Início » Aplicativos e Software » O que é e como usar a função PROCV no Microsoft Excel

O que é e como usar a função PROCV no Microsoft Excel

Saiba como utilizar a função PROCV para automatizar buscas em suas planilhas

Por
1 ano atrás

A função PROCV do Microsoft Excel é usada para fazer buscas em linhas de uma tabela ou intervalo. Dessa forma, é possível automatizar a visualização de dados da sua planilha.

Por exemplo: em uma planilha de estoque de peças automotivas, você pode pesquisar pelo código da peça para ver informações como nome, preço, fabricante, etc.

Se você quer saber como usar a função PROCV da maneira correta, é simples. Ela apresenta a seguinte estrutura:

PROCV(valor_procurado;matriz_tabela;núm_índice_coluna;procurar_intervalo)

onde:

  • valor_procurado: é o valor que você deseja encontrar;
  • matriz_tabela: é o intervalo onde o valor de procurado está localizado. Esta tabela ou intervalo pode ter duas ou mais colunas, além de estar localizada em outra planilha;
  • núm_índice_coluna: o número da coluna que contém o valor a ser retornado. Por exemplo: se o intervalo for B3:E12, deverá contar a coluna B como 1, a C como 2, e assim por diante;
  • procurar_intervalo: valor que determina se a busca será feita por uma correspondência exata ou aproximada do valor pesquisado, sendo FALSO para busca exata e VERDADEIRO para aproximado. O valor padrão é VERDADEIRO;

Como usar a função PROCV no Microsoft Excel

No nosso exemplo de uma planilha de preços de peças automotivas, usando a função PROCV você pode configurar um campo de busca pelo código da peça que retornará informações como nome, preço, e fabricante.

A fórmula será inserida no campo em que você deseja exibir o valor retornado, e não no campo onde será informado o termo de busca. Neste caso, para exibirmos o nome da peça, usaríamos a seguinte fórmula:

=PROCV(C7;A1:D5;2;VERDADEIRO)

onde:

  • C7 é a célula onde será inserida o código da peça;
  • A1:D5 é o intervalo da tabela com as informações das peças;
  • 2 é o número da coluna que contém a informação a ser retornada, sendo a coluna A a número 1, a coluna B a número 2, e assim por diante;
  • VERDADEIRO é o parâmetro para realizar a busca por valores aproximados;

Para exibir as informações nas outras células, basta copiar a fórmula alterando os valores correspondentes, como o número da coluna (3 para retornar o preço e 4 para retornar o fabricante).

Se preferir utilizar o recurso de preenchimento automático, não se esqueça de “travar” o intervalo das células adicionando o “$” na frente (exemplo: $A$1:$D$5 fará com que o intervalo não mude ao arrastar a fórmula de uma célula para outra).

Assim como as outras funções do Excel, como a SE, a função PROCV também pode ser utilizada junto de outras funções em uma fórmula, proporcionando ferramentas ainda melhores para você automatizar ou incrementar suas planilhas.

Participe das conversas do Tecnoblog

Leia o post inteiro antes de comentar
e seja legal com seus amiguinhos.

Carregar Comentários Conheça nossa política de comentários aqui.