Início » Celular » Google I/O: veja todas as novidades que o Google apresentou hoje

Google I/O: veja todas as novidades que o Google apresentou hoje

Confira recursos novos no Google Fotos, Assistente, News, Maps, Gmail, Android P e outros produtos do Google

Jean Prado Por

Aconteceu nesta terça-feira o Google I/O, conferência anual para desenvolvedores do Google. A empresa apresentou diversas novidades para os seus produtos, como o Google Fotos, Assitant, News, Maps, Gmail, Android P e outros.

Como esperado, o principal assunto na conferência foi o uso de inteligência artificial em diferentes apps e recursos do Google — agora o Assistente sabe até fazer ligações! Confira as novidades mais importantes:

Resumo do Google I/O para preguiçosos

Tem pouco tempo? Tudo bem, aqui vai um resumão para você ler em 1 minuto:

  • Google Fotos: agora sabe escanear documentos, faz sugestões de edição e é capaz de colorir uma foto em preto-e-branco;
  • Gmail: recurso Smart Compose sugere formas de completar o que você está escrevendo. Basta digitar “Meu endereço é” que o Google escreve seus dados;
  • Google Assistente: entende dois comandos ao mesmo tempo, faz ligações por você e ganhou seis novas vozes diferentes;
  • Google News: agrupa a cobertura jornalística de um tema em específico e pode resumir as notícias para você;
  • Google Maps: ganhou modo de realidade aumentada e sugere lugares para você visitar;
  • Android P: agora tem gestos, painel para usar menos o smartphone e recursos de inteligência artificial;
  • Google Lens: agora pode ser usado diretamente no app de câmera de dez Androids.

Google Fotos mais inteligente ainda

O Google Fotos ficou ainda mais inteligente: o aplicativo é capaz de fazer sugestões de edição, como remover as cores do plano de fundo; ou, pasmem, colorir uma foto em preto-e-branco (!). Além disso, agora ele sabe escanear documentos e sugere compartilhar fotos de seus amigos com eles. Veja mais informações no post completo.

Gmail Smart Compose sugere frases automaticamente

Agora, o Gmail poderá sugerir o texto de um e-mail enquanto você escreve. É com o Smart Reply, mas funciona com frases: se você digitar “Não vejo você”, ele sugere terminar com “há algum tempo”. E se você começar a frase “Meu endereço é”, o Google vai autocompletar isso com seus dados cadastrados. Veja mais informações no post completo.

Google Assistente agora sabe fazer ligações

Aqui, o que me deixou mais boquiaberto: você pode pedir para o Google Assistente agendar um corte de cabelo ou fazer uma reserva em um restaurante, por exemplo. O diálogo é incrível e assustador ao mesmo tempo: o Assistente até fala “aham” e parece entender muitas nuances de uma conversa. Veja o diálogo inteiro no post completo.

Além disso, o assistente é capaz de interpretar mais de um comando ao mesmo tempo e tem seis novas vozes, incluindo a do cantor e compositor John Legend. Para quem usa Google Home, será possível mapear uma voz específica para cada usuário.

Google Maps em realidade aumentada

Foto: The Verge.

Para ajudar na navegação ponta-a-ponta em algumas ruas da cidade, o Google Maps ganhou um modo de realidade aumentada, capaz de usar a câmera do seu celular e os dados do Street View para apontar as direções até o seu destino.

O Google também mostrou uma nova seção “For You” no Maps, que é capaz de recomendar lugares que você pode gostar perto da sua localização. Ele leva em conta suas avaliações anteriores e o tipo de comida que você gosta.

Google News resume notícias para você

Até a próxima semana, o Google vai relançar o app do News, sua plataforma de distribuição de notícias, para Android, iPhone e web. Dividido em quatro seções (For You, Headlines, Favorites e Newsstand), ele é capaz de recomendar notícias para você, mostrar um resumo da cobertura de um tema em específico, apresentar artigos de opinião e checagens de fatos relacionadas e permite assinar jornais direto do aplicativo. Veja mais informações no post completo.

Android P ganha gestos e recursos de inteligência artificial

O Android P, ainda em beta, recebeu mais novidades. Uma delas é o controle da multitarefa a partir de gestos (como no iPhone X); não há mais um botão multitarefa. Basta deslizar a barra inferior para cima para abrir o menu multitarefa.

No evento, o Google também deu destaque para algo chamado bem-estar digital, ou seja, impedir que o smartphone atrapalhe a sua vida. O Dashboard vai mostrar quanto tempo você passa em cada app, quantas notificações recebeu, e quantas vezes desbloqueou a tela. Por exemplo, será possível saber quanto tempo você assistiu YouTube, não só no celular como também no desktop.

