Início » Celular » O governo deveria banir o uso de celulares nas escolas?

O governo deveria banir o uso de celulares nas escolas?

Felipe Ventura Por

Você sabe que o smartphone pode se tornar uma fonte interminável de distrações, por causa das redes sociais, jogos e notificações constantes. Se até os adultos têm problemas em manter a concentração, imagine as crianças e adolescentes.

Talvez seja muito pedir que os jovens sejam responsáveis com o aparelho — mantendo-o guardado durante a aula, por exemplo. Por isso, o governo da França propôs uma solução radical: banir o uso de celulares nas escolas, inclusive nos intervalos.

Foto por AFS USA/Flickr

Jean-Michel Blanquer, ministro da Educação francês, anunciou que os celulares serão banidos das escolas de ensino fundamental e médio, afetando jovens de até 15 anos de idade. Isso valerá a partir de setembro de 2018. Esta é uma promessa de campanha do presidente Emmanuel Macron.

Blanquer diz que isso se trata de uma questão de saúde pública: "hoje em dia, as crianças não brincam mais no intervalo das aulas, estão todas na frente de seus smartphones e, do ponto de vista educacional, isso é um problema".

De acordo com um estudo da London School of Economics, publicado em 2015, as escolas que proibiram o celular tiveram melhora de 6,4% nos resultados dos exames para seus alunos de 16 anos de idade. Isso equivale a adicionar cinco dias ao ano letivo.

A França proibiu o uso de celulares na sala de aula em 2010. Os alunos precisam manter o aparelho na mochila — mas, aparentemente, eles nem sempre respeitam a regra.

E o smartphone é cada vez mais onipresente entre jovens. Mais de 80% dos adolescentes na França tinham um celular em 2015, contra 20% em 2011. Muitos estudantes ganham o aparelho aos 9 anos, quando começam a ir à escola sozinhos.

Foto por Intel Free Press/Flickr

Mas como as escolas vão, na prática, banir o smartphone? Blanquer diz: "no Conselho de Ministros, colocamos nossos celulares em armários antes de uma reunião. Parece-me que isso é viável para qualquer grupo humano, incluindo uma classe".

A PEEP, uma associação de pais francesa, discorda. Ela classifica a proibição como "um horrível problema logístico", dizendo: "vamos imaginar uma escola com 500 alunos: onde vamos armazenar os celulares, e como vamos garantir que cada aluno encontre seu aparelho no final do curso?".

A cidade de Nova York proibiu celulares nas salas de aula entre 2006 e 2015. Nesse período, surgiram empresas que guardavam o aparelho para estudantes, cobrando cerca de US$ 1 por dia. Talvez o mesmo ocorra na França?

Nova York desistiu de banir celulares após reclamações dos pais, que não conseguiam entrar em contato com os filhos; e porque a regra era aplicada de forma mais rígida em escolas mais pobres, equipadas com detectores de metal. Agora, os alunos podem levar smartphones, mas não podem usá-los durante a aula.

No Brasil, diversos estados proíbem o uso do celular em sala de aula, incluindo Rio de Janeiro, Minas Gerais, Pernambuco, Distrito Federal, Santa Catarina e Rio Grande do Sul.

Uma lei proibia o uso de celulares em escolas estaduais de São Paulo desde 2007. Este ano, ela foi modificada: alunos do ensino fundamental e médio agora podem usar o smartphone durante a aula, para atividades pedagógicas e orientadas pelo professor. Isso inclui um projeto, em fase de testes, para distribuir livros de matemática em formato digital.

Com informações: NPR, Quartz.

