Início » Celular » Samsung Galaxy S9 e S9+ agora suportam o Google ARCore

Samsung Galaxy S9 e S9+ agora suportam o Google ARCore

Plataforma de realidade aumentada do Google já suporta mais de 20 dispositivos

Jean Prado Por

No ano passado, o Google anunciou o ARCore, plataforma de realidade aumentada para Android que funciona de forma semelhante ao ARKit, da Apple, que chegou no iOS 11. O ARCore já foi liberado em mais de 13 smartphones Android e agora finalmente o Galaxy S9 e Galaxy S9+ fazem parte dessa lista.

Os mais novos flagships da Samsung foram incluídos na página de suporte do ARCore, e fazem companhia ao Galaxy A5 e A7 (2017), A8 (2018), S7 e S7 Edge, S8 e S8+, além do Moto G5S Plus, Moto G6 Plus, Huawei P20, LG G6, LG G7, Sony Xperia XZ Premium, Xperia XZ1, XZ1 Compact, Xiaomi Mi Mix 2S, entre outros.

O ARCore usa a câmera do smartphone e pontos de referência no ambiente para detectar seus movimentos, superfícies horizontais e as variações de luz no ambiente, permitindo a você colocar objetos virtuais no chão, em uma mesa ou até mesmo iluminar objetos virtuais e deixá-los mais realistas.

Graças ao ARCore, é possível simular objetos virtuais, tornar jogos mais realistas e até mesmo ter uma noção de como alguns produtos ficam no “mundo real”, como móveis ou carros. Na imagem acima, é possível ver uma demonstração da Porsche coloca o carro-conceito Mission E na sua frente.

Se você ficou interessado em ver mais exemplos, basta acessar o site AR Experiments, que reúne experimentos em realidade aumentada, incluindo aplicações do ARCore. É possível, por exemplo, desenhar em um ambiente em 3D ou testar móveis da IKEA na sua casa.

Para usar o ARCore, basta baixar o app oficial da plataforma no Google Play. Nesta página, você também consegue ver alguns aplicativos e jogos que já suportam o recurso. Se você é um desenvolvedor, pode conferir o SDK completo do ARCore clicando aqui.

No passado, o Google também tinha o Tango, outro projeto de realidade aumentada, mas que prometia mapear o mundo em 3D por meio de visão computacional e vários sensores nos smartphones. Por conta da proposta ambiciosa, era preciso de um dispositivo específico, como o Zenfone AR. O ARCore, por outro lado, não exige hardware adicional.

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Rafa Siqueira Pereira

Era de se esperar isso mesmo. - I LOVE U GOOGLE

Rafael - https://routeweb.com.br/

Natalier Júnior

Caramba, e eu jurando que o carro era real. Acho que a tecnologia tá dando certo! kkk

Eduardo Braga

Me confundi hahaha

Gustavo Hofer

pelo contrário

Eduardo Braga

Nos EUA ainda são os Snapdragon. É só que dessa vez a gente recebeu os com o Snapdragon também.

Astolfinho o porco abiguinho

pensei que os Snapdragon iam pros EUA e Europa, e a gente e o resto Asia ficasse com os Exynos....

DeadPull
Na imagem acima, é possível ver uma demonstração da Porsche coloca o carro-conceito Mission E na sua frente.


É um ótimo projeto de realidade aumentada, que pode sim ser muito útil em várias situações da vida, como no caso de testar móveis virtuais dentro de casa, como foi mostrado na matéria. Agora quanto a posicionar um carro virtual na nossa frente, por mais caro que seja o modelo, e por mais realista que seja a imagem no smartphone, eu digo que nenhum programa de realidade aumentada conseguirá nos transmitir, nem de longe, a mesma emoção que sentimos ao ver com nossos próprios olhos um carrão superesportivo real bem diante de nós.

Gustavo Hofer

recurso disponível apenas para o s9 e s9 plus com processador exynos, portanto não estará disponível ao s9 e s9 plus vendidos no brasil