Início » Aplicativos e Software » Skype simplifica interface e remove “stories” que ninguém usava

Skype simplifica interface e remove “stories” que ninguém usava

Skype se concentra em ligações (incluindo videochamadas) e mensagens; Destaques foram removidos para melhorar interface

Felipe Ventura Por

Quando o Skype decidiu copiar o Snapchat acrescentando um recurso “stories”, alguns acharam que era uma brincadeira. Não era. Agora, a Microsoft enfim decidiu remover os Destaques do aplicativo para simplificar a interface. O novo design está disponível para Android, iPhone, macOS, Linux e Windows.

O Skype está se concentrando em seus dois fundamentos: fazer ligações (geralmente com vídeo) e enviar mensagens. O aplicativo para Android e iOS possui apenas três botões na parte inferior: Chats, Chamadas e Contatos.

As opções Destaques e Câmera foram removidas. “Os Destaques não tiveram repercussão entre a maioria dos usuários”, escreve Peter Skillman, diretor de design do Skype. Ou seja, praticamente ninguém usava esse recurso. (Quem usava terá até 30 de setembro de 2018 para fazer backup das fotos enviadas.)

Interface ficou mais simples no celular e no PC

A interface também recebeu alguns ajustes no Windows, macOS e Linux. Os botões de Chats, Chamadas, Contatos e Notificações foram migrados para o canto superior esquerdo da janela.

Além disso, o Skype deu um jeito naqueles fundos supercoloridos em cada mensagem. “Diminuímos o alcance visual dos gradientes e reintroduzimos um tema azul simplificado do Skype clássico ajustado para contraste e legibilidade”, explica Skillman.

Por fim, a Microsoft abriu um novo canal para receber feedback dos usuários. Se você tem alguma sugestão para o Skype, visite o fórum UserVoice. É possível votar na ideia dos outros usuários, ou propor a sua.

No último ano, “complicamos demais alguns dos nossos principais cenários”, diz Skillman. A Microsoft se viu obrigada a reverter diversas mudanças na interface após críticas dos usuários. Ela também está mantendo o Skype 7.0 (clássico) na ativa por mais tempo que o previsto.

O novo design está disponível na versão mais recente do Skype (8.29) para Android, iOS, macOS, Linux, Windows 7, 8 e 8.1. A versão da loja do Windows 10 não foi atualizada.

Com informações: Skype, The Verge.

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

João

O maior erro foi matar o MSN. Estariam com um app mais popular que Whatsapp nos dias de hoje se mantivessem o MSN, só adaptando às tecnologias do momento.

Carlin

Faz muito sentido a necessidade de evolução que WhatsApp deveria entregar olhando por esse lado . Acho que o Facebook não quer matar o Messenger (apesar de não possuir a penetração que o WhatsApp possui no ramo empresaria/comercial), no fim eles não querem fazer com que os seus próprios mensageiros entrem em conflito entre si. Lembro de quando rolo a possibilidade do Direct do Instagram ser um app solto, IMAGINA só que terror que ia ser?!

Bom o Facebook criou as barreiras que limitam o WhatsApp cabe a ele transpassa-las!

Junior Max

Então, comigo tem funcionado, já não uso mais o whatsapp faz uns 5 anos. No começo era bem difícil, mas como meus amigos foram instalando o telegram pra falar comigo (e possivelmente testar) eles acabram gostando do aplicativo e hoje usam sem medo, alguns amigos dizem até usar o telegram como aplicativo principal. Eu que resolvi abolir de vez o whatsapp do meu celular. Nao sei como ele ta hoje, mas na minha época drenava minha bateria. Agora, o inverso tmb acontece, como alguns amigos nao tem telegram, eu tenho que ligar ou usar SMS para me comunicar. E assim a vida segue.

Felipe Liʍa

Skype so pra trab!

Felipe Liʍa

pq e o meio mais fácil e acessivel!... fora q ja vem instalados nos Samsungs e Motos Gs da vida :)

Cristina Nascimento

Tu tem q ser a cereja do bolo pra alguém instalar Telegram só por tua causa, rsrs.
E eu tenho um colega assim, mas nem Telegram usa, só Hangouts (!). Ambos são ótimos apps e só o fato de não ter necessidade de fazer backup de chats (não entendo pq não se pode mudar o horário do backup diário, eu desligo o telefone de noite e ligo bem depois das 2 da madruga, hora do backup) já tá valendo.
Mas no Brasil o povo é gado: segue o rebanho. "Eu uso o whatsapp pq todos usam". Aff!

André Dias

Pode ser.
Mas a questão da conexão e desconexão temporária do App é porque a Plataforma não evoluiu.
O “servidor” continua sendo o seu celular e dele depende todo o resto.
Não creio ser algo simples quando se é estrutural. Com certeza é algo complexo que o FB de alguma forma não vê vantagem em mexer (talvez pelos mercados menos expressivos ao qual o Whatsapp domina - EUA e Europa como um todo tem pouco penetração - salvo alguns países).
Sobre necessidade, uma vez que a própria justiça brasileira vê que o Whatsapp é um meio de notificação, mostra a necessidade de ser universal.
Uma empresa que contrata alguém e se comunica pelo WhatsApp, é obrigada a centralizar em uma única pessoa... isso é um limitador imenso.

Carlin

Foi o que pensei, o Messenger conseguiu transcender do Facebook e hoje esta em tudo quanto é canto! Já o WhatsApp não se deu o trabalho de sair do Mobile! SINCERAMENTE, no momento não consigo pensar em nada que justifique a não saída do WhatsApp do smartphone. Beleza que existe o processo de autenticação, mais creio eu que esse seja um problema simples, vide o WhatsApp Web.. até mesmo uma desconexão parcial do app instalado no telefone (sem a necessidade de ficar reconectando como você mesmo disso, é como se fosse uma permissão que o usuário saberia quando desconectar ou não)

André Dias

Depende.
A partir do momento que o WhatsApp torna-se padrão em um país para comunicação tanto pessoal quanto empresarial, acaba sendo necessidade.
Nem mesmo o Whatsapp Business funciona como comunicador universal (mas vende-se como tal).
No mínimo é falta de visão da desenvolvedora. Não se trata de um desvio de foco, mas sim abraçar ao que ele se propõe ser.
O próprio Messenger do FB é um mensageiro universal. Aí vem a pergunta: qual dos dois traduz mais o cerne de “comunicar”? Tenho certeza que o Whatsapp tem a preferência.

Carlin

Hummm, até entendo a proposta de tornar o WhatsApp um mensageiro universal, não vejo isso como um problema para a plataforma de mensagens!

🧙‍♂️ Mago Erudito® ᴾᴿᴱᴹᴵᵁᴹ

Pior é ter que ouvir "entendidos" me xingar pq falei mal do que a M$ fez com o Skype.

Cameron Poe

Realmente, só vai servir pra ligar pro fixo dos minutos do office 365 haha (quando estou sem crédito)

leoleonardo85

E em Desktop ele é pesado também, não tem como justificar isso

André Dias

Recursos básicos já resolveriam: funcionar sem necessidade do celular. Isso é muito chato. Se estou em um cliente sem sinal, e mesmo com internet no notebook ou iPad, nada funciona. Se preciso carregar o celular e usar a iPad também não funciona. Mesmo o Desktop tem momentos que tenho que chegar perto do smartphone, desbloquear, abrir o Whtasapp para voltar a conectar.
São apenas alguns exemplos básicos.

Luis Fernando

Cara... eu tenho um note 8 e oh vou te dizer q pena pra rodar esse skype.

Exibir mais comentários