Início » Celular » Tecnocast 096 – Viciados em celulares

Tecnocast 096 – Viciados em celulares

Paulo Higa Por

O smartphone concentrou muitas das nossas tarefas em um único aparelho: ele não é apenas seu telefone, mas também seu despertador, câmera, player de música, TV… E, além de fazer e receber ligações, ele te notifica a todo instante sobre mensagens no WhatsApp, curtidas no Instagram, compromissos na agenda, promoções em apps de delivery, bônus diário no joguinho ou mesmo um álbum novo no serviço de música.

Tecnocast 096 - Viciados em celulares

Mas quanto disso é ruído e quanto é realmente útil? Será que estamos passando muito tempo no smartphone? (Sim.) Neste episódio, batemos um papo sobre o vício em celulares e os truques para evitar a dependência desse pequeno aparelhinho. Dá o play e vem com a gente!

Conteúdo comentado no Tecnocast

Participantes

Assine o Tecnocast

Edição e Sonorização

Tecnocast é editado por Paulo Barba.

Arte da Capa

Arte da capa feita pelos nossos amigos da Ilustrata! <3

Assistente de Compras do TB

Comprar pelo melhor preço é muito mais fácil com o Assistente de Compras do Tecnoblog. Nossa extensão monitora milhões de produtos em centenas de lojas e te avisa se ele está em seu melhor preço. Ela ainda conta com um módulo Testador de Cupons que coleta e aplica automaticamente cupons de desconto no seu carrinho de compras.

Usando o Assistente de Compras no seu Chrome você também ajuda o TB a produzir o melhor conteúdo de tecnologia do Brasil. Baixe agora!

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Guilherme Kyon

Pra mim a interface do Android e iOS são terriveis, cheias de icones vermelhos piscando e tremendo o tempo todo. Não tem jeito o Windows Phone morreu mas ainda uso um launcher do Windows 10 mobile, pra mim é o melhor sistema de notificações de tela inicial, além de ser discreto já mostra uma prévia do que é a msg, diminuindo mto a asiedade e curiosidade de ver o que é, os alertas de notificações do WP10 eram muito melhor, além de ocupar bem menos espaço na tela vc podia ver a msg inteira na notificação sem precisar pegar o celular e abrir o app. O windows phone podia não ter mtos apps mas sempre será o melhor sistema. https://uploads.disquscdn.c...

Marcos Monteiro

O cast me fez perceber que eu realmente estou vivendo em uma mar de notificações. Desativei diversas aqui. Fiquei curioso para saber como vocês fazem para contabilizar a quantidade de notificações que recebem diariamente.

Wesley Teofilo Oliveira

Pessoal, sempre achei estranho como nos tornamos dependentes do celular. Sou professor universitário em Belo Horizonte e meus alunos (principalmente os mais jovens) não largam o celular para nada. Acontece que recentemente visitei a China e aí realmente fiquei espantado. As pessoas não largam o celular em momento algum, inclusive andando na rua, subindo e descendo escadas, entrando no onibus e metrô, comendo e etc. O mais impressionante é que aquele mar de gente andando de cabeças baixas olhando para suas telas não se trombam!!! Eles devem tem im GPS no corpo ou um sexto sentido. Também com 4G pegando perfeitamente até a 50m abaixo da terra dentro do metrô a 60km/h eles conversam praticamente só via vídeo e assistem streaming. Depois disso vi que estaca mo lucro pois a situação de meus alunos com o celular ainda pode piorar. 😁

leoleonardo85

Desde o final do ano passado eu consegui diminuir o uso do Facebook em 90%, hoje ainda navego na Timeline, mas não sinto necessidade de sair distribuindo likes e deixei de seguira maioria das páginas que seguia (o Tecnoblog permaneceu), como o meu trabalho é tranquilo, acabo mexendo muito no celular, então meu uso de Instagram e Twitter é bastante alto.

No celular não tem mais o App do Facebook, e Instagram eu desativei praticamente todas as notificações, o que causou um alivio enorme, porque antes o celular apitava pra qualquer like que chegava.

Sobre o que foi comentado de como ficamos em lugares sem 4G ou Wifi, eu sempre fui muito tranquilo com isso, maioria das vezes viajo com amigos onde não tem sinal, então acabo só levando o celular no bolso pra ficar tirando fotos, não sinto a falta do restante das funções dele.

E parei de digitar porque chegou uma notificação aqui, desculpem.

João Nunes Rios

Da pra fazer esse esquema de pacotes de notificaçoes no Android 8? Seria bem legal pra mim, eu me incomodo um pouco com as constantes luzinhas e ícones aparecendo na parte superior, fazendo a gente descer a barra so pra limpar rsrsrs e nessa a gente acaba perdendo algo importante ou ao menos interessante

Lêe Rodrigues

Já fazem uns 6 meses que eu desativei TODAS AS NOTIFICAÇÕES do meu celular. Até o barulho de vibração estava me irritando. Acho que estou ficando velho kkkkkkkk

Theo Queiroz

Ouvi esse podcast no meu celular. Não sou viciado.

zoiuduu .

eu sou viciado no pc, o smart só uso quanod to longe do pc, axo ruim o android 5 pq num tem muitas opçoes,tipo, num tem como abrir um monte de janela tipo windows,

Juninho

Não uso Facebook, Twitter, Instagram...tenho perfil no YouTube e sim me considero viciado em internet, acho que eu era mais quando usava Orkut e MSN, atualmente leio mais e assisto filmes e séries.

S Y N T H W A V E + L O V E R

Só uso porque sou obrigado, mas não gosto, não. Quer controlar muito a minha vida, e algumas relações sociais se tornaram superficiais. Fica uma pá de gente, cada um no seu canto, com cell na mão.

Portanto, se você tem alguém que não mexe no celular enquanto fala com você valorize essa pessoa.

leoleonardo85

Eu não sou viciado, paro quando quiser

Renan Rufino

haha também, entendi nada kk

Bardni

Fui no teu twitter @mobilon, abri a foto pra ver que tava sem dock e ainda sim fiquei espantado com as notificacoes.

Sobre os Leds, sempre usei no Blackberry e sinto falta no iPhone.

 david

não vivo sem meu IPHONE, acho que teria um treko

Eduardo Braga

Pois é. Até agora nada :/

Exibir mais comentários