Início » Aplicativos e Software » Novo Chrome está entre nós (Win, Mac e Ubuntu)

Novo Chrome está entre nós (Win, Mac e Ubuntu)

Avatar Por

Aê! O Google anunciou hoje uma nova versão do navegador Google Chrome. Fazia tempo que nós esperávamos esse release, mas hoje finalmente a espera acabou. Um monte de novas funções já presentes nas versões beta e dev do navegador chegam ao grande público, que poderá aproveitar mais o aplicativo desenvolvido pelo Google.

E o melhor é que o lançamento é triplo: a nova versão estável do Chrome foi disponibilizada simultaneamente para Windows, Mac OS e Linux. Nunca antes na história desse país o Chrome esteve tão acessível, em tantos sistemas operacionais e na versão mais estável.

Chrome 5 no Windows XP. Clique para ampliar.

Entre as novidades do Chrome 5, está a nova interface. "Nova", em termos, porque muito pouco foi modificado: agora ela está cinza em alguns sistemas, embora permaneça azul no velho Windows XP de guerra. Já no Mac OS Snow Leopard e no Ubuntu ele fica cinza, conforme era esperado.

A sincronização com a nuvem do Google foi expandida. Antes, somente favoritos podiam ser copiados para o Google Docs, a fim de que o usuário os acessasse de qualquer lugar. Agora, temas e configurações também são sincronizados de tempos em tempos. Infelizmente, no entanto, o Chrome ainda não ganhou uma forma de manter nomes de usuário e senhas devidamente sincronizados.

Não menos importante, o desempenho do Chrome na versão 5 foi bastante melhorado. De acordo com o Google, o ganho de performance na execução de JavaScript foi de 213% no teste V8 e de 305% no conjunto de testes SunSpider, se comparado com o primeiro beta do aplicativo (lá em 2008).

Download | Google Chrome