A partir de 2 de janeiro de 2018, quem postar uma encomenda nos Correios terá uma exigência adicional: será preciso informar o valor dos produtos, afixando uma nota fiscal ou declaração de conteúdo na parte externa do pacote.
A informação foi divulgada inicialmente pelo Mandaê e publicada no site dos Correios. O comunicado informa que a estatal vai exigir a declaração de valor “para cumprir o que determina a legislação tributária”. Quem não seguir as orientações terá a postagem recusada.
Pela nova regra, será preciso embalar o produto e depois afixar a nota fiscal no pacote. É recomendável colocar o documento dentro de um saquinho plástico transparente, também chamado de “canguru”, para protegê-lo durante o transporte, deixando o código de barras virado para cima. Assim:
Quem não emite nota fiscal deverá afixar na parte externa uma declaração de conteúdo emitida pelos Correios, informando os dados do remetente e destinatário (nome, CPF/CNPJ e endereço) e discriminando todos os bens que estão sendo enviados. O documento pode ser baixado neste link.
A exigência está sendo reforçada somente agora pelos Correios, mas é bem antiga: ela foi publicada em um protocolo do Ministério da Fazenda em outubro de 2001. A regra já era comum em transportadoras privadas.
Comentários
Envie uma perguntaOs mais notáveis
Agora vai ficar mais facil pra esses filhos da puta roubarem as encomendas.
O rouba ja começa lá dentro.
Eu faço importação!
Eu importo e o material sumiu dentro do centro de distribuição.
As mercadorias vem com rastreio e no site de rastreamento diz isso.
O próprio correios jamandou email pedindo desculpas pelo transtorno e me ressarciu parcialmente( é mole, parcialmente).
Nao, não.
Empresa sem concorrência nenhuma e consegue dar prejuízo anos atrás de anos.
Entregas atrasadas,roubo dentro dos próprios depósitos.
Mercadoria quebrada que as pessoas recebem.
Veja no YouTube pessoas que vivem de importação reclamando dos correios.
Eu importo mercadorias e vejo pelo site dos correios minhas importações.
No próprio correios foi desviado segundo o acompanhamento de rastreio.
Nao chegou nem a sair do armazém.
Se duvida te passo os códigos de rastreio.
Ahhh e verifica no YouTube quantas pessoas que vivem de importação reclamando dos correios.
complementando. ele disse tb que esse tal emprestimo dos fundos dos correios o governo nao esta pagando!.. e tb que o mercado livre e o net shoes fizeram um acordo para que nao fosse aumentado o frete! porem nao aconteceu assim. aumentou sim e nao foi pouco. é 1 absurdo. vc compra material paga imposto. paga frete.. fabrica e vende paga imposto paga frete e o povo cada vez mais é obrigado a pagar mais e mais caro as coisas.
sobre o aumento dos correios... eu fabrico uma peça de resina.. que pesa 28g... é um botao. envio ele em 1 carta.. via pac.. do MS a SP custava 19 reais.. em fevereiro/18 agora em março esta custando 31 reais!.. entao p da vida fui falar com o carteiro e ele me disse.. os correios emprestaram ao governo bilhoes meses atras.. e ele me garantiu... o correio faz muita... mas muita grana!..e todo esse dinheiro vai pro TOBA! dos politicos.. por isso eles fazem greve!. só que quem paga é sempre o povo.. a e tb aumentaram o prazo para entrega ou seja.... MAIS CARO E MAIS DEMORADO... e eu sinceramente acho que os politicos fazem isso para que o povo peça PRIVATIZAÇÂO!... onde o governo ganha na venda e depois continua ganhando em impostos!..e nós continuamos na merda. VIVA BRASIL !
hoje via mercado livre
Agora você pode desativar a impressão da Declaração de Conteúdos das suas vendas.