Início » Brasil » PF analisará mensagens falsas no WhatsApp que indicam nova greve dos caminhoneiros

PF analisará mensagens falsas no WhatsApp que indicam nova greve dos caminhoneiros

A investigação da Polícia Federal quer descobrir autores de mensagens falsas no WhatsApp

Victor Hugo Silva Por

A greve dos caminhoneiros ocorreu em maio, mas parece não ter sido totalmente superada. Desde o início da semana, algumas pessoas estão recebendo mensagens no WhatsApp que indicam os planos para uma nova paralisação.

As informações, no entanto, são falsas e se tornaram alvo de investigação da Polícia Federal, que busca descobrir os autores das mensagens. A ordem para a análise partiu do ministro da Segurança Pública, Raul Jungmann.

Greve dos caminhoneiros em maio de 2018

Greve dos caminhoneiros em maio de 2018 (Foto: Tânia Rêgo/Agência Brasil)

Segundo a Folha de S.Paulo, o ministério afirmou em comunicado que as mensagens são um “grave fator de desestabilização e tem grande potencial para provocar a desordem pública”. Além disso, elas “se enquadram na categoria de fake news“.

A pasta afirma que “seus autores e veiculadores podem responder por crime contra a economia popular e por publicidade enganosa”. No texto, ainda há a menção de leis sobre crimes contra ordem tributária, econômica e de relação de consumo.

“A pena total para quem cometer crime contra a economia popular e ferir o Código de Defesa do Consumidor, conforme legislação citada, é de detenção de 4 anos e 9 meses até 18 anos mais pagamento de multa”, diz a nota.

O ministério indicou que representantes da categoria não preveem nova greve.

A Abcam (Associação Brasileira dos Caminhoneiros), por exemplo, garante que “não há qualquer movimento de paralisação por parte das entidades representativas do setor de transportes”. A entidade diz que as mensagens que circulam no WhatsApp são antigas e foram enviadas durante a greve de maio.

Ainda de acordo com a Folha, a categoria tem somente um ato marcado para o dia 12 de setembro, na sede da ANTT (Agência Nacional de Transportes Terrestres), em Brasília.

Bloqueio do WhatsApp também é falso

Ao mesmo tempo em que algumas mensagens tratam da suposta paralisação, outras afirmam que o governo irá bloquear o WhatsApp para “dificultar a comunicação dos caminhoneiros com a paralisação”.

“Seu aparelho vai pedir atualização, por não atualize, ele vai bloquear de imediato”, diz a mensagem. O WhatsApp desmentiu a informação.

Mensagen falsa sobre bloqueio do WhatsApp

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Helmut

Sim, concordo plenamente. Foi justamente esse pensamento que me levou a fazer a primeira pergunta.

Nicolas_RS

Tu tem que ser muito burr0 para não entender uma coisas tão simples!

Helmut

Você está sendo filosófico ou paranoico?

johndoe1981

Bla, bla, bla, nem li o textão. Mas de qualquer forma, é bom depois você passar papel higiênico no seu teclado, porque vindo de um canhoto como você só pode ter sido um monte de m...da mesmo.

Willian Nobuo

Duvido haver punições aos donos de postos, os únicos beneficiados com essas fake news e prováveis propagadores destas.

johndoe1981

É, deixa ele atacar, deve ser a única alegria que ele tem na vidinha insignificante dele.

Thiago Lopes

Acho que você confundiu as palavras "verdade" e "versao". Quando um fato acontece só há uma verdade, mas há várias versões.

João

Já pensou mais uma greve... Combustível mais caro no futuro e dólar pior. Só vem coisa boa.

johndoe1981

Acreditaria se eu votasse nele. E você tem um jeitinho de quem acredita nas mentiras da esquerda, que adora propagar fake news por meio de Foice de SP e Carta Capital.

Estava demorando pra vir um mala misturar política no meio, parece que depois que negaram a candidatura do molusco os esquerdopatas surtaram e agora estão ainda mais desesperados e apelando para a "tática" de atacar os adversários políticos, já que não têm quaisquer argumentos.

Nicolas_RS

Sim, na teoria, na praticá...toda pessoa tem um lado, é impossível alguém ser isento de qualquer lado!

johndoe1981

Entendi agora, foi o "que são apenas boatos" que me confundiu. Mas o boato que eu li no Whatsapp, ao pé da letra, era de que iria começar uma greve entre sábado e segunda, o que não se concretizou. Se houver greve daqui em um futuro próximo, ai já é outra história.

Arley Martins

Bem que podia para tudo de novo mesmo e não voltar até sair tudo esses políticos vagabundos.
Pena que por enquanto é fake.

Lord Cheetos

sim, "acredita que é fake news" e não "acredita em fake news".

Eduardo Braga

Acho que ele tá se referindo a quem acredita que é fake news, e não quem acredita nas fake news em si.

Arthur Reyx

A verdade da mosca não é a mesma verdade da aranha.

Exibir mais comentários