O Google Lens foi anunciado na conferência I/O do ano passado. Trata-se de um recurso que usa inteligência artificial para reconhecer objetos em fotos e no visor da câmera.

Até então, o Lens estava restrito ao Pixel e Pixel 2. Esta semana, o Google anunciou que ele será distribuído a mais smartphones Android — mas talvez você ainda não consiga usar.

Funciona assim: o Google Lens permite identificar edifícios ou pontos de referência; obter mais detalhes sobre pinturas em um museu; salvar os dados de um cartão de visita; e reconhecer objetos, animais e plantas.

Não se trata de um app separado, e sim de um recurso embutido no Google Fotos e Google Assistente. Ele usa visão computacional nas fotos que você tirou, ou direto na câmera como realidade aumentada.

https://www.youtube.com/watch?v=7fngCEEdH-8

Diversos sites noticiaram que o Google Lens está chegando para “todos” os dispositivos Android através do Google Fotos, mas não é o caso. No Twitter, a empresa esclarece que essa novidade está disponível apenas no Oreo — que roda em apenas 1,1% dos aparelhos com o sistema.

https://twitter.com/googlephotos/status/971353048613343233

Além disso, apenas dispositivos compatíveis com ARCore — plataforma de realidade aumentada — poderão usar o Lens. São eles:

  • Samsung Galaxy S8
  • Samsung Galaxy S8+
  • Samsung Galaxy Note 8
  • Samsung Galaxy S7
  • Samsung Galaxy S7 Edge
  • LG V30
  • LG V30+
  • Google Pixel
  • Google Pixel XL
  • Google Pixel 2
  • Google Pixel 2 XL
  • Asus Zenfone AR
  • OnePlus 5

Alguns dispositivos futuros da Samsung (como o Galaxy S9), Huawei, LG, Motorola, Asus, Xiaomi, HMD/Nokia, ZTE, Sony e Vivo também serão compatíveis.

Enquanto isso, o Google Fotos para iOS 9+ ganhará suporte ao Lens “em breve”. A empresa tinha um aplicativo que identificava objetos e texto em imagens, chamado Google Goggles; ele estava disponível para Android e iOS.

https://twitter.com/googlephotos/status/970788927765278720

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Keaton

Esse app não era chamado Google Glass (não confundir com Google Glasses, o gadget)?

Cléber

ou seja, vc utiliza uma solução não oficial. acho que não é disso que o artigo está tratando

Ramon Santos

Procura apk, tenho a meses.

Cléber

Tenho um S8 com Oreo oficial mas não aparece o Lens pra mim. Certamente o número de usuário contemplados é ainda menor :/

555

Pelo que eu entendi, o Google Lens "ao vivo" que vai ficar restrito aos dispositivos pré selecionados, no Oreo, com ARCore.

como foi visto no ano passado:
https://youtu.be/igTtOA1jci...

Já o esquema de tirar a foto e depois pedir pro Lens analisar, chega para todos via Google Photos.
Que inclusive tem a opção de se integrar com a Câmera com um botão flutuante de acesso direto à ultima foto tirada.

Testei num Android 7.0 e o Lens aparece se estiver em inglês.

Rafael Moreira

Nada que um root para solucionar o problema. O próprio dispositivo da Google, Nexus 6p que não esta listado ai tem essa função. Basta só os usuários instalar o modulo lens dentro do Magisk manager.

Gabriel Rezende

No Google Photos do Moto G5s já tá rolando, só do assistente mesmo que ainda seguraram.

marcos_5000

Vim aqui só para falar do Google Googgles, mas foram mais rápidos! Era revolucionário na época. haha

Lucas Carvalho

Se esse recurso funciona com imagens estáticas significa que na teoria daria de usar sem ARCore. Mas eu acho que o (a) Google não tem vontade de lançar uma versão mais capada (porém mais acessível), ainda mais porque eles querem impulsionar a adoção do ARCore pelas fabricantes.