A partir de 2 de janeiro de 2018, quem postar uma encomenda nos Correios terá uma exigência adicional: será preciso informar o valor dos produtos, afixando uma nota fiscal ou declaração de conteúdo na parte externa do pacote.

A informação foi divulgada inicialmente pelo Mandaê e publicada no site dos Correios. O comunicado informa que a estatal vai exigir a declaração de valor “para cumprir o que determina a legislação tributária”. Quem não seguir as orientações terá a postagem recusada.

Pela nova regra, será preciso embalar o produto e depois afixar a nota fiscal no pacote. É recomendável colocar o documento dentro de um saquinho plástico transparente, também chamado de “canguru”, para protegê-lo durante o transporte, deixando o código de barras virado para cima. Assim:

Foto: Mandaê

Quem não emite nota fiscal deverá afixar na parte externa uma declaração de conteúdo emitida pelos Correios, informando os dados do remetente e destinatário (nome, CPF/CNPJ e endereço) e discriminando todos os bens que estão sendo enviados. O documento pode ser baixado neste link.

A exigência está sendo reforçada somente agora pelos Correios, mas é bem antiga: ela foi publicada em um protocolo do Ministério da Fazenda em outubro de 2001. A regra já era comum em transportadoras privadas.

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Giovanni Francozo

Agora vai ficar mais facil pra esses filhos da puta roubarem as encomendas.

Fabiano willian

O rouba ja começa lá dentro.
Eu faço importação!

Fabiano willian

Eu importo e o material sumiu dentro do centro de distribuição.
As mercadorias vem com rastreio e no site de rastreamento diz isso.
O próprio correios jamandou email pedindo desculpas pelo transtorno e me ressarciu parcialmente( é mole, parcialmente).

Fabiano willian

Nao, não.
Empresa sem concorrência nenhuma e consegue dar prejuízo anos atrás de anos.
Entregas atrasadas,roubo dentro dos próprios depósitos.
Mercadoria quebrada que as pessoas recebem.
Veja no YouTube pessoas que vivem de importação reclamando dos correios.

Fabiano willian

Eu importo mercadorias e vejo pelo site dos correios minhas importações.
No próprio correios foi desviado segundo o acompanhamento de rastreio.
Nao chegou nem a sair do armazém.
Se duvida te passo os códigos de rastreio.
Ahhh e verifica no YouTube quantas pessoas que vivem de importação reclamando dos correios.

Kowalski_dcr

complementando. ele disse tb que esse tal emprestimo dos fundos dos correios o governo nao esta pagando!.. e tb que o mercado livre e o net shoes fizeram um acordo para que nao fosse aumentado o frete! porem nao aconteceu assim. aumentou sim e nao foi pouco. é 1 absurdo. vc compra material paga imposto. paga frete.. fabrica e vende paga imposto paga frete e o povo cada vez mais é obrigado a pagar mais e mais caro as coisas.

Kowalski_dcr

sobre o aumento dos correios... eu fabrico uma peça de resina.. que pesa 28g... é um botao. envio ele em 1 carta.. via pac.. do MS a SP custava 19 reais.. em fevereiro/18 agora em março esta custando 31 reais!.. entao p da vida fui falar com o carteiro e ele me disse.. os correios emprestaram ao governo bilhoes meses atras.. e ele me garantiu... o correio faz muita... mas muita grana!..e todo esse dinheiro vai pro TOBA! dos politicos.. por isso eles fazem greve!. só que quem paga é sempre o povo.. a e tb aumentaram o prazo para entrega ou seja.... MAIS CARO E MAIS DEMORADO... e eu sinceramente acho que os politicos fazem isso para que o povo peça PRIVATIZAÇÂO!... onde o governo ganha na venda e depois continua ganhando em impostos!..e nós continuamos na merda. VIVA BRASIL !

Timoteo Lopes Nunes

hoje via mercado livre
Agora você pode desativar a impressão da Declaração de Conteúdos das suas vendas.

Darllan Marinho
Consegue da mesma forma dos Correios. Declaração de conteúdo.
Jaime Marceneiro
mas e como funciona essa TAM, pois eu vendo peça usada mas não tenho nota, consigo?
Harischandra Daitx
Não sério de onde ti tirou essa informação mas não tem nada a ver. O prejuízo de 2bi que tem sido forjado pelos Correios provem de repasses a mais que a empresa fez ao governo e do fundo Pos emprego que foi exigido pelo MT e teve de ser depositado em única parcela de 1bi e pouco. Não viaja pq as transações do Correio nada tem a ver com a caixa.
Déia Passos Joguinhos
fake news que já postaram há uns 3 anos atrás, tb. Qual a intenção?
A. Fedrigo
Ou "esconde esse pacote ae" se alguém reclamar envia senão deixa baixado. Vai saber. Mas pelo menos está tudo resolvido.
ochateador
Ah... O pacote resolveu antecipar as festas de fim de ano e ficou de ressaca brava. Por isso a demora de entrega.
A. Fedrigo
Após abrir protocolo de reclamação nos correios e diversas ligações o pacote foi "localizado" e seguiu o destino para entrega.
Exibir mais comentários