Início » Antivírus e Segurança » Intel lança nova correção do Spectre para processadores Skylake

Intel lança nova correção do Spectre para processadores Skylake

Paulo Higa Por

A Intel ainda trabalha na correção para a falha de segurança Spectre, que afeta quase todos os processadores fabricados nos últimos vinte anos. O patch liberado em janeiro estava cheio de bugs, mas a empresa acabou de lançar uma versão estável para chips da família Skylake, de sexta geração.

Foto por Yi Shiang/Flickr

O Spectre é uma vulnerabilidade que se aproveita do recurso de execução especulativa dos chips. Para acelerar o desempenho dos softwares, os processadores modernos tentam adivinhar qual código será executado em seguida. No entanto, a tecnologia também pode induzir um processador a executar uma operação “adivinhada” que não seria executada em condições normais, o que causa vazamento de dados sensíveis.

A atualização de hoje é válida para os processadores Skylake para notebooks e desktops mainstream (o que não inclui os Core i9-X). Quem possui um Core i3, i5, i7 ou m de sexta geração deverá receber a correção em breve, por meio do fabricante do sistema operacional e de parceiros de hardware.

Enquanto isso, quem possui um processador da família Broadwell, Haswell, Kaby Lake ou Coffee Lake deverá esperar mais: a correção ainda está em fase de testes e pode causar problemas, com telas azuis e reinicializações inesperadas. A Intel diz que uma atualização estável será liberada para mais plataformas “nos próximos dias”.

Com informações: Ars Technica, Engadget.

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Eduardo Garcia Paiva
O problema é não sacrificar tanto o desempenho para poder ter mais segurança, acredito eu que deram mais ênfase a sexta geração não foi nem para o usuário comum mas por causa dos grandes Datacenters que devem ter quantidade expressiva desta geração
Highlander
Interessante como o nível de complexidade dos processadores chegou a tal nível que até mesmo os próprios projetistas destes tem dificuldades de lidar com o mesmo.
Wolfgang Marcos
Melhor esperar alguns dias antes de instalar pra ver se a Intel não muda de ideia sobre essa correção...
Marcos Guilherme
Será que foi a bronca do srº Linux, esperemos o que ele vai falar agora.