Início » Software » O que é o TalkBack?

O que é o TalkBack?

Recurso de acessibilidade ajuda pessoas com deficiência visual é fácil de ativar e desativar

Por
18 semanas atrás
Já conhece a nova extensão do Tecnoblog? Baixe Agora

O TalkBack é um software leitor de tela para celulares. Um recurso de acessibilidade que ajuda pessoas com deficiência visual a selecionarem as opções presentes em menus do smartphone. O suporte de voz, para quem tem baixa ou perda total de visão, fala em voz alta (como um assistente pessoal) quais são as alternativas na tela.

WhatsApp facilita gravação de mensagens de voz longas no Android

Ou seja, sempre que selecionar um aplicativos ou uma opção do aparelho, o celular irá emitir o som descritivo (feedback falado). Sendo assim, o usuário sabe o que está sendo selecionado no momento. O sistema também é capaz de avisar se a bateria está acabando, quais são os ícones presentes na tela e de ler mensagens do WhatsApp. É preciso confirmar ações, sempre com toque duplo, para dar sequência às suas escolhas.

Foto por USA-Reiseblogger/Pixabay

O TalkBack é um recurso do Android, um aplicativo que implementa o feedback falado, audível e por vibração ao telefone ou tablet e vem pré-instalado na maioria dos dispositivos Google. Entretanto, você também pode instalar direto no Google Play. No iPhone, e em outros produtos da Apple com iOS, o leitor de tela se chama Voice Over.

Muita gente ativa o TalkBack por engano

Se você está confuso com “a voz do celular”, provavelmente, ativou o TalkBack por engano. A maneira de usar o celular muda bastante e você pode encontrar dificuldades para desativar. Os comandos básicos são alterados (para rolar a tela é necessário usar dois dedos, um toque para selecionar botões e opções e dois toques para confirmá-las.

Talkback 03

Como ativar e desativar o TalkBack no Android

Ativar o TalkBack

Opção 1:

  1. Pressione as duas teclas de volume (juntas) por três segundos;
  2. Se o TalkBack não for ativado, pressione-as novamente por mais três segundos.

Dependendo da sua versão do Android, na primeira vez que você tentar usar, talvez seja necessário confirmar a configuração na caixa de diálogo de confirmação.

TalkBack 01

Se as etapas não funcionarem, ajuste os recursos de acessibilidade nas configurações.

Opção 2:

Os passos abaixo exigem auxílio de alguém sem deficiência visual, conte com um amigo.

  1. Abra o aplicativo “Configurações” do dispositivo;
  2. Abra a opção “Acessibilidade” e depois “TalkBack”;
  3. Ative o “TalkBack”.

Dica: se possível, use sempre fones de ouvido para quando precisar informar dados sensíveis como senhas (como sua senha de Wi-Fi ou do seu e-mail, por exemplo).

Desativar o TalkBack

Se você ativou sem querer e quer desativar, vai precisar lidar com o celular seguindo o modo de uso com suporte de voz. Coloque um fone de ouvido para acompanhar as instruções e dê um toque no ícone “Configurar”. Para confirmar a ação, dê dois toques para abrir. Nas configurações do seu Android, use dois dedos e deslize a tela até o final.

Talkback 02

Opção 1:

Se estiver com o atalho de acessibilidade ativado, basta pressionar as duas teclas de volume por três segundos. Se tentar e não funcionar, siga os passos abaixo no celular.

Opção 2:

  1. Abra o aplicativo “Configurações” do dispositivo;
  2. Abra a opção “Acessibilidade” e depois “TalkBack”;
  3. Desative o “TalkBack”.

 

Mais sobre: ,