4G de 700 MHz enfim será liberado em Belo Horizonte, São Paulo e Porto Alegre

Rio de Janeiro começa a receber sinal de 700 MHz da Vivo

Lucas Braga
Por
• Atualizado há 2 anos e 4 meses
Antena / Torre celular / ERB

O presidente da Anatel, Juarez Quadros, anunciou que a frequência de 700 MHz finalmente será liberada para utilização em 40 novos municípios, entre eles as regiões metropolitanas de Belo Horizonte, São Paulo e Porto Alegre.

Essas cidades já estão aptas a iniciar a campanha de mitigação preventiva, que dura em média 30 dias. Segundo a Anatel, a população é informada sobre como agir em caso de interferência tanto no serviço móvel como na TV aberta digital. Quadros imagina que ainda em junho as operadoras já utilizem os 700 MHz.

A demora para a liberação do uso da frequência nessas capitais se deu por conta do processo de desligamento do sinal analógico de TV. Em São Paulo, o switch off ocorreu em março de 2017, mas foi necessário um período em que as equipes de engenharia das operadoras e emissoras de TV se alinhassem para eliminar interferências entre os dois serviços.

A liberação da faixa de 700 MHz para o 4G beneficia tanto as operadoras quanto os clientes: por se tratar de uma frequência mais baixa, a penetração de sinal é muito maior do que os tradicionais 1.800 MHz e 2.600 MHz que as empresas utilizam normalmente no país.

Com isso, as operadoras precisam de menos antenas para cobrir uma mesma área. Da mesma forma, os clientes possuem mais chances de ter sinal de celular funcionando em locais fechados e mais afastados.

É válido lembrar que Claro, TIM e Vivo são as três operadoras nacionais que possuem direito de uso da frequência de 700 MHz no Brasil. Oi e Nextel ficaram de fora do leilão.

Vivo lança 4G de 700 MHz no Rio de Janeiro

A Vivo divulgou que a partir desta quarta-feira (30), o 4G de 700 MHz estará disponível para seus clientes no Rio de Janeiro. A faixa será compatível com o 4G+ da operadora, que agrega diferentes frequências para entregar melhor experiência ao usuário. A operadora já utiliza essa faixa em outros 687 municípios.

Com informações: Convergência Digital, Teletime.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Lucas Braga

Lucas Braga

Repórter especializado em telecom

Lucas Braga é analista de sistemas que flerta seriamente com o jornalismo de tecnologia. Com mais de 10 anos de experiência na cobertura de telecomunicações, lida com assuntos que envolvem as principais operadoras do Brasil e entidades regulatórias. Seu gosto por viagens o tornou especialista em acumular milhas aéreas.

Relacionados