O Gmail passou por um redesign após anos com o mesmo visual. Ele ganhou diversos recursos na web, enquanto a versão para iOS e Android teve menos mudanças.

Por sua vez, o Outlook — que liberou seu redesign na web para todos em março — está dando mais atenção a seus apps móveis.

Um recurso bacana é o Office Lens, que ajusta automaticamente a foto de uma lousa, ou um documento, para torná-la mais fácil de ler. Ele existe há anos como um app separado, mas será integrado ao Outlook para Android ainda em maio.

Para usá-lo, você inicia uma nova mensagem e toca no ícone de câmera. Escolha o modo “Documento” ou “Lousa”, tire a foto, e ela será ajustada automaticamente e anexada ao e-mail.

Também no Android, será possível usar a resposta rápida: ela mantém a mensagem visível, e abre uma caixa na parte inferior para você escrever seu e-mail sem perder o contexto. É uma experiência semelhante a um bate-papo. (Isso já está disponível no Outlook para iOS.)

O app para iOS vai enfim sincronizar a pasta de rascunhos entre dispositivos, tal como no Outlook para Android. E, em ambas as plataformas, será possível marcar contatos como favoritos, que aparecerão primeiro na lista.

E, finalmente, será possível bloquear imagens incorporadas em e-mails no Android. Elas podem conter conteúdo que alerta o remetente de que você abriu a mensagem, algo usado no rastreamento de marketing digital; ou simplesmente podem gastar sua franquia de dados.

O Outlook.com também está recebendo uma novidade bacana: lembretes para pagamento de fatura. Ele exibe um card acima do e-mail com a data de vencimento, valor a pagar, e opção de colocar um lembrete na agenda. No entanto, a Microsoft detecta apenas contas de empresas nos EUA e Canadá, como AT&T, Target, Bank of America e Bell.

Você pode conferir a lista completa de novidades neste link.

Com informações: The Verge.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Felipe Ventura

Felipe Ventura

Ex-editor

Felipe Ventura fez graduação em Economia pela FEA-USP, e trabalha com jornalismo desde 2009. No Tecnoblog, atuou entre 2017 e 2023 como editor de notícias, ajudando a cobrir os principais fatos de tecnologia. Sua paixão pela comunicação começou em um estágio na editora Axel Springer na Alemanha. Foi repórter e editor-assistente no Gizmodo Brasil.

Relacionados