Mais sobre: ,

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Luis Ricardo Spósito Tessarini
Olha, celular em sala de aula é mais maléfico que benéfico, mas proibição é irracional, o que está faltando aqui é inteligência. Se o governo liberar o uso de bloqueadores de sinal, no caso aqui no Brasil o uso é proibido, as escolas poderiam usar desses bloqueadores para interferir nas redes móveis. Desta maneira o aluno optaria pela rede wifi da escola, este wifi passaria por um firewall proxy muito bem bolado, bloqueando redes sociais e mensageiros, e liberando sites de pesquisa como o Wikipédia, até mesmo poderia ser criado e liberado sites intranet da escola com assuntos relacionados as aulas, com todo tipo de conteúdo e interatividade. VAMOS RACIOCINAR PESSOAL, EU NO MEU QUARTO CONSTRUO UMA INFRA DESSAS SEM PROBLEMA SÓ USANDO FERRAMENTAS OPENSOURCE SEM CUSTO ALGUM!!! O celular pode ser uma ferramenta 100% de apoio aos professores!!!.
Clodoaldo Santos
Sou favor deixar celular dentro mochila. Quem desejar usar no intervalo poderia usar mas nunca durante aulas. Agora será um grande desafio professores tornarem aulas interessantes para seus alunos.
iamyourfather - your mom likes
Mais que correto banir esses aparelhos da escola. Minha filha tem um smartphone e eu não deixo que ela leve para o colégio.
binho_0
Pro primeiro caso tem o Código de Trânsito, né? Então não pode por uma questão óbvia: numa sala de aula uma carteira ou mesmo alunos não se movem a 100 Km/h com uma massa de mais de uma tonelada. Pro segundo, a solução é usar o aparelho a seu favor. Não, não temos educadores preguiçosos apenas, pois muitos pensam em atividades que não envolvem proibições. Proibir é o caminho mais fácil, porque interdita a discussão, a situação e todas as decorrências do permitir. Permitir traz uma série de problemas novos e para os que não estão lá muito interessados no processo ensino/aprendizagem, proibir é SEMPRE a melhor saída. É não e pronto. Assunto encerrado. Copia o que tá na lousa e cala a boca. Se a maioria tem a ímpeto de proibir, é sinal q estamos diante de uma maioria preguiçosa. Felizmente é algo com solução: incentivo, treinamento, melhores condições de trabalho, melhores ferramentas, investimento, profissionalismo etc.
AIJ
Ok. Você é contra a proibição. Mas tenho dois pontos. 1 - você entraria num vôo ou num ônibus em que o piloto/motorista pode a qualquer tempo usar o celular? Por que não? 2 - qual a solução? Será que dentre todos os educadores só haja preguiçosos sem vontade de procurar Uma?
Flavio Toledo
wifi gratis tem varioas lugares mas dinheiro para comprar celular tirou de algum lugar.
Natthan Fruche Terzi
Eu que sou adulto, já fico tentado a usar na faculdade, e ja chegou a me atrapalhar, imagina adolescentes. Deveria sim ser proibido.
Gustavo Hofer
o governo tem coisas mais importantes pra se preocupar quando se trata em educação mais deixa de lado porque a população está pouco se fodendo para isso enquanto se fala da proibição do uso dos smartphones nas escolas, várias escolas estão fechando salas, em outras professores poderão ser removidos compulsoriamente para outras unidades escolares (ainda mais longe de suas casas) porque o governo decidiu transformar a escola em etec, alunos que não tem maturidade para saber como utilizar smartphone em sala de aula tendo que escolher quais disciplinas farão parte da sua grande curricular com a reforma do ensino médio, alunos passando de ano sem aprender nada por causa da progressão continuada (reprova só no final de ciclo), escolas sem acessibilidade para crianças com necessidades especiais, governador recorrendo no supremo contra um aumento insignificativo de 10,5% para os professores sendo que não se cumpre a data base desde a época do governo mario covas ... e a preocupação é o uso de smartphone em sala de aula? merecemos o governo e a crise que esse governo (municipal, estadual e federal) causou.
