Skype ganha criptografia de ponta a ponta usada no WhatsApp
Skype libera Conversa Privada nos aplicativos para iOS, Android, Linux, Mac e Windows; recurso é opcional
Skype libera Conversa Privada nos aplicativos para iOS, Android, Linux, Mac e Windows; recurso é opcional
Em janeiro, a Microsoft anunciou que iria implementar criptografia de ponta a ponta no Skype. Usando a mesma tecnologia usada no WhatsApp, cada mensagem só poderia ser lida pelo remetente e destinatário. Os aplicativos para iOS, Android, Linux, Mac e Windows foram atualizados com o novo recurso “Conversa Privada” — mas ele é opcional.
O Skype adotou o protocolo Signal, usado por padrão no WhatsApp desde 2016. Ele é mantido pela Open Whisper Systems, cujo app de mensagens criptografadas vem sendo promovido por Edward Snowden e por outros defensores de privacidade. O Facebook Messenger e o (finado) Google Allo também têm esse protocolo de criptografia, mas apenas em conversas secretas.
Para usar a “Conversa Privada” no Skype, você e seu contato precisam ter a versão mais recente do aplicativo. Isso está disponível apenas para chats individuais, não para grupos.
A Microsoft diz que todas as “chamadas, mensagens e arquivos na conversa” serão protegidos por criptografia de ponta a ponta. Segundo o MSPowerUser, o conteúdo do chat ficará oculto na lista de bate-papo, e não aparecerá nas notificações.
O recurso está disponível para iOS, Android, Linux, Mac e Windows 7/8/10. Vale notar que a versão para Windows 10 (da Microsoft Store) ainda não é compatível.
Estas são as instruções para o Skype no Linux, macOS e Windows 7/8/10:
Caso o contato esteja em uma versão antiga do Skype, você verá uma mensagem de erro; o convite não será enviado.
Para enviar e receber mensagens criptografadas no iOS ou Android, siga esses passos:
Novamente, se o contato estiver em uma versão antiga do Skype, surge uma mensagem de erro, e o convite não é enviado.
Com informações: MSPowerUser.