Os resultados financeiros divulgados recentemente pela Snap atestam aquilo que o mundo inteiro já sabe: o Snapchat já não tem a força de antes e o prejuízo só aumenta. A companhia promete uma reação para evitar que a situação piore: vai redesenhar completamente a interface do aplicativo de modo a deixá-lo mais interessante.

Snapchat - iPhone

Não vai ser uma mudança meramente estética. No terceiro trimestre do ano, a companhia registrou 4,5 milhões de novos usuários, totalizando 178 milhões de contas ativas. Não é um incremento desprezível, mas o ritmo deveria ser mais forte: esperava-se pelo menos 8 milhões de novos usuários. A Snap acredita que muita gente não sabe usar ou não entende a proposta do app. A explicação para o desinteresse está aí, na visão da empresa.

Se a causa é essa ou não, o fato é que o sinal de alerta disparou na Snap. O relatório financeiro aponta que a empresa triplicou o seu prejuízo no último trimestre: são US$ 443,2 milhões. O desastre dos óculos Spectacles faz parte disso. A demanda foi superestimada e o produto encalhou, causando prejuízo de quase US$ 40 milhões.

O que é mais preocupante é que a principal fonte de receita da companhia também parece não entender a proposta do Snapchat: a equipe comercial da Snap frequentemente precisa explicar que o serviço tem uma dinâmica que difere muito de uma rede social convencional, ou seja, não há curtidas, compartilhamento de notícias, enfim.

Pode até ser que muitos anunciantes realmente não compreendam a proposta, mas é bastante provável que muitos deles se afastam simplesmente porque entendem que não vão ter o retorno esperado ao anunciar no Snapchat. Para piorar, a Snap viu o preço por anúncio cair 60% nos últimos meses por conta da implantação de um sistema de leilão: como a procura é baixa, os valores caem.

Spectacles

Spectacles

Uma atualização de interface poderá melhorar a situação? A própria Snap reconhece que não há garantias. Na verdade, a companhia fala até que o novo design do Snapchat pode causar algum efeito negativo no curto prazo, pois ela não sabe como os usuários vão reagir. De todo modo, a Snap pede um voto de confiança aos investidores.

Mas, convenhamos, o principal problema do Snapchat não é o aplicativo: é o Instagram. Atualmente, a rede social controlada pelo Facebook tem cerca de 300 milhões de usuários ativos só nas stories, quase o dobro do que registra o Snapchat.  No ritmo em que cresce, não vai ser nada surpreendente o Instagram terminar o ano com uma base bem maior de usuários ativos.

Com informações: Recode, The Verge

Tecnocast 065 – Qual é o limite do plágio?

O Snapchat é só mais um formato de transmissão de conteúdo: seu potencial não está em sua base de usuários ou na sua marca, e sim no formato que inventaram. E um formato é algo muito fácil de se copiar — vide o conceito de timelines.

Mas até onde é válido copiar? Dá o play e vem com a gente:

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Russo
Boa, isso mesmo.
Vitor Mikaelson
Não só para analisar, o Rudy tinha dado o código para o Snapchat lançar como próprio app..
𝕵𝖆𝖈𝕶 ⚡𝖎𝖑𝖘𝖆𝖓

Instagram >>>>>> Snapchat, essa que é a verdade. Apesar do feed não cronológico, o Instagram sempre teve recursos bem interessantes, e ganhou outros que acrescentaram funcionalidades úteis. E o último redesign deixou ele bem elegante e fácil de usar.

Jack Silsan
Instagram >>>>>> Snapchat, essa que é a verdade. Apesar do feed não cronológico, o Instagram sempre teve recursos bem interessantes, e ganhou outros que acrescentaram funcionalidades úteis. E o último redesign deixou ele bem elegante e fácil de usar.
chakll
Aplicativo do Snapchat é um drenador de bateria. Espero que aproveitem a oportunidade para sanar problemas como este.
Russo
O Snapchat nunca lançou o app oficial para o WP, só tinha um app de terceiro feito por um dev chamado Rudy Huyn, bem conhecido da comunidade por fazer clients que supriam a falta de outros aplicativos oficiais para a plataforma. O problema foi que o Snapchat exigiu que o Rudy retirasse o client dele da loja de qualquer maneira, mesmo após ele ter mandado o código fonte do app para a Snapchat analisar e tudo mais. Tinha também uma teoria de que a Google pagava a Snapchat pra boicotar o WP. Enfim, daí veio o ódio dos usuários do WP com o Snapchat.
Vitor RV
Por que essa implicância do Windows Phone com a Snapchat?
Wendell Rocha
Aqui não tem o que fazer. Só resolve desinstalando.
Douglas B

Aqui no Morro G5 Plus normal. Uso de boa.
E os efeitos do Snap são insuperáveis (tirando aquele da orelha e língua de cachorro)

Douglas Baião
Aqui no Morro G5 Plus normal. Uso de boa. E os efeitos do Snap são insuperáveis (tirando aquele da orelha e língua de cachorro)
Douglas B

"Não acho que quem ganhar ou quem perder, nem quem ganhar nem quem perder, vai ganhar ou vai perder. Vai todo mundo perder."
ROUSSEFF, Dilma. 2015.

Douglas Baião
"Não acho que quem ganhar ou quem perder, nem quem ganhar nem quem perder, vai ganhar ou vai perder. Vai todo mundo perder." ROUSSEFF, Dilma. 2015.
Isaias Freitas
Os wp user riem agora... rss
Jordan Pablo
Eu mesmo acho muito complicado o APP tudo fica escondido, por essa complicação nao faço questão de ter.
Highlander

Quem vai comprar isso!? Os donos devem estar transferindo alguma grana para um paraíso fiscal, porque logo esse app estará com uma divida impagável!

Exibir mais comentários