J_Eduardo
A postura parece radical, mas como professor verifico o problema e a dificuldade pratica de proibi-lo em sala. No EF2, eles não têm maturidade ou usam para alguma consulta válida, mas já no EM, em especial, este tipo de norma afeta bons alunos que desejam consultar alguma dúvida durante a aula ou algum exercício. Por exemplo, algo que falei que ele acha que está errado, não discordo que ele possa pesquisar um ponto de vista diferente, pq enriquece o debate da aula, mas na prática a maioria está mesmo em jogos ou redes sociais. Fora outras questões sociais que o smartfone pode auxiliar, como o controle dos pais em bairros violentos, que a proibição acabaria tirando dos pais, alguma tranquilidade de monitoramento dos filhos...é um exemplo, mas existem outras questões que a tecnologia trouxe, que não podem ser desconsideradas. Agora, é debate complexo que exige ao menos dos pais bom senso e respeito às normas da escola. Pq, para mim o maior problema são os pais, que não desejam aceitar as normas que não lhes convém e mesmo orientam a burlar a norma.
binho_0
Dá uma baita preguiça qdo algum governo resolve banir ou proibir algo como solução para algo q eles não conseguem resolver. Proibir algo que já é parte da vida de muita gente não tem efeito prático, bem ao contrário... E, neste caso, o celular não é um problema: o poder dele é tão fabuloso q poderia torar as aulas modorrentas e nauseabundas em momentos de aprendizagem muito, mas muito mais interessantes. Professores e coordenadores pedagógicos com preguiça de pensar e de mudar pensam sempre na mesma saída: proibir. Tirem a bola de futebol, tirem a corrida no páteo, tirem os brinquedos, tirem a discussão de gênero, tirem o tema das drogas da pauta. Curiosamente só não são eficientes em banir as armas das mentes dos jovens q optam pelo massacre como resposta ao bulling...
Jailson Effting
Bela autoanálise.
Victor Serrão
Se você diz que essa educação vem de casa, jovem, isso fica implícito...
Tenente Figueiredo
E onde falei que a escola deveria se abster?
Tenente Figueiredo
E onde falei que a escola deveria se abster?
Victor Serrão
E escrevendo errado, ainda...
Victor Serrão
Exatamente. Visão muito lúcida da coisa toda.
Victor Serrão
Não é tão simples assim. A educação deve vir de casa, sim. Mas nem todo pai educa da mesma forma, e não dá pra garantir que todos os pais concordarão com os malefícios do smartphone na sala de aula. Aí você tira o do seu filho, mas o colega ao lado tem um. E aí? A escola precisa tomar posição, sim. É até leviano pensar o contrário. Quem é pai sabe.
André Gualberto
Ah sim. Se é assim, sim! ?
J Janz
Não, brother, o que está mencionado acima do meu texto é como estava antes de eu escrever (o que, pra tentar manter alguma moral pro próprio sarcasmo, ele óbvia e rapidamente corrigiu depois – motivo pelo qual eu mantive a citação).
AIJ
Tem gente que não quer discutir. Só quer causar.
Tharsis Kelvin
O governo deveria achar um meio de tornar a escola um lugar atrativo ao aluno, não essa prisão que é hoje (pelo menos aqui no Brasil), assim não teríamos que lidar com crianças distraídas no celular. Ridículo isso. Na verdade o celular poderia até um instrumento educador. Visto que tem inúmeras utilidades.
Veritas
Acho importantíssimo que nossas crianças aprendam línguas estrangeiras, como o "Miguxês" e acessem conteúdos educacionais vitais lá no PornHub Facebook!
Veritas
Cara, a geração Facebook, "ZapZap" e Twitter acha que isto é pedagógico.
Veritas
Se ele "reprovar todo mundo" é capaz de ser punido porque em alguns estados tem aquela "maravilhosa" taxa mínima de aprovação de estudantes. Ou algo do tipo: https://g1.globo.com/ms/mato-grosso-do-sul/noticia/aluno-reprovado-em-ate-3-materias-podera-passar-de-ano-com-dependencias-na-rede-estadual-de-ms.ghtml ou http://blogs.oglobo.globo.com/todos-pela-educacao/post/nem-aprovacao-automatica-nem-reprovacao.html
