Início » Internet » YouTube para computador agora se adapta a vídeos na vertical

YouTube para computador agora se adapta a vídeos na vertical

Novo player do YouTube para desktops é mais dinâmico e se ajusta a vídeos em diferentes formatos, inclusive vertical; recurso já existe nas versões mobile

Emerson Alecrim Por

No YouTube, vídeos gravados na vertical são muito comuns. Como não há campanha de conscientização que resolva, é melhor se adaptar a eles: a versão web do serviço ganhou uma atualização que faz o player se ajustar automaticamente à proporção da filmagem em vez de exibir faixas pretas nos espaços não preenchidos.

Essa é uma funcionalidade que já existe nas versões do YouTube para Android e iOS. Em ambas as plataformas, se você visualizar um vídeo gravado na vertical e colocá-lo em tela inteira, ele preencherá todo o visor.

YouTube - vídeo vertical

A versão para desktop tem um ajuste mais dinâmico, afinal, os monitores são bem maiores. A ideia é suprimir as faixas pretas para otimizar ao máximo o espaço disponível. Por conta disso, a adaptação automática vale não só para gravações na vertical, mas também para vídeos em formato 4:3 e outras proporções. Vídeos em 16:9, mais comuns, podem ficar maiores no novo player, dependendo do tamanho da tela.

Se você acessar a versão web do YouTube agora e notar que o player não se ajustou automaticamente, não estranhe: o recurso está sendo liberado aos poucos. Talvez seja melhor assim: a novidade têm deixado usuários aborrecidos.

Muitos deles dizem no fórum de ajuda do YouTube que o novo player corta partes das bordas dos vídeos ou redimensiona o tamanho destes ao ponto de diminuir a qualidade da imagem. Isso ocorre porque, além de eliminar as faixas pretas, o YouTube tenta fazer os vídeos ocuparem mais espaço na tela.

YouTube

Antes e depois

O Google não informou quando o player dinâmico estará efetivamente disponível para todos os usuários, mas como tem havido bastante feedback negativo, pode ser que a liberação para todo mundo leve mais algum tempo.

Com informações: The Verge.

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Gustavo Pereira da Silva

Ficou uma bela de uma porcaria. Mechendo onde n precisa so pra agradar abestados q n sabem gravar video no celular. Agora vc vai assistir um video 4:3 e fica aquele fundo esquisito ou resoluções maiores fica so uma tira de video. Prefiria as faixas pretas msm mt mais natural

Eliézer José Lonczynski

Tem público pra isso.

Zé das Covi
Marcus Araújo

A notícia que temos:
"YouTube para computador agora se adapta a vídeos na vertical"

A notícia que queremos:
"YouTube bane vídeos na vertical de sua plataforma"

johndoe1981

O Brasil que eu quero é um país onde as pessoas só gravem vídeos na horizontal kkkk.

johndoe1981

Eu não me importo com vídeos verticais quando a pessoa filmando está com uma mão ocupada, tipo ao gravar um tutorial, apontando ou interagindo com algum objeto. Mas a criatura com as duas mãos livres gravar vídeo na vertical tem que apanhar de cinta.

Raul Craveiro

Quando você coloca em modo teatro continua a barra preta, então pra mim não adianta nada haha

ffcalan
X-Tudãoᴳᴼᵀ

Perfeito para o Instagram.

Alisson Santos

Alguém aí já viu um vídeo 32:9 no novo player dinâmico do YouTube?
https://www.youtube.com/wat...

Carlos Taylor

https://uploads.disquscdn.c... Se liga na inovação!

DeadPull

William Bonner pira com essas matérias.

Lucas Santos

Já ia comentar "Nojo".

Internet

Já apareceu pra mim em videos 4:3 e eu achei muito estranho. Acho que prefiro letterbox ou pillarbar mesmo. Até porque, na primeira imagem, trocou duas barras pretas por barras brancas.

Andre Kittler

Sim, foi um caso de uma reformulação desnecessária (ou simplesmente ruim), onde o feedback na epoca foi muitas reclamações que ficou horrível no desktop.
Tipo isso de hoje.
E daí?

Em informatica, modernizar é tirar cores, tirar curva, e ignorar aqueles que usam desktop. Esses usuários são os chatos que ficam reclamando.

Exibir mais comentários