar os apps de terceiros, só se quiserem um recurso mais avançado.
Rod
Solid explorer
Exibir mais comentários