Início » Internet » Como limpar o histórico de pesquisa Google no celular ou PC

Como limpar o histórico de pesquisa Google no celular ou PC

Além da pesquisa, o Google registra toda a sua atividade no celular; veja como apagar as buscas

Por
1 ano atrás

Não é de hoje que a gente sabe que o Google coleta diversas informações de uso em seus serviços, seja no celular ou computador. Parte desse registro também acontece na busca e os termos mais recentes que você pesquisou são mostrados quando qualquer um entra na caixa de busca do celular.

Como evitar isso? Veja como apagar o histórico de pesquisa no aplicativo do Google ou no navegador e, de quebra, descobrir tudo o que a empresa sabe sobre você e deletar essas informações também.

Todas essas informações ficam concentradas na página de Minha Atividade, acessível por este link no computador. Você também pode acessá-la no Android entrando no app do Google > Configurações > Contas e privacidade > Minha atividade. A tela deve ser parecida com esta:

Nela, o Google mostra toda a sua atividade que a empresa conseguiu registrar a partir do seu uso da pesquisa, visualização de anúncios ou navegação pelo celular. Sim, é bem assustador o quanto o buscador guarda sobre você.

Você tem a opção de apagar somente o seu histórico de pesquisa ou absolutamente todas essas informações registradas. De quebra, vamos mostrar como encerrar a coleta dessas atividades. Siga os passos abaixo:

  1. Toque no menu no canto superior esquerdo e clique em Excluir atividade por;
  2. Onde está escrito Hoje, selecione o período que você quer apagar os dados. Eu vou colocar Todo o período;
  3. Em Todos os produtos, escolha quais atividades você quer apagar. Tem como apagar tudo de uma vez ou selecionar opções como Android ou Anúncios que apagam apenas as atividades desses produtos. Eu vou colocar somente Pesquisa Google;
  4. Toque em Excluir;
  5. Confirme a operação tocando em OK e depois tocando em Excluir;
  6. Pronto! A sua atividade na pesquisa do Google (ou em todos os produtos) foi excluída.

 

E no iPhone?

Se você quiser consultar o que o Google registra da sua atividade no iPhone, entre nesta página e siga os passos acima caso queira apagá-las. Também há outra forma de limpar somente o histórico de buscas no iOS. Basta seguir os passos abaixo:

  1. Entre no aplicativo do Google;
  2. Toque no botão no canto superior direito e entre em Configurações;
  3. Role a tela para baixo e, abaixo de Privacidade, toque em Histórico;
  4. Toque em Limpar histórico no dispositivo;
  5. Pronto! O histórico de buscas no iPhone foi apagado.

Desativando o registro das atividades

Para impedir que o Google registre outras atividades como essas, volte na página de Minha atividade, toque em Controles de atividade. Agora, desmarque as opções:

  • Atividade na Web e apps;
  • Histórico de localização;
  • Histórico de pesquisa do YouTube;
  • Histórico de exibição do YouTube.

Talvez você precise confirmar a operação tocando em Pausar. Outras informações, como Informações do dispositivo e Atividade de voz e áudio podem limitar o uso do seu dispositivo, deixando de sincronizar os contatos na nuvem ou piorando o reconhecimento do recurso “Ok Google”. Caso você queira proteger a sua privacidade ao máximo, pode desativar mesmo assim.

Mais sobre: ,