Veritas
Concordo em gênero, número e grau. Mas, infelizmente, não vem e nem virá (do jeito que as coisas andam). Tenho pena dos professores de hoje. :(
Jailson Effting
Mantenho a resposta anterior: Faça um EJA. Quem sabe com mais inteligência você não cresça como homem e pare de se esconder atrás de perfil fake?
Marcos M.
Acho que o caminho é sempre focar na educação que vem de casa. Para mim a escola deve proibir o uso dentro de sala (se for usar algum aparelho como multimidia, esse aparelho deve ser da escola) e os pais devem se certificar disso. Existem apps que bloqueiam determinadas funções do aparelho por geolocalização ou horário, isso pode ser uma alternativa para os pais, mesmo a distancia garantir que os celulares não sejam usados fora do controle deles.
Adriano Angelo
Cabe ao PROFESSOR decidir isso. Nada de governo, nada de gestão. A cátedra docente deve ser respeitada. Ponto.
PPKX XD ?????????
Vai no app do bolsa família na play store, tem nego reclamando que só ganha 78 reais por 2 filhos.. ou seja, ganha pouco mas compra celular e paga internet...
AIJ
Achei que poderia ter uma discussão engrandecedora aqui mas vc se apega a um erro de digitação. Ok... Fique com sua vontade de causar. HÁ bastante comentários e respostas realmente procedentes aqui. A propósito... seu texto não passa a ideia que respondi. Então ao invés de taxar os outros de coitados por não interpretar textos, será que não é você que precisa aprender a escrever melhor?
Jailson Effting
Iria reclamar da incapacidade de interpretação de texto simples, mas desisti quando li o "a tempos". Faça um EJA.
AIJ
Não é difícil controlar... retira o celular do aluno e o pai retira pessoalmente na secretaria da Escola quando puder.
AIJ
Você também não deveria interferir em como o Estado ensina, por essa lógica. Então, na escola o Estado que decida... ou não? E o professor que dá aula pra sua filha também dará para outras 35... 40 crianças. Ele que se exploda então. E problema dele ver se todos estão usando celular de maneira correta? É por essa lógica que a escola virou a tempos depósito de crianças e adolescentes.
AIJ
Se o pai não sabe onde seu filho está em horário escolar, o celular não vai ajudar muito.
AIJ
É como um professor com 40 alunos faz isso sem Whatsapp, Instagram e Facebook???
AIJ
Esse país é a França... E os estudos citados são de Londres. E o que garante que todos estarão prestando atenção na aula e não no Whatsapp, no Instagram ou no Facebook??? O professor que se vire em dar conta de cuidar de 40 crianças e adolescentes, certo? Basicamente, que a escola vire só depósito de futuros cidadãos.
Ricardo
Hoje em dia até mendigo tem celular ( sério ! ) , Nas escolas públicas , a partir da 1 série , 99% dos alunos já tem celular ...
AIJ
Cá entre nós... Qual governo aceita reprovação em massa sabendo que terá que gastar tudo de novo com cada estudante? Em tempos de crise tem governo com meta máxima de reprovação. Quer ver cidade pequena em que pais vão ao gabinete do prefeito questionar reprovação de aluno...
Jefferson Viana
eu não arroto, sou um damo, e pronatec é muito elite pra mim,
Emerson Setim
Quem está arrotando que é formado desde 2002 é você, mentiroso. Com esse português chulo nem PRONATEC você tem, fracassado de bosta.
Jefferson Viana
Ahahahaha, perá que vou consultar meu bechara do segundo grau pra escrever formalmente na net. ahahahaha, ta serto, agora é massa a forma qualira e certinha q tu escreve, oia aí, todas orações coordenadas corretas,
Thiago
Por que não integrar o smartphone nas atividades escolares em vez de proibi-lo?
LessTech
Adolescentes brincam sim. Quando era adolescente eu brincava de médico com algumas colegas...
Emerson Setim
