O ano de 2018 começou com uma notícia embaraçosa: quase todos os processadores feitos nos últimos vinte anos são afetados por duas falhas de segurança, e elas só podem ser resolvidas com um redesign completo do chip.

O Meltdown e o Spectre podem ser mitigados via software, mas essa solução reduz o desempenho do processador — às vezes de forma perceptível. Outro problema: as correções estão cheias de bugs.

Foto por Ericsson/Flickr

Vamos recapitular a novela da Intel em quatro atos:

  • 05/01: Intel promete que, até 15 de janeiro, vai atualizar 90% dos processadores lançados nos últimos cinco anos;
  • 15/01: a correção da Intel para as falhas Meltdown e Spectre está dando tela azul em alguns computadores com chips Haswell e Broadwell;
  • 18/01: os bugs na correção da Intel também afetam as gerações Sandy Bridge, Ivy Bridge, Skylake e Kaby Lake;
  • 22/01: Intel pede aos usuários que não instalem mais o patch; ela está preparando uma nova versão.

A Intel diz que sua correção para o Spectre “pode causar mais reinicializações do que o esperado e outros comportamentos imprevisíveis”. Por isso, ela recomenda que fabricantes de PCs, provedores de serviços na nuvem, fornecedores de software (como a Microsoft) e usuários finais deixem de instalar esse patch.

A boa notícia é que a Intel identificou “a raiz do problema nas plataformas Broadwell e Haswell”, e já experimenta uma nova versão do patch com parceiros da indústria, a ser distribuída quando os testes estiverem concluídos.

A Intel divulgou vários benchmarks de seus processadores após a correção para as falhas Meltdown e Spectre. A queda de desempenho ficou entre 1% e 7% no PCMark 10; e ficou entre 5% e 10% no WebXPRT 2015, que mede o desempenho de webapps no navegador.

Com informações: Intel, The Verge.

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Mountaineer_br
É, quem usa o Windows, e o OS X... hahahahah
Maicon Santos
Não entendi a relação "atualização de bios" com utilização do SO, mas tudo bem. A dica de pesquisar em fóruns é sim importante, pois como dito acima, há vários relatos, incluindo minha experiencia também, da firmware intel me ser corrompida. Aqui há mais informações: https://adrenaline.uol.com.br/forum/threads/asrock-e-suas-bios-corrompidas-intel-me.492896/ Utilizo os 3 sistemas (Windows, Linux e macOS), em diversas ocasiões, também não entendi, aonde quer chegar com isso.
Mountaineer_br
Legal sua dica, especialmente o "pesquisar arduamente em Fóruns"... Ótima dica cara! Deixa eu perguntar, qual sistema operacional você usa? Já pensou em 'linchar' a Microsoft o tanto quanto possível da sua vida com o GNU+Linux...?
Maicon Santos
Desculpa, de fato, há sim updates para variantes, conforme o informativo da dell: https://www.dell.com/support/article/br/pt/brbsdt1/sln308588/microprocessor-side-channel-vulnerabilities-cve-2017-5715-cve-2017-5753-cve-2017-5754-impact-on-dell-emc-products-dell-enterprise-servers-storage-and-networking-?lang=en
ばか

Pelo que li por ai a diferença vai ser realmente impactante depois da atualização de bios.

Git Gud
Pelo que li por ai a diferença vai ser realmente impactante depois da atualização de bios.
ばか

Melhor não, espera alguns meses até que esteja tudo definitivamente testado antes de atualizar a bios.

Git Gud
Melhor não, espera alguns meses até que esteja tudo definitivamente testado antes de atualizar a bios.
ばか

Negativo, vai ter sim atualização de bios contra o meltdown, alias, estas atualizações ja estão saindo em chipsets serie 100 e 200.

Git Gud
Negativo, vai ter sim atualização de bios contra o meltdown, alias, estas atualizações ja estão saindo em chipsets serie 100 e 200.
Marcogro®
Treinamento dos engenheiros da Intel: https://uploads.disquscdn.com/images/7bbe2d60c20acd75385f48cc2fef6661443d9c59b8ab912b81453606c4c08756.gif
Ricardo - Vaz Lobo
Temos dúvidas se temos certeza ou não se isso pode dar certo, ou muito pelo contrário.
Diario Técnico
Recebi tela azul 2 vezes depois do update, Z370-E + i5 8400
Maicon Santos
Essa falha não tem haver com o Spectre ou Meltdown, onde a correção para esses será no Sistema Operacional. A atualização de BIOS solicitada, se deve a uma outra falha, divulgada em novembro na firmware do Intel ME: https://tecnoblog.net/228516/intel-falha-management-engine-2015/ A correção para essa falha é em baixo nível (diferente do Spectre ou Meltdown que é em alto nível), onde é necessária a atualização de BIOS. O Intel ME compreende numa área reservada na BIOS, por tanto, a atualização só deve trazer a correção para esta área (pela lógica é essa). Recomendação é que, antes de atualizar, verifique arduamente em fóruns, se ocorreu tudo bem com o update, pois marcas como Asus e ASrock, já tem um histórico de problemas onde ao atualizar a BIOS, funções eram perdidas como Overclock, Turbo-Mode dentre outras, funções essas que são providas pelo Intel ME.
leoleonardo85
Imagino como deve tá o clima no setor de engenharia da Intel, "bom dia porque?" só deve ser dito porque tá de bom humor.
Exibir mais comentários