Como baixar músicas no SoundCloud [ou podcasts]

O autor pode habilitar o download da sua faixa no SoundCloud e isso permite que ouvintes baixem o áudio sem compressão

Melissa Cruz Cossetti
Por
• Atualizado há 1 ano e 1 mês
SoundCloud / Pixabay

Você pode baixar músicas do SoundCloud (e podcasts) para ouvir offline e adicionar às suas playlists em outros players. O SoundCloud, diferente de Spotify, Deezer e Apple Music, é o lar de uma tonelada de artistas promissores que usam a plataforma para distribuir seu trabalho de forma independente. Se você é fã de música eletrônica ou está procurando mergulhar mais fundo em algum gênero, esse é o seu lugar.

O autor do conteúdo pode habilitar o download da sua faixa e isso permite que ouvintes baixem o áudio no mesmo formato em que foi enviado, sem transcodificação adicional. O download de conteúdo do SoundCloud pode ser feito de duas formas: direto no botão baixar ou com webapps. Entenda como funciona cada um dos casos.

Como baixar músicas no SoundCloud (oficial)

Existe uma maneira oficial de baixar faixas (podcasts e músicas) do SoundCloud, embora com algumas limitações. Baixar qualquer coisa do SoundCloud usando o método oficial é incrivelmente fácil. Basta olhar abaixo da faixa que você está ouvindo e buscar a opção “…Mais”. Você verá um botão de “Download”. Basta clicar nele.

Essa é a única maneira pela qual o SoundCloud permite que os usuários baixem faixas, mas você notará que nem todas as faixas podem ser baixadas. Os artistas e os donos de podcasts têm a opção de permitir ou não o download. Você também perceberá que só pode fazer o download de uma faixa por vez e não o download de playlists inteiras.

Como baixar músicas no SoundCloud

SoundCloud Downloader (não oficial)

Se o que você quiser baixar não estiver disponível para download no SoundCloud será necessário usar métodos alternativos (da mesma forma que é feito para baixar vídeos no YouTube). Isso não é endossado pelo SoundCloud e é proibido nos termos de uso.

Até o momento, porém, a empresa não foi apontada por ter banido usuários por fazer o download de músicas e podcasts por meios de sites de terceiros e plugins (extensões), mas esteja ciente de que isso não é oficialmente suportado pela plataforma.

Considere apoiar o artista
Vale a pena mencionar que a razão pela qual alguns artistas não querem que suas faixas estejam disponíveis para download é que eles estão tentando vendê-las em outro lugar, como outros serviços de streaming de música e conteúdo audiovisual.

A maneira mais prática de baixar qualquer coisa do SoundCloud é usar uma extensão no navegador. Há boas opções tanto para Google Chrome como para Mozilla Firefox.

Como baixar conteúdo do SoundCloud com plugins

  1. Baixe uma das opções acima no seu navegador;
  2. Encontre uma faixa que você deseja baixar no SoundCloud;
  3. Clique no botão de download que agora aparece abaixo de cada faixa.

Como baixar conteúdo do SoundCloud sem instalar nada

Caso você não queira instalar nada no navegador ou esteja usando o seu celular, é possível contar com sites de terceiros e webapps. Se você faz download no SoundCloud com pouca frequência, pode ser a melhor opção. Basta copiar a URL de uma determinada faixa e ir para um site que cuida do resto. Há vários sites que prometem fazer isso, veja algumas opções que podem facilitar o download sem usar aplicativos.

Usar o site evita baixar aplicativos no Android e no iPhone (iOS), mas você ainda pode fazer isso, se quiser. Cuide, sempre, para escolher uma opção segura na loja de apps.

Esse conteúdo foi útil?
😄 Sim🙁 Não

Receba mais sobre SoundCloud na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Melissa Cruz Cossetti

Melissa Cruz Cossetti

Ex-editora

Melissa Cruz Cossetti é jornalista formada pela UERJ, professora de marketing digital e especialista em SEO. Em 2016 recebeu o prêmio de Segurança da Informação da ESET, em 2017 foi vencedora do prêmio Comunique-se de Tecnologia. No Tecnoblog, foi editora do TB Responde entre 2018 e 2021, orientando a produção de conteúdo e coordenando a equipe de analistas, autores e colaboradores.

Relacionados