"com gente como sendo massacrado", "não sabe como é falta de urbanização", "tu eras pobres", "com outras cultura" É assim que você se diz formado desde 2001? kkkkkkkkk, mentiroso da porra. Deve ser um gordinho de 16 anos querendo trollar aqui. Faça um EJA antes de tentar enganar os outros.
Vitor Gyn
Adolescentes não; crianças sim. Vc fez uma comparação errônea.
Vitor Gyn
Utilização de laboratório de informática é importante, porém nos momentos certos. Alunos não tem discernimento nos momentos a utilizar, ainda mais quando "todos tem um computador no bolso" que pode ser utilizado a qualquer momento. E o ensino não obrigatoriamente melhora com a presença da tecnologia. Pode acontecer mas não está diretamente ligada.
Vitor Gyn
Deveria sim proibir, jovens não tem discernimento para utilização do celular. Celular para fins de estudo, pode ser muito bem utilizado somente em casa.
Jailson Effting
...
Jefferson Viana
Ahahah, Vc? pobre? claro, claro, deve ser dos pobres que sempre tiveram carro a vida toda, ahhaha, racionais Mcs? detesto,sou mais ze ramalho, e sou formado desde 2001, nunca me faltou emprego. E qual o problema de animes???? tu tens preconceito com outras cultura, ja vi que tem contra pobres "vagabundos", mas outras culturas? deveria o que? ler riquezas da nações? ou a baboseira da revolta de atlas?ahahaha, não prefiro ergo proxy.
Peacemak3R
Aqui em Fortaleza já tinha lei municipal, isso há quase 10 anos atrás.
Jailson Effting
...
Magnosama
Se sua filha sempre tiver professores particulares, e assistir as aulas particulares em casa, blz eduque-a como quiser...
Jailson Effting
Nunca fui sustentado por outrem depois de adulto, comecei a trabalhar aos 16 anos por intermédio do projeto menor aprendiz. Sim, morei em bairro de periferia, mas apesar de pobres, meus pais não eram VAGABUNDOS que viviam de benefícios sociais e só se importavam com cervejas, churrascos e se reproduzir como ratos, eram pessoas honestas e trabalhadoras, diferentemente de 90% das pessoas que ali moravam. No dia em que você crescer(mesmo que mentalmente), arrumar um empreguinho, pagar seus impostos e deixar pra trás essa infantilidade de se esconder atrás de avatar de anime para ficar comentando sobre desenhos e jogos direcionados a crianças, você vai se tornar um homem e vai entender o problema de gente vagabunda na sociedade. Até lá, vai continuar sendo esse moleque imbecil que ouviu Racionais MC's e acha que entende de algo. Nossa interação termina aqui.
Flavio Toledo
tambem comparilho dessa opiniao nao ha nenhum motivo crianças levar para escola ate quando vou academia largo aparelho em casa e sempre tem algum idiota levando eternidade para terminar conversando com alguem pelo whatsapp. Verdade e uma so grande maioria das pessoas utiliza aparelho celular somente para lazer ou contratando algum serviço.
Pois é... mas como não vem acho válido um teste aos moldes do que fizeram na França.
Flavio Toledo
Ja passou da epoca aparelhos celulares era luxo hoje em dia tem todas faixas de preço.
Jefferson Viana
Fácil é criticar "vagabundo" quando se é sustentado pelo pais, vc nunca deve ter pisado em um bairro pobre, não sabe como é falta de urbanização de um bairro pobre em relação a um rico, nem me venha dizer que tu eras pobres, negro e tal e nunca se fez de vitima, isso é bla, bla, bla, eu cresci em um bairro pobre, de uma cidade pobre e violenta na bagaceira dos anos 80, minha cidade era considerada a cidade da pistolagem, meu bairro tinha boca de fumo na esquina, do bairro inteiro fui único que entrou na faculdade naquele ano. Todo idiota sempre tem as mesmas ideias erradas e simplistas pra problemas difíceis.
Jailson Effting
É só trabalhar, porra. É fácil defender vagabundo quando se é sustentado pelo dinheiro do papai.
Paul
Que declaração inocente, sinceramente...
Jefferson Viana
Por isso de tempos em tempos acontece revoluções sangrentas, quando essa "gente vagabunda" explorada, enganada , despida de qualquer cidadania se revolta contra os donos do poder social, seja reis, seja igreja, seja elite burguesa, e as coisas terminam com gente como sendo massacrado
