Início » Computador » Intel anuncia dois processadores de 5 GHz, e um deles tem 28 núcleos

Intel anuncia dois processadores de 5 GHz, e um deles tem 28 núcleos

Por
1 ano atrás

A Intel está comemorando o aniversário de 40 anos do processador 8086, que esteve presente no primeiro IBM PC. Desde então, ela conseguiu dominar o mercado de desktops e laptops, mas vem sofrendo pressão após o ressurgimento da AMD.

Para celebrar quatro décadas da arquitetura x86, a Intel anunciou dois processadores. O Core i7-8086K Limited Edition é seu primeiro chip que pode atingir 5 GHz no modo turbo.

Ele tem 6 núcleos, 12 threads e frequência-base de 4 GHz. Trata-se de uma versão modificada dos processadores Core i7 de 8ª geração pensados para gamers.

A Intel vai distribuir 8.086 unidades gratuitamente. Para concorrer, basta se cadastrar neste site na próxima quinta-feira (7); infelizmente, o sorteio só vale para EUA, Canadá, Alemanha, França, Reino Unido, Coréia do Sul, Taiwan, Japão e China.

Após a promoção, o Core i7-8086K estará disponível em varejistas na sexta-feira (8). Trata-se de uma edição limitada, e apenas 50 mil unidades serão fabricadas. A Intel não revela o preço, mas diz nos termos do sorteio que seu valor de varejo é de US$ 425.

A Intel também apresentou um processador de 28 núcleos que roda a 5 GHz. Ele ainda não tem nome oficial, e seu preço não foi revelado, mas deve ser lançado no quarto trimestre.

O chip atingiu 7.334 pontos no teste Cinebench R15. Para comparar, o recordista desse benchmark entre os processadores de 28 núcleos — também fabricado pela Intel — chegou a 5.010 pontos.

Toda essa performance deve custar caro. Como nota o Anandtech, a Intel já fabrica um processador com 28 núcleos: o Xeon Platinum 8180 custa US$ 10 mil e tem clock máximo de 3,8 GHz.

Com informações: ZDNet, Anandtech.

Mais sobre: ,