Início » Aplicativos e Software » Windows 10 usará inteligência artificial para não instalar atualizações em momentos inconvenientes

Windows 10 usará inteligência artificial para não instalar atualizações em momentos inconvenientes

André Fogaça Por

A partir de hoje (26), os usuários do Windows Insider poderão utilizar uma nova forma de atualizar a versão do sistema operacional. No lugar de simplesmente ficar oferecendo lembretes de que o update precisa ser instalado, o Windows 10 utilizará inteligência artificial para entender quando é melhor iniciar o processo de update.

O Windows Insider é um programa de testes de versões ainda em beta do Windows, sempre recebendo as novidades em primeira mão, para levantar as falhas encontradas e, somente depois desta avaliação, liberar a nova versão para todo mundo que utiliza o sistema operacional da Microsoft.

Foto por Roberto Maldeno/Flickr

A partir dos updates enviados hoje, Redstone 5 e 19H1, a Microsoft entregará para mais usuários um teste que já fazia internamente com seus desenvolvedores e funcionários. Até então, qualquer atualização que necessita reiniciar a máquina ficava com um lembrete apenas com opções de lembrar mais tarde ou de instalar agora.

Nós bem sabemos que toda atualização de Windows é importante e que a segurança do computador agradece, mas em alguns momentos você está em uma reunião e não pode parar, esperar atualizar (o que, quase que sempre, não é rápido) e somente depois voltar ao que estava fazendo.

Com o novo recurso, o Windows utilizará o aprendizado de máquina para entender qual que é seu horário menos produtivo, ou menos ocupado, para propor que é a melhor hora de instalar o update. De acordo com Dona Sarkar, responsável pelo programa Windows Insider, os resultados internos foram promissores e a proposta de instalação da atualização ficou mais adaptativa e proativa – realmente entendendo a diferença entre uma pausa para tomar o café, de uma pausa para almoçar, por exemplo.

Seguindo o cenário do almoço, o computador fica ocioso por mais tempo e é o necessário para aplicar as atualizações. O que não acontece quando a pausa é de poucos minutos, apenas para o café ou uma água.

Ainda não há data prevista para a novidade chegar para todos os usuários do Windows 10, mas se já chegou no programa de testes, certamente chegará em breve para todo mundo – e vai salvar minha jogatina de Heroes of the Storm, quando a notificação da atualização ficar logo acima do minimapa e eu morro por isso.

Com informações: The Verge.

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Luís Felipe

qual a dificuldade em configurar horário ativo e consumo de banda no Windows Update?

Paul

Eita! Tinha umas coisas que eu nem sabia. A situação é pior que eu pensava. Vlw pelo link.

Keaton

Mais uma coisa pra comer processamento do PC. hahaha

Paul

Justamente pelo preço. Se viesse a Pro, iria ser uns ~500 a mais no preço final do produto(considerando que a versão PRO é 800 pra nós, meros mortais, mas para as OEMS sai mais barato).

Paul

É a melhor definição possível.

O fantástico senhor raposo

Windows tem seus problemas mas a verdade e que ele e o melhor. Mac e linux tem muitos probleminhas chatos. O unico problema msm e que cansa. As vezes e bom ir pra um so diferente. Mas depois a gente acaba voltando.

O fantástico senhor raposo

Quase todos o notebooks vem com essa versao. E nem eu tenho mais saco pra ficar reinstalando sistema. Inagina usuario comum

Thomaz Todeschini

Desculpe-me por não ter lido o versículo. A preguiça de digitar e maior amigo, desculpa.

Trovalds

Não é opinião, são FATOS. Linux no desktop não decola e não vai decolar. Postei alguns comentários atrás sobre o porque disso. Se você não leu aí eu já sinto muito por você. Pra ter opinião você tem que ter conhecimento, o que você mostrou que não tem. E não faz questão de buscar. Fica com o meu block porque eu cansei. De criança mimada basta o meu sobrinho.

Thomaz Todeschini

Argumentos nada haver ?? Acompanho os comentários do Tecnoblog faz tempo e já sei bem os seus conceitos sobre linux. Quem sabe algum dia eu perca o meu tempo com você , já que pra vc nada mais importa se não for a sua opinião .

Trovalds

Não sabe o que fala e quando é confrontado com fatos sai com mais argumentos nada haver. Só uma dica: GPMC, se você usar Win10PRO e quiser bloquear atualizações localmente. Se tiver ingressado em um domínio as políticas do AD é quem ditam como as atualizações são disponibilizadas. Enfim, encerrei por aqui. É chato argumentar contra "achismos".

PS: Linux pra mim é Gentoo. Daí pra frente, só produto pago como RHEL ou SUSE (não o open). O resto é pra usuário que quer pagar de descolado.

Renan

Como conciliar conveniência com necessidade de corrigir problemas de segurança? Novos ransomwares serão inventados e usados

Thomaz Todeschini

Ódio ? seu ao Linux kkkkkk ? ......Mas pai no Windows 10 Professional SEM modificação no REGISTRO ele atualiza força atualização depois de X meses/dias , e ai ? qualquer versão comercial do Windows 10 e assim

Trovalds

Vamos colocar os devidos pingos nos Is aqui:

- Estamos falando de DESKTOP. No DESKTOP, o Windows lidera com ampla margem.

- Windows 10 Single Language e Windows 10 Home é que forçam as atualizações. Se você quer controlar como as atualizações são instaladas, use o Windows 10 Professional.

- Concorrentes à altura do Office até você abrir aquela planilha gigante do Excel no LibreOffice Calc e ver o programa travando ou fazer uma consulta besta no LibreOffice Base com mais de 10.000 registros e ter que esperar alguns segundos ou mesmo fazendo um índice no LibreOffice Writer e ele bagunçando tudo se eu fizer uma mudança no texto a ponto de ter que refazer o índice de novo. Google Suite nem comento. Ah, e ele continua líder também por margem bem folgada e por preços módicos você paga 1 ano de Office 365 pra ter 1TB na nuvem, 60 minutos de ligações skype por mês e outros mimos. A concorrência?

- E por último e não menos importante: o máximo que você consegue de suporte numa distro Linux (mesmo uma Red Hat da vida que você paga caro) é 5 anos. Acabou o tempo, você que faça o upgrade ou fique sem suporte nenhum.

Enfim, é fácil falar do quintal dos outros sem conhecer o próprio quintal. Ódio gratuito pra mim não funciona. Volte com argumentos sérios da próxima vez daí a gente pode ter uma discussão séria.

@Sckillfer

Pra quê tornar as atualizações invisíveis como as do Chrome OS se a gente pode manter as atualizações lentas com mil reinicializações da maquina durante o horário de almoço? Quero saber que horário de almoço é esse que da tempo de atualizar o Windows.

Exibir mais comentários