Git Gud
Solução? Reprova todo mundo, só se aprende com os erros.
Vinicius Wagner
Sou a favor da proibição. Tem todo o resto do dia pra usar a internet.
Jóckisan
É diferente. Nos computadores da escola tem como controlar o que os alunos vão acessar e quanto tempo podem passar. No celular particular de cada um não tem.
André Gualberto
"O estado não deve interferir em como eu educo meus filhos." Concordo contigo! "Minha filha usa celular desde os 3 anos..." As consequências disso, só o tempo dirá! também tenho filhos e essa é a minha opinião, sem intenção de ofender a sua opinião, que fique bem claro!
Arthur Soares
No Brasil já é proibido e nem por isso
Mr. Beauregard
Não chora
Jailson Effting
O estado não deve interferir em como eu educo meus filhos. Minha filha usa celular desde os 3 anos e está muito melhor que filha de conservador que ganha o primeiro celular na adolescência e já vai mostrar até o útero no Periscope. Deveria é limitar a quantidade de filhos que essa gente pobre que não quer trabalhar tem, pois eu estou cansado de pagar imposto para sustentar gente vagabunda e seus ratos.
Fábio Peres
Como disse a matéria, o problema é quando os pais quiserem saber onde os filhos estão. Para isso, contudo, existe celular - o simples, não o smartphone.
André Gualberto
As conjugações dos verbos "escrever estar e reclamar" foram conjugados na segunda pessoa do singular, logo, as conjugações dos verbos escreves, estás e reclamas foram precedidas do pronome pessoal do caso reto "tu" o qual está oculto na frase. https://www.conjugacao.com.br/verbo-escrever/ https://www.conjugacao.com.br/verbo-estar/ https://www.conjugacao.com.br/verbo-reclamar/
? david
Acho mais fácil banir à escola
PPKX XD ?????????
Estou citando escolas aonde as crianças tem celulares, é óbvio.... a maior parte devem ser particulares, mas você já vê bastante em escolas públicas também.
Ricardo
Você não deve conhecer escola pública de periferia ...
Ricardo
E você forçando esse português de 1500 ?!
Ricardo
Kkkk ... Sabe o que é linguagem coloquial ?
Kodos Otros
"turma não sabe interpretar um texto , fazer uma redação de 20 linhas ..." Você não conseguiu escrever um comentário de duas linhas, imagine uma redação de 20 linhas.
Marcogro®
A criançada teria mais um atrativo para prestar mais atenção as aulas se incluíssem pesquisas on line ou mesmo o material didático já fosse direcionado a esse universo... Mas o que esperar de um país onde a educação não é prioridade? Proibir é mais cômodo do...
Jose X.
é complicado controlar a proibição acho que crianças menores (digamos, até uns 10 anos) não deveriam mesmo poder usar os celulares nas aulas quanto aos maiores, acho que desde que o aluno não esteja atrapalhando os colegas ele é responsável pelo que faz e pelas notas que obtiver nas provas agora, quanto aos marmanjos, não muda muito, sem celular ou com celular eles podem acabar com qualquer aula, e ai dos professores se resolverem enfrentar
PPKX XD ?????????
Tem casos e casos, mas a maioria que vejo dá o celular (inclusive o próprio) por qualquer motivo, no carro, no restaurante, pra parar de chorar, antigamente tinha a piada de que alguns eram criados pela televisão, mas ela não era onipresente como o tablet e o youtube são hoje em dia... Se seus pais te levavam num restaurante, ou na casa de outra pessoa, você não tinha essa alternativa...
J Janz
| "Pela forma que escreves, não estais muito melhor que as crianças das quais reclama" *estás *reclamas https://uploads.disquscdn.com/images/a15f4e3f8ece1302be1b00d906d4ec1a7d57e9aa685adb1d92205ede7763a4bb.jpg
Baidu feat MC Brinquedo
TURN DOWN FOR WHAT
Baidu feat MC Brinquedo
Isso, vamos deixar nossos alunos (que já não recebem educação em casa) passar 4 ~ 8hrs por dia no zapi zapi. Quando o professor passar algum trabalho o infeliz pode usar o celular pra ir na Wikipedia dar um CTRL C e CTRL V.
