Início » Carro » Este é o serviço de táxi sem motorista da Waymo

Este é o serviço de táxi sem motorista da Waymo

Paulo Higa Por

A Waymo, empresa de carros autônomos da Alphabet, já possui uma frota circulando sem humanos na região metropolitana de Phoenix, no estado americano do Arizona. O próximo passo é testar a tecnologia com usuários comuns: eles poderão fazer viagens pela cidade, como uma espécie de Uber sem motorista.

Desde a terça-feira (7), os carros da Waymo estão circulando sem nenhum humano no banco do motorista — até então, um funcionário ficava dentro do veículo para entrar em ação se alguma coisa desse errado. Já existem 100 vans Chrysler Pacifica na frota, e o número deve subir para 600 nos próximos meses.

Funciona assim: os moradores de Phoenix terão acesso a um aplicativo da Waymo; basta informar origem e destino, solicitar o veículo e… pronto. A empresa diz que os usuários poderão “se deslocar para o trabalho, levar as crianças para a escola ou voltar para casa depois da noitada”. É um concorrente direto do Uber, que trabalha em uma tecnologia semelhante (e está metido em uma briga com a Waymo).

O Ars Technica testou o táxi autônomo da Waymo em um ambiente controlado. Ele é parecido com um veículo convencional, com volante e pedais, com a diferença de que ninguém se senta no banco do motorista. Um painel no teto possui botões para iniciar a viagem, sair do carro (ele não para em lugares perigosos, como no meio de um cruzamento) ou pedir suporte.

Duas telas mostrarão em tempo real o que o carro da Waymo está “enxergando”, para que os usuários se sintam mais seguros. Elas exibirão um mapa em 3D, o tempo estimado de chegada e todos os objetos próximos ao carro, como pedestres, bicicletas, outros automóveis e mais.

Trata-se do primeiro produto comercial da Waymo. Inicialmente, o serviço estará disponível em uma pequena área de Phoenix, mas a ideia é expandi-lo para uma “região que seja maior que a Grande Londres” à medida que a frota de carros aumentar.

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Krosna Terrestre
exato, seria o recurso igual o usado no knight rider (supermaquina). Com a diferença que aqui não poderia ser disparado gas na cara do meliante por causa dos direitos humanos.
? david
Sim aí o carro se tranca e deixa o espertinho lá dentro,
? david
Quanto mais empresas melhor
? david
Na verdade acho que no primeiro momento o Uber pode até se beneficiar de alguma forma,
? david
Motoristas de Uber são mais inteligentes, taxista vive do passado
Raul Craveiro
É bom pro consumidor, mas é péssimo pro atual funcionário. Mas com tanto caso por aí de motorista que estupra cliente, que passa por lugares meio obscuros, confesso que eu não acho ruim não haha
LessTech
Carro blindado e zonas de exclusão para a cobertura do serviço.
Renan Barbosa
Nem os motoristas Uber. Todo o setor sofrerá mais uma inovação.
Renan Barbosa
Creio que os bandidos se especializarão em roubar os carros uhauhaua.
Lucas Santos
Robocop como motorista
Mago Erudito®
Descontinuar um serviço que tem um mercado estimado em trilhões de dólares??? Acho que não.
Jose X.
pra uso geral isso ainda leva uns 20 anos...
Renan
O bacana disso é que os assentos frontais vão se tornar obsoletos. O interior de um carro autônomo vai ser mais parecido com a parte de trás de uma limousine.
Renan
Waymo Autobots for Rio
Ricardo - Vaz Lobo
Meus dois vizinhos taxistas não estão gostando disso nem um pouco. Não imagino porquê.
Exibir mais comentários