Início » Computador » Mozilla vai remover complementos antigos do Firefox

Mozilla vai remover complementos antigos do Firefox

Com a medida, a Mozilla permitirá que apenas add-ons feitos com API compatível com o Chrome e Edge possam ser baixados.

André Fogaça Por

Depois de excluir 23 complementos que não eram tão seguros e espionavam o usuário, a Mozilla publicou que removerá todos os add-ons antigos e que estão no portal do Firefox. O objetivo é fazer com que todos os complementos sejam desenvolvidos com base em uma API que é compatível com o Chrome.

Firefox Quantum

Antes desta API, o browser utilizava outra chamada XUL, ou XML User Interface Language, que é uma interface desenvolvida pela Mozilla para as extensões e complementos. Desde a versão 57 do navegador, que foi lançada no ano passado, ela foi substituída pela WebExtensions.

“A Mozilla deixará de oferecer suporte ao Firefox Extended Support Release (ESR) 52, a versão final que é compatível com add-ons, no dia 5 de setembro de 2018”, comentou a fundação em post de seu blog oficial. A ESR é uma versão do browser atualizada uma vez por ano e ainda contava com suporte para as antigas extensões.

A partir do dia 6 de setembro, todas as extensões ainda desenvolvidas da forma antiga serão removidas do repositório oficial do Firefox, em addons.mozilla.org. Além de eliminar os já existentes, a Mozilla declinará todos os pedidos para inserir novos complementos que não são feitos com a API WebExtensions.

Se você utiliza a versão ESR do browser e precisa de algum desses add-ons, precisa avisar ao desenvolvedor para que ele atualize seu produto no repositório, para que o navegador atualize automaticamente a extensão instalada.

Com informações: Firefox.

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Keaton

Aprenda a fazer paragrafos... mds

Ninguém merece texto enorme com informação toda misturada em um único paragrafo. é terrivel de ler.

O objetivo é fazer com que todos os complementos sejam desenvolvidos com base em uma API que é compatível com o Chrome.

Exatamente o que eu to dizendo, porém lembrando novamente que o Chrome não aceita, por padrão, instalações extensões via website de outro site fora o seguinte: https://chrome.google.com/w...
Se estiverem em outro site, como eu disse, precisará ser arrastada para a janela de extensões do Chrome, o que matará essa funcionalidade. (E parece que o Chrome estava querendo cortar isso.) https://blog.chromium.org/2...

VaGNaroK Alkimist

"Quanto a primeira parte, simples. Favor ler porra do artigo."... Como você mesmo disse lá em cima "as extensões do Firefox serão as do Chrome..." ou seja uma afirmação, já no artigo deste site diz, "O objetivo é fazer com que todos os complementos sejam desenvolvidos com base em uma API que é compatível com o Chrome." ou seja ser usado a mesma tecnologia que o chrome usa e não usar as mesmas extensões dele, pois se fosse isso as extensões dele funcionariam no firefox. "Quanto ao Firefox ter repositório, eu sei... alias, diga-se de passagem, quase todo mundo sabe"... então não devia ter dito a asneira " O resto tem de ser instalada de forma manual." no seu segundo comentário, isso foi simplesmente ridículo. "Tu le da forma que tu quer, interpreta da forma que lhe convém, e depois escreve mais coisas ridiculamente óbvias", para não haver interpretação errônea o correto era você se expressar da maneira mais exata possível para não se queixar de coisas banais como "interpreta da forma que lhe convém".

Keaton

Quanto a primeira parte, simples. Favor ler porra do artigo. Os Addons vão sumir, darão lugar às extensões com API do humhum... CHROME.

Quanto ao Firefox ter repositório, eu sei... alias, diga-se de passagem, quase todo mundo sabe... Então favor não bancar o Capitão Óbvio.

No caso da instalação das extensões, achei estar ridiculamente óbvio que eu me referia ao Chrome. (Principalmente porque está escrito "para a janela de extensões do CHROME"... [ou você acha {mesmo que remotamente} possivel instalar uma extensão no FIREFOX arrastando uma extensão para uma janela do CHROME?

VaGNaroK Alkimist

"as extensões do Firefox serão as do Chrome". por gentileza proceda com a fonte da notícia com o link de informação da mesma, pois só dizer (caso seja mentira) é uma coisa e provar é outra. "O resto tem de ser instalada de forma manual.", O firefox tem um repositório de onde os usuários baixam os complementos como mostra no link a seguir: https://addons.mozilla.org/...
e essa de "O resto tem que instalar de forma manual" foi o cúmulo do absurdo.... eu não sei se dou risada ou se aplaudo essa disseminação de falta de conhecimento.

Tjago

Configurações do celular - Nuvem e Contas - Contas - Adicionar conta e seleciona a sua do mozilla sync

Lucas

Como você sincroniza com o navegador da Samsung?

@Sckillfer

Já nem uso mais, a vantagem eram os addons, agora que os addons são mais limitados que os do Chrome, mudei pro Chrome mesmo, pelo menos tem gerenciador de tarefas, seleção múltipla de abas e atalho pra encerrar, tudo que eu adicionava no FF e agora não posso mais.

Keaton

Print Edit? Seria algo como o Print What You Like?
https://chrome.google.com/w...

Já esse Tab Mix Plus... serve pra?
Pelo que eu li, a unica coisa que o Chrome não faz é duplicar aba. (salvar sessão ele salva, mas só quando se fecha ele. - e tem extensões para isso)

Keaton

https://media.tenor.com/ima...

Pequeno detalhe que você perdeu tentando parecer inteligente falando coisas óbvias... as extensões do Firefox serão as do Chrome... lembrando que o Chrome só instala extensões vindas do próprio site. O resto tem de ser instalada de forma manual. (baixando e arrastando para a janela de extensões do Chrome)

Veritas

As extensões do Chrome são porcarias.

Não é à toa que não existia um simples Tab Mix Plus para Chrome...

Veritas

Ferraram com um dos pontos fortes do Firefox: os complementos.

Coisas como Tab Mix Plus, Print Edit...

VaGNaroK Alkimist

"Mozilla desiste de addons próprios para usar as extensões do Chrome"... A vantagem de usar "extensões do Chrome" é que teoricamente as extensões do firefox poderiam funcionar no chrome e as do chrome no firefox, mais você não pensou nessa hipótese né?

Capitão Caverna

kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

Austin Powers

Boa Tarde.

Já estou até vendo vai chover reclamações,sobre o assunto no suporte da mozilla.

Quando teve esta mudança para o WebExtensions,já teve um enxurrada de reclamações agora vai ser pior.

doorspaulo

Cara, você está apenas de hater. Em alguns benchs ele ganha, em outros ele perde mas, na média, acaba sendo a mesma coisa.

No uso diário, realmente não tem diferença. Um dos únicos casos que vejo diferença, é no YouTube, por conta de algumas APIs exclusivas do Chrome, mas que é contornado com uma extensão nos outros navegadores.

Exibir mais comentários