Início » Celular » iPhone lento? Como desativar a redução de velocidade no iOS 11.3

iPhone lento? Como desativar a redução de velocidade no iOS 11.3

Caso conhecido como BatteryGate diminui o desempenho de iPhones com baterias mais antigas

Jean Prado Por
TB Responde

No final de 2017, aApple se envolveu em uma polêmica ao descobrirem que ela reduz o desempenho de iPhones quando a bateria envelhece quimicamente, para preservar a vida útil dos aparelhos. A empresa confirmou a prática.

A polêmica se deu pela falta de transparência da Apple, que se desculpou em carta aberta aos consumidores. A empresa se comprometeu a trocar a bateria por R$ 149 (antes era R$ 449) e a lançar uma atualização do sistema para desativar a redução de desempenho — aqui está ela.

Antes de tudo, atualize o seu iPhone para o iOS 11.3 e procure a opção Saúde da Bateria (Beta) em Ajustes > Bateria. Essa opção, vale frisar, está disponível somente para o iPhone SE, iPhone 6/6 Plus, iPhone 6s/6s Plus, iPhone 7/7 Plus.

Leia também: 7 sinais de que a velocidade do seu iPhone foi reduzida pela Apple

Por padrão, o recurso Saúde da Bateria (Beta) vem desabilitado; se você não enfrentar redução de desempenho, a seção Capacidade de Desempenho de Pico deve exibir o aviso de que "a bateria está fornecendo desempenho de pico normal no momento".

Só será possível desativar a redução de velocidade caso seu celular desligue inesperadamente e o iPhone não consiga manter o desempenho máximo por conta do desgaste químico da bateria. Siga os passos abaixo para desabilitar a proteção:

  1. Entre em Ajustes > Bateria > Saúde da Bateria (Beta);
  2. Abaixo de Capacidade de Desempenho de Pico, toque em Desativar...;
  3. Confirme a operação;
  4. Pronto!

Com a proteção desabilitada, provavelmente seu iPhone ficará mais rápido, já que o processador estará em capacidade máxima. No entanto, por conta do envelhecimento da bateria, é possível que o aparelho desligue antes da carga chegar a 0% e, caso isso aconteça, a Apple voltará a limitar o desempenho do seu celular. Se você ainda quiser manter a performance ao máximo, precisará seguir os passos acima novamente.

A desativação dessa proteção não é recomendada pela Apple — não à toa, a empresa só passou a oferecer essa opção depois do desgaste público pela falta de transparência. A empresa garante 80% da autonomia da bateria em até 500 ciclos; se a sua capacidade máxima estiver menor que essa taxa, a seção mostrará que "a saúde da bateria está significativamente degradada".

De qualquer forma, o desconto de R$ 149 continua valendo (até dezembro de 2018) e é um ótimo preço para trocar a bateria do seu iPhone. Ele é válido em qualquer autorizada da Apple e funciona para o iPhone 6 ou superior, incluindo o 8/8 Plus e o iPhone X.