Assim como no Google Fotos e Gmail, o Android P está ganhando recursos de inteligência artificial. Um deles é o Adaptive Battery, que limita o uso da bateria por apps que você usa pouco. Isso levou a uma redução de 30% no número de vezes em que o processador sai do modo standby.

Outro, o Adaptive Brightness, detecta suas preferências de brilho da tela, e leva isso em consideração ao fazer ajustes automáticos, em vez de depender apenas do sensor de luz ambiente. Por fim, a lista de aplicativos instalados vai sugerir, no topo, os cinco apps mais relevantes para você e ações para realizar dentro de um aplicativo. Por exemplo, se você conectar seus fones de ouvido, aparecerá a sugestão de abrir o Spotify e ouvir a faixa mais recente.

O beta apresentado hoje do Android P estará disponível para os smartphones Pixel, além de dispositivos como o Essential Phone, Sony Xperia XZ2, Nokia 7 plus e Xiaomi Mi Mix 2S. Veja mais informações no post completo.

Google Lens diretamente no app de câmera

O Google Lens, recurso para reconhecer objetos em fotos e no visor da câmera, agora poderá ser usado diretamente no app de câmera de dez Androids, como o Google Pixel 2 e o LG G7 ThinQ.

Além de ajudar no reconhecimento desses objetos, o Lens consegue interagir com eles. Se você apontar a câmera para um manequim, por exemplo, ele é capaz de mostrar o link para comprar uma determinada peça de roupa; se você apontar para um livro, ele lê o conteúdo e permite selecionar o texto.

Com informações: The Verge.

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Robert Venicius

Sim cada uma tem um ponto positivo e negativo e você apontou bem os dois, e falando em voz eu adorei a voz masculina da Siri ficou muito bom, sem sombra de duvidas é a voz mais fluida que eu já ouvi! :D

Igor

Estamos cada dia mais perto

https://www.newstatesman.co...

Kodos Otros

"Pra trabalhador que tem mais o que fazer do que ficar no xvideos e sonhando com vibrador do google."

Que não é o seu caso, pelo visto.

Kodos Otros

Faz tempo que a Google não manda tão bem assim.

Kodos Otros

Que estranho isso. Tenta resetar, sei lá!

André Dias

Pois é, o meu está configurado em um Moto Z Play, Galaxy S8 e em um Galaxy Tab S3 novinhos e todos atualizados. Configurado Spotify normalmente... e em 90% das vezes ele sugere links do Youtube.

E não é só comigo não, com outras pessoas aqui da empresa todos estes problemas continuam. Se fosse apenas meu usuário, OK, mas não é o caso.

Kodos Otros

"Tocar música impossível, ele entende otimamente bem multilingual, mas se atrapalha na hora de executar o App certo, em 90% ele abre o YouTube e. Ao o Spotify."

O meu SEMPRE abre o Spotify pq configurei ele pra ser meu player padrão de música. Isso tanto no app do celular (em pt-br) quanto no Google Home (em inglês).

booooola

Quando sera lançado esse Android P?

André Dias

Cara o Google Assistente mal consegue agendar um lembrete, ou uma reunião. Quando você tenta ele exige ué alguma coisa seja digitada....
Tocar música impossível, ele entende otimamente bem multilingual, mas se atrapalha na hora de executar o App certo, em 90% ele abre o YouTube e. Ao o Spotify.
Um dos piores pontos: o Google Assistente não entende pontuação! Você diz vírgula e e,e escreve vírgula,
Concordo que a Siri é mais mecânica e precisa melhorar, mas no uso do dia a dia, ela responde melhor que o a Google Assistente.
Outra coisa que me incomoda no Google Assistente é a voz mecânica, a Siri é bem mais fluida na qualidade de voz...
Não estou defendendo uma ou outra, eu só procure ser cético quando dizem que uma é extremamente superior a outra.

Robert Venicius

Exatamente a Siri é muito mecânica, para falar com humanos fica complicado rsrs

Robert Venicius

Uso a assistente da google aqui no iPhone a Siri é impossível não se irritar, e uma pena a assistente da google não atuar de forma nativa no iPhone seria bem melhor. kkkkkkkkk

Robert Venicius

''Resumo para preguiçosos'' adorei! Como não disponho de muito tempo, foi a melhor coisa poderia ter em todas as matérias. Hahahah

Bynho Silva

Sempre tem o cara do mimimi sério mesmo que vc é "adulto"?

hamster

E tá fazendo o que, aqui, perdendo tempo nos comentários?

Carlin

O Google é uma das empresas se não a que mais avanço no uso da IA diretamente ao usuario!

Exibir mais comentários