Início » Aplicativos e Software » O que é e como usar a função PROCV no Microsoft Excel

O que é e como usar a função PROCV no Microsoft Excel

Saiba como utilizar a função PROCV para automatizar buscas em suas planilhas

Diego Melo Por
TB Responde

A função PROCV do Microsoft Excel é usada para fazer buscas em linhas de uma tabela ou intervalo. Dessa forma, é possível automatizar a visualização de dados da sua planilha.

Por exemplo: em uma planilha de estoque de peças automotivas, você pode pesquisar pelo código da peça para ver informações como nome, preço, fabricante, etc.

Se você quer saber como usar a função PROCV da maneira correta, é simples. Ela apresenta a seguinte estrutura:

PROCV(valor_procurado;matriz_tabela;núm_índice_coluna;procurar_intervalo)

onde:

  • valor_procurado: é o valor que você deseja encontrar;
  • matriz_tabela: é o intervalo onde o valor de procurado está localizado. Esta tabela ou intervalo pode ter duas ou mais colunas, além de estar localizada em outra planilha;
  • núm_índice_coluna: o número da coluna que contém o valor a ser retornado. Por exemplo: se o intervalo for B3:E12, deverá contar a coluna B como 1, a C como 2, e assim por diante;
  • procurar_intervalo: valor que determina se a busca será feita por uma correspondência exata ou aproximada do valor pesquisado, sendo FALSO para busca exata e VERDADEIRO para aproximado. O valor padrão é VERDADEIRO;

Como usar a função PROCV no Microsoft Excel

No nosso exemplo de uma planilha de preços de peças automotivas, usando a função PROCV você pode configurar um campo de busca pelo código da peça que retornará informações como nome, preço, e fabricante.

A fórmula será inserida no campo em que você deseja exibir o valor retornado, e não no campo onde será informado o termo de busca. Neste caso, para exibirmos o nome da peça, usaríamos a seguinte fórmula:

=PROCV(C7;A1:D5;2;VERDADEIRO)

onde:

  • C7 é a célula onde será inserida o código da peça;
  • A1:D5 é o intervalo da tabela com as informações das peças;
  • 2 é o número da coluna que contém a informação a ser retornada, sendo a coluna A a número 1, a coluna B a número 2, e assim por diante;
  • VERDADEIRO é o parâmetro para realizar a busca por valores aproximados;

Para exibir as informações nas outras células, basta copiar a fórmula alterando os valores correspondentes, como o número da coluna (3 para retornar o preço e 4 para retornar o fabricante).

Se preferir utilizar o recurso de preenchimento automático, não se esqueça de “travar” o intervalo das células adicionando o “$” na frente (exemplo: $A$1:$D$5 fará com que o intervalo não mude ao arrastar a fórmula de uma célula para outra).

Assim como as outras funções do Excel, como a SE, a função PROCV também pode ser utilizada junto de outras funções em uma fórmula, proporcionando ferramentas ainda melhores para você automatizar ou incrementar suas planilhas.

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação