Início » Negócios » Nubank abre processo no Cade contra Itaú, Bradesco, Santander, Caixa e BB por abuso de dominância

Nubank abre processo no Cade contra Itaú, Bradesco, Santander, Caixa e BB por abuso de dominância

Bancos estariam dificultando contratação de serviços por parte do Nubank; Itaú teria assediado funcionários estratégicos

Paulo Higa Por

O Nubank abriu um processo no Cade (Conselho Administrativo de Defesa Econômica) contra os cinco maiores bancos do país, Itaú, Bradesco, Santander, Caixa Econômica Federal e Banco do Brasil, por abuso de posição dominante e prejuízo à livre concorrência.

A fintech acusa os grandes bancos de dificultarem a atividade de novas empresas no mercado de emissão de cartões de crédito, em que o Nubank atua. Um documento obtido pela Exame tambem denuncia que o Itaú assediou funcionários estratégicos do Nubank, com o objetivo de fragilizar uma área essencial para a empresa. A maioria dos profissionais teria conhecimento da tecnologia proprietária desenvolvida no Nubank.

Segundo o Nubank, os bancos estariam impondo barreiras para a contratação de serviços financeiros, como o débito automático — que até hoje não existe nos cartões de crédito da empresa. O Nubank sugere que os clientes utilizem o DDA (Débito Direto Autorizado) para pagar a fatura, mas o processo ainda exige ação manual por parte dos usuários.

Procurado pelo Tecnoblog, o Nubank afirmou que confia “que as autoridades reguladoras continuarão a proteger e a estimular a competitividade no setor, garantindo que novos entrantes continuarão a ter espaço para inovar e oferecer mais e melhores opções para as pessoas”.

O que dizem os bancos

Entramos em contato com os bancos citados para obter um posicionamento oficial.

Em comunicado enviado ao Tecnoblog, o Itaú nega as acusações do Nubank, dizendo que “sempre se pautou pela livre iniciativa e entende que a competição é positiva não só para o sistema financeiro, mas para todo o país”. O banco “refuta qualquer acusação de promover barreiras que dificultem a atividade de novos agentes de mercado e acrescenta que apresentará sua manifestação ao órgão de concorrência no devido prazo, confiante de que suas condutas serão consideradas legitimas”.

O Banco do Brasil diz que “prestou todos os esclarecimentos solicitados pelo Cade e nega que adote práticas comerciais que firam as boas práticas de mercado”.

O Bradesco informou em comunicado que “não comenta assunto sub judice” (em julgamento).

O Santander e a Caixa Econômica Federal não responderam.

Atualizado em 22 de março.

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Theo Queiroz

Os outros eu não sei, mas eu pago pelo celular via app

Gui Briel

Fale mais sobre o sistema do safra? Rsrsr fiquei curioso kkkk

Gui Briel

Adorei o comentário amigo e disse uma verdade: no sistema atual não conseguimos ficar ricos. Nem de longe. E mesmo que se invista e afins, vc tem q ser muito acertivo nesse mercado maluco financeiro.

E ainda assim, ou vc usa capital de terceiros pra investir em algo ou então ficará anos juntando sua própria renda.. anos... E anos e anos.

Gui Briel

Exatamente! É o que já ocorre! E o problema que a massa acha normal! Acha que eles "devem" fazer isso...

Predadores em pele de lobos...

Gui Briel

Luiz, acho que te respondi mas não foi.

Não disse que não fazemos parte do mundo. Apenas que a nossa cultura não é honesta. Achamos "normal" o empresário repassar os custos deles à nos. Assim, os lucros deles sempre se mantém e nos temosnós temos nosso salário diminuído.

Achamos normal eles "gerarem" subempregos e ainda batemos palma pois são os salvadores. Nós andamos em ônibus enquanto eles passeiam de jatinho... E achamos normal, afinal, eles tiveram "coragem"...

E sim! Esse povinho que vc diz é o povinho que os defende e que eles manipulam e manobra com seus "discursos" de crescimento e evolução.....

Gui Briel

Luiz, acho que te respondi mas não foi.

Não disse que não fazemos parte do mundo. Apenas que a nossa cultura não é honesta. Achamos "normal" o empresário repassar os custos deles à nos. Assim, os lucros deles sempre se mantém e nos temosnós temos nosso salário diminuído.

Achamos normal eles "gerarem" subempregos e ainda batemos palma pois são os salvadores. Nós andamos em ônibus enquanto eles passeiam de jatinho... E achamos normal, afinal, eles tiveram "coragem"...

E sim! Esse povinho que vc diz é o povinho que os defende e que eles manipulam e manobra com seus "discursos" de crescimento e evolução.

Gui Briel

Exatamente Marcos! Querem nos fazer crer que tudo será maravilhoso... Mas temos exemplos reais que , juntos ELES SAO MAIS E MAIS FORTES! e vem com o discurso de ajudar os consumidores...

A honestidade tem q partir deles ...

hamster

Pra mim, infelizmente nunca funcionou. De qualquer forma, passou da hora de enviarem uma notificação pelo app quando seu cartão é usado né? Até joguinho manda notificações poxa

Bruno

Vish, acho que tá precisando tomar seus tarja preta pra esquizofrenia, né não? Povo vai pros EUA fugido, faz merda e acha que todo mundo faz a mesma coisa. Boa sorte ai...kkkk

Marcos Guilherme

Um bom exemplo disso seria o setor de Telecomunicação.

Bruno

Cara, para de ser escroto. Primeiro que não trabalho lavando banheiros e segundo que não teria problema algum em lavá-los.

Minha profissão não define quem eu sou, muito menos o tanto de dinheiro que tenho e o tipo da minha conta.

E outra, banco é um serviço que só tenho porque preciso, não preciso saber como as coisas funcionam e/ou ficar indo a banco resolver burocracia.

Aproveita aí sua conta Personalitté, seu carro e seu super trabalho enquanto eu posso andar na rua às 3 da manhã usando meu celular, não preciso ter carro e tenho condições de viajar o mundo inteiro. Abraços

Bruno

"BB Estilo", "Itaú Personalitté", "Bradesco Prime"
Não preciso nem falar mais nada né? Tem que ter conta "Premium" pra ter o mínimo de benefícios.
Chave de segurança última vez que precisei renovar no Bradesco tive que ir na minha agência, talvez tenha mudado.

Tenho 5 anos de conta no HSBC do Reino Unido, fui 1 vez no Banco (pra abrir a conta) e as únicas 2 vezes que precisei resolver algo com o banco, resolvi tudo pelo telefone. Tenho uma conta básica gratuita e não preciso ser PREMIUM pra ser tratado com o mínimo de respeito. Não é perfeito, mas só de não precisar ficar resolvendo burocracia do banco, já é um bom avanço.

D' Carvalho

Sim, mas ainda está muito longe do miolo da concentração de renda.

PPKX XD ✓ᵛᵉʳᶦᶠᶦᵉᵈ

Não impacta pois uma tela bonitinha pode chamar um serviço REST que lá no fundo do servidor faz uma ponte com um CGI ou qquer porcaria que pega info do mainframe no backend, senão até hoje não teríamos app de banco em celular, até mesmo um serviço interno de cache de dados autenticado pode fornecer as informações.

Junior Padilha

Só prestar atenção no comentário e na ironia kkkkkkkkkkk

Exibir mais comentários