Durante a reunião anual de acionistas, Satya Nadella — CEO da Microsoft — divulgou uma estatística importante sobre o Windows 10: existem 600 milhões de dispositivos ativos com o sistema ao redor do mundo.

Isso inclui PCs, tablets, Xbox One, headsets HoloLens, dispositivos Surface Hub e até mesmo smartphones. “Dispositivos ativos” significa que eles foram usados nos últimos 28 dias; é uma medida mais precisa do que o número de instalações, por exemplo.

De tempos em tempos, a Microsoft atualiza essa estatística para dar uma ideia do alcance do Windows 10. Reunimos no gráfico abaixo a evolução da base de usuários ao longo do tempo. Repare que o ritmo desacelerou desde julho de 2016; é quando terminou a atualização gratuita para o sistema em PCs:

Há alguns anos, a Microsoft tinha um objetivo bem ambicioso para o Windows 10: um bilhão de dispositivos rodando o sistema até 2018. Na época, ela ainda prometia atualizar todos os Windows Phones para o Windows 10 Mobile, algo que não ocorreu.

“Devido ao foco de nossa divisão de hardware para smartphones, vai demorar mais tempo” para atingir essa meta, disse a Microsoft algum tempo depois. O Windows 10 Mobile não deve receber novos recursos daqui para a frente, apenas correções de bugs e atualizações de segurança.

Brincando um pouco no Excel e extrapolando os números (com funções lineares e logarítmicas), estimamos que um bilhão de dispositivos devem rodar Windows 10 no segundo semestre de 2019.

Com informações: The Verge.

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Mickão

A tela é padrão, sem toque. É um HP Envy de 2012 e veio de fábrica com Windows 8, por isso achei engraçado ainda ter sido atualizar sem muitas dificuldades.

Don Frye

Cara eu uso o Windows 10 há alguns meses, e desde então tenho que fazer dezenas de "gambiarras" pro S.O rodar mais suave.
Desativar "Atualizações Automáticas" e desativar uma caralhada de serviços inúteis que consomem recursos de hardware sem nenhum beneficio.

Leandro Nascimento
#VAICORINTHIANS

Não sei que S.O que vc está usando, pq eu uso o windows 10 e roda liso. Nunca tive nenhum problema. Aliás vim de um Mac onde o sistema da Apple no quesito robustez sempre deu de 10 no windows e hoje em dia não vejo a menor diferença.

JN Marcos
Calma, o Chrome OS vem aí e o bicho vai pegar. Foi o que disseram. kkk
Anderson Antonio Santos Costa
Ainda há jeitinhos para atualizar envolvendo a build 10586 do Windows 10, mas no final do ano, a farra grátis acabará de vez e a pirataria do Windows 10 voltará a crescer.
Don Frye
A microsoft deveria focar um pouco mais em fluidez, leveza, robustez e usabilidade em vez focar tanto em design e frescuras inúteis para pelo menos 90% dos usuários. Um S.O que não quebra e que não deixa o usuário na mão....isso seria um sonho, será que é pedir demais ?!
ochateador
Minha grana como técnico de informática está garantida :)
Trovalds
Oficialmente via Windows Update tinha acabado. Mas em alguns casos de hardwares específicos a atualização ainda era oferecida. Provavelmente o notebook da sua mãe tem tela de toque. Mas agora no final de 2017 está programado pra acabar de vez. Se não atualizar até lá não atualiza mais.
Marcogro®
Foi a primeira vez, ou já havia atualizado e retornou pro W8.1?
Islan Oliveira
Oficialmente, acabou por essa época, mas ainda havia vários jeitos de fazer a atualização.
Mickão

A atualização gratuita para PCs terminou em Julho de 2016? Engraçado, há menos de 2 semanas atualizei o notebook da minha mãe, que tinha Windows 8.1, e o procedimento foi o mesmo que ocorreu em minha máquina, na época do lançamento.

Mickey Sigrist
A atualização gratuita para PCs terminou em Julho de 2016? Engraçado, há menos de 2 semanas atualizei o notebook da minha mãe, que tinha Windows 8.1, e o procedimento foi o mesmo que ocorreu em minha máquina, na época do lançamento.
Marcogro®
E a tendência é dobrar a meta... Até porque não há ninguém no retrovisor...