Mais sobre: , ,

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Geraldo Lopes
Pois é... alguns meses atrás, um sobrinho do interior ferrou o seu celular, um Sony, e mandou o aparelho para aqui em casa, afim de levar a autorizada Sony. Como o aparelho já tinha sido mexido por terceiros, lá na cidade dele, trocado a bateria e o conector micro-usb, deixei na autorizada para avaliação. Umas duas horas depois, a autorizada ligou avisando que teriam substituir a bateria e o conector pois não eram originais e estavam com problema. O técnico detectou justamente o que tinham mexido (fuçado) e ia trocar por peças originais e formatar o sistema operacional. Autorizei e paguei a manutenção (até que não foi caro...), e o celular voltou novinho em folha. Fiquei impressionado com a qualidade da autorizada Sony...
Luan Vinicius
troquei a bateria no xing ling pois nao sabia que estava "tao barato" a troca na autorizada, e entao decidi ir ate la para trocar, para minha "nao surpresa" o atendente muito gentil e preocupado com o meu bem estar me informou que nao sera possivel fazer a troca pois o meu aparelho ja teve a bateria trocada digamos ali na esquina, mas perai, fui pedir algo? Fui comprar a bateria por 149 ué.
Jhon
Faz uma instalação limpa do iOS então, porque o desempenho não está relacionado à capacidade da bateria, pelo menos a partir do iOS 11.3 que você pode ativar ou não a redução de desempenho.Bateria nova = maior duração de bateria, só isso.
ricardopilatti
Que motivos deixaria ele tão lento? Foi depois de alguma atualização!Bateria nova = desempenho superior.
Jhon
Cara, você mesmo disse que seu iPhone não tá com o desempenho reduzido por causa da bateria então ele tá lento por outro motivo.Os 149 reais não são pra voltar ao desempenho normal, isso você faz nos ajuste escolhendo se quer ou não a redução de desempenho. Os 149 são para ter uma bateria nova, só isso.E o meu celular eu troquei a bateria porque quis, pois o desempenho do meu iPhone estava normal, eu só aproveitei que era de graça pra trocar.
ricardopilatti
No meu 6s Plus também não...
ricardopilatti
Digo e repito: eu preferia que a Apple fizesse um trabalho decente que não me obrigasse a ter que escolher entre desempenho ou chances dele desligar inesperadamente com pouca bateria. Ela não tinha como gerenciar isso melhor? Meu iPhone tá com a capacidade máxima em 81%, dá pra considerar boa, né? E mesmo assim anda extremamente lento, cada vez que passo a tela de aplicativos dá uma travadinha (coisa que com meu 5S nunca acontecia) e pra mim nem aparece a opção de reduzir ou não o desempenho, ou seja, minha bateria tá ótima ainda, nem deu problema, nenhuma vez o telefone teve desligamento inesperada por causa da bateria. Isso tudo em um aparelho que custa mais de 3 mil reais...Tu acha certo ter que desembolsar R$149 numa bateria nova (mesmo que você não teve que pagar nada) com menos de 1 ano de uso pra voltar a ter um aparelho com uma velocidade decente?TEU IPHONE TAVA AINDA NA GARANTIA E TU JÁ PRECISOU TROCAR A BATERIA. Tu entende qual é a minha implicância com tudo isso? Como tu mesmo disse, isso foi vacilo da Apple.
Jhon
Cara, agora o usuário pode escolher o que quer, se quer reduzir o desempenho pra evitar desligamento ou não. Como pode ser melhor que isso? Você preferia que não houvesse opção de escolha pro usuário? E também preferiria que não houvesse redução no preço da troca de bateria?
ricardopilatti
"mas no final o resultado foi ótimo!"Oi!? Eu preferia não ter que trocar a bateria ou bater cabeça com esse negócio de saúde da bateria e diminuição de velocidade, nem mesmo ter que usar um iPhone que virou uma carroça. Pra mim tem mais coisa por trás disso! Por que com iPhones anteriores nunca foi falado nada? E outra, quem tem iPhone 7 com pouco mais de 1 ano e a Apple diminuiu a velocidade, será que em 1 ano a bateria se desgastou ao ponto da Apple ter que interferir?
Igor Benhuy
Eu atualizei agora há pouco somente para poder desabilitar essa opção, mas o meu não me mostra a mesma, estranho! O meu é o 6!
Janaina Masseri
Pro 5s nao tem essa opção... Apple sem fazendo merda
Geraldo Lopes
Olha como a Apple arranca o couro de seu usuários... de R$ 449 baixou para R$ 149 a troca da bateria. E pode ter certeza 149 paga a bateria, a assistência técnica e gera lucro. Tem que ser muito fã para comprar qualquer coisa produzida pela Apple.
Jhon
A Apple fez uma m... bem grande reduzindo o desempenho sem falar nada, mas no final o resultado foi ótimo! Agora temos a opção de reduzir ou não o desempenho, além de poder trocar a bateria por 149 reais (a minha eu troquei de graça, pois meu iPhone ainda estava na garantia), o que nunca aconteceria se não fosse o vacilo da Apple.