Início » Mobile Telecom » iPhone XS e XS Max dos EUA são incompatíveis com 4G de 700 MHz do Brasil

iPhone XS e XS Max dos EUA são incompatíveis com 4G de 700 MHz do Brasil

Quem comprar iPhone XS ou iPhone XS Max nos Estados Unidos poderá encontrar problemas com 4G ao voltar para o Brasil

Por
12/09/2018 às 16h38
Já conhece a nova extensão do Tecnoblog? Baixe Agora

A Apple acaba de anunciar os novos iPhones de 2018, e se você planeja comprar um iPhone XS ou XS Max nos Estados Unidos, Canadá, Porto Rico ou Ilhas Virgens Americanas, fique atento: o aparelho pode não funcionar com 4G em algumas regiões do Brasil. Ou seja, você pode ter problemas em algumas cidades menores com a Claro, TIM ou Vivo.

Isso acontece porque, nos EUA, serão vendidas as variantes A1920 (iPhone XS) e A1921 (iPhone XS Max). O site da Apple informa as frequências compatíveis com cada modelo, e embora existam várias opções de 700 MHz nos iPhones XS americanos, nenhuma delas corresponde à banda 28 utilizada no Brasil.

As variantes vendidas na Europa possuem todas as frequências de 4G utilizadas no Brasil, e provavelmente serão os modelos que a Apple venderá por aqui.

O 4G de 700 MHz brasileiro utiliza a banda 28, também conhecida como APT. É uma banda que foi amplamente adotada por países da Europa e da Ásia, por ser mais eficiente em espectro que as frequências adotadas na América do Norte.

Apesar da notícia, vale lembrar que o iPhone XS e XS Max vão funcionar no Brasil: o aparelho continua sendo compatível com redes 2G e 3G, e possui as bandas 1 (2.100 MHz), 3 (1.800 MHz) e 7 (2.600 MHz) que estão presentes em diversas cidades brasileiras para o 4G.

4G de 700 MHz tem alcance maior

Por se tratar de uma frequência menor, o 4G de 700 MHz tem um alcance maior, o que é importante para expandir a cobertura, principalmente em ambientes fechados. Em algumas cidades do interior, diversas operadoras implementaram o 4G apenas na frequência de 700 MHz, e quem tiver um iPhone da nova geração comprado na América do Norte não conseguirá usar a rede.

Se você usa Oi ou Nextel, não há com o que se preocupar: nenhuma das duas operadoras possui rede 4G usando 700 MHz. Mas quem usa Claro, TIM ou Vivo pode enfrentar uma cobertura pior do que outros aparelhos (se comprar o modelo americano).

Ainda não sabemos se isso também vale para o iPhone XR: o modelo só será vendido a partir de 26 de outubro, e a Apple ainda não divulgou as versões e suas respectivas bandas LTE.

As versões americanas do iPhone XS e XS Max não possuem a banda 28:

As versões europeias do iPhone XS e XS Max possuem a banda 28, utilizada no Brasil: