Início » Mobile » Como ativar o modo de emergência no seu celular

Como ativar o modo de emergência no seu celular

Por
31 semanas atrás
Já conhece a nova extensão do Tecnoblog? Baixe Agora

Em uma emergência, nem sempre dá para pegar o smartphone e ligar para a polícia, ou mandar mensagem para um amigo. É por isso que algumas fabricantes incluem um modo SOS no celular.

De modo geral, o modo SOS é um jeito de você avisar o seu smartphone que está em perigo, e aí ele cuida do resto. Seja ligando para os serviços de emergência ou enviando a sua localização para um contato de confiança (e muito mais!).

Se você tem um Galaxy…

Tudo fica mais fácil. Os smartphones da Samsung já têm esse recurso nativo, que pode ser habilitado a partir do app de Configurações. Em um Galaxy, o modo de emergência:

  • Por padrão, envia um alerta rápido para determinado contato de emergência;
  • Por opção, manda uma foto com a câmera frontal e traseira;
  • Por opção, envia uma gravação de áudio de 5 segundos.
  1. Nas configurações, procure por SOS ou entre em Recursos avançados > Enviar mensagem SOS. Em alguns celulares, a opção pode ficar dentro de Privacidade e segurança ou Auxílio de emergência;
  2. Ative a opção;
  3. Configure de acordo com as suas preferências, ativando ou não as opções de Anexar fotos ou gravação de áudio;

Pronto! Para ativar o modo SOS, em caso de necessidade, basta pressionar o botão de liga/desliga três vezes e o alerta será enviado, de acordo com as informações que você selecionou.

Algum outro Android?

Outros Androids não costumam ter o modo SOS de forma nativa. Há aplicativos, porém, que imitam o recurso, como SOS Emergency App, Emergency Button e Shake2Alert.

No iPhone

Por aqui, a situação é bem mais simples. Basta entrar em Ajustes > SOS de Emergência, que é ativado ao pressionar o botão de liga/desliga cinco vezes (até o iPhone 7). Você também pode ativar a Ligação Automática para ligar para os serviços de emergência logo depois de pressionar o botão cinco vezes.

Importante: caso você use um iPhone X, iPhone 8 ou iPhone 8 Plus, precisa manter pressionado o botão liga/desliga e um dos botões de volume para iniciar o modo de emergência.

Também é possível adicionar contatos de emergência, que vão receber sua localização atual durante a emergência até você cancelar.