AIJ
Até pode ajudar. Só na minha área, matemática, temos aplicativos pra frações, pra fórmulas, o sempre inquestionável wolfram alpha. Mas como garantir que todos estejam com celulares para fim pedagógico? Numa tela que as vezes é menor que 4". Numa turma com 45... 40 alunos... É humanamente impossível. Sobre os pais não quererem criar os filhos... amigo, dou aulas particulares pra jovens que são gênios. Mas os pais precisam ocupá-los para ir a acadêmica ou qualquer outra coisa... chega a ser revoltante ver uma criança querida, amoroda, sendo negligenciada pelos pais como ALGUMAS que vejo.
AIJ
Oi Emanuel. Sou professor de escola pública na disciplina de matemática. A verdade é que nem todos os professores sabem usar o celular pedagogicamente. Mesmo que soubessem, como garantir que os 35, por vezes 40 estejam fazendo a proposta pedagógica e não no zapzap num aparelho que em alguns casos tem tela menor que 4"? Como trabalhar matrizes, polinômios e outras disciplinas mais puras com o celular? Soluções como "deveriam encontrar uma forma" são fáceis de ser propostas. Mas que forma é essa? E te digo... com o celular nenhum professor consegue que os alunos aprendam. Se num lugar como Reino Unido a pesquisa indica que 6,4% do conteúdo é perdido, imagina no Brasil onde os pais nem cobram resultados dos filhos ou lhes dão apoio quando esses precisam.
FABIO NEVES
Qualquer excesso deve ser combatido. Está havendo um exagero na utilização em horários não destinados ao seu uso. E não se trata da proibição de um direito assegurado pela constituição, e sim, na disciplina e respeito enquanto um professor estiver ministrando a aula. Acho que essa pauta não deveria nem estar sendo debatida. É proibir e ponto, assim como não se pode dirigir e digitar no WhatsApp.
PPKX XD ?????????
Adolescentes não, mas crianças sim, e vá numa escola de primário, o que mais vai ver são celulares... criança tirando foto, colocando em rede social, isso tudo com menos de 10 anos de idade
PPKX XD ?????????
Claro, porque um celular é muito pedagógico e ajuda muito na aula... O povo já pega tudo do google hoje, não aprende nada, imagina se deixar usar o celular o tempo todo na aula, o professor vai ser um idiota lá na frente falando pra ninguém. Isso sem contar o que já acontece nas escolas particulares aonde as crianças de 8 anos com o mais novo iPhone ficam incitando os outros a pedir pros pais comprarem também. Criar um filho hoje que não fica em ipad/iphone 24/7 é difícil, eles vêem os amiguinhos usando o tempo todo inclusive na escola, porque os pais desses amiguinhos não querem ter trabalho criando os filhos...
Mr. Beauregard
Esperando os paladinos defensores da liberdade.
Mr. Beauregard
Pela forma que escreves, não estais muito melhor que as crianças das quais reclama.
Ricardo
Aqui no Brasil , sim , a mulecada fica escutando lixo de funk , o país já não tem uma boa educação , uma geração de analfabetos funcionais atrás da outra , turma não sabe interpretar um texto , fazer uma redação de 20 linhas ...
Emanuel Schott
Reclamam de falta de laboratórios de informática e quando finalmente todos tem um computador no bolso, querem proibir. Não acho que se deva proibir nada. Deve-se encontrar uma forma disso melhorar o ensino.
Islan Oliveira
"“Hoje em dia, as crianças não brincam mais no intervalo das aulas (...)", como se adolescentes tivessem o costume de brincar no intervalo.
Corvo
Acho que deve sim ser terminantemente proibido o uso de celular dentro da escola mesmo no intervalo, como bem disse na matéria até adultos tem problemas pra controlar o vício.
Tenente Figueiredo
O governo deveria banir o uso de celulares nas escolas?
Essa educação deveria vir de casa.
Magnosama
Olha, acho que devia proibir sim... deixar em um armário pode ser uma opção.