Início » Celular » Samsung Galaxy A9 é o primeiro smartphone com quatro câmeras na traseira

Samsung Galaxy A9 é o primeiro smartphone com quatro câmeras na traseira

Samsung Galaxy A9 é um celular "otimizado para a geração do Instagram", permitindo desfocar fundo e dar zoom óptico 2x

Felipe Ventura Por

Os rumores eram verdadeiros: a Samsung anunciou o Galaxy A9 com quatro câmeras na traseira. Ela diz que seu novo celular é “otimizado para a geração do Instagram”, permitindo desfocar o plano de fundo, dar zoom óptico 2x e capturar ângulos de visão maiores.

Cada uma das câmeras no Samsung Galaxy A9 (2018) tem um objetivo diferente. O sensor principal de 24 megapixels promete fotos nítidas mesmo em pouca luz, graças à lente com abertura f/1,7. A câmera de 5 MP com Depth Lens ajuda a borrar o plano de fundo, permitindo que você ajuste manualmente a profundidade de campo.

Há uma terceira câmera de 10 MP com lente telefoto para zoom óptico 2x, capturando objetos distantes sem (muita) perda de qualidade. E a quarta câmera de 8 MP é ultra wide, com ângulo de 120 graus para capturar uma área maior do que você estiver vendo.

Um recurso chamado AI Scene Recognition identifica o que você está fotografando, seja uma pessoa, paisagem ou comida. Dessa forma, ele consegue ajustar as configurações para capturar a melhor imagem.

O Galaxy A9 conta com especificações intermediárias. A tela Super AMOLED de 6,3 polegadas tem resolução Full-HD+ (2220 x 1080) e proporção 18,5:9. Por dentro, você encontra um processador Snapdragon 660, 6 GB/8 GB de RAM e bateria de 3.800 mAh. São 128 GB de armazenamento com slot para cartão microSD que suporta até 512 GB.

Ele roda Android 8.0 Oreo personalizado pela Samsung, com suporte a Bixby e Samsung Pay. Você também pode criar atalhos para abrir dois apps ao mesmo tempo, algo chamado de App Pair. O leitor de digitais fica na traseira.

Samsung muda foco para celulares intermediários

Por que a Samsung colocou a primeira câmera quádrupla em um smartphone intermediário? Isso faz parte de sua estratégia para tornar a linha mid-range mais atraente, em especial nos países em desenvolvimento como a Índia.

Como explica o The Verge, novos recursos historicamente tendem a estrear em celulares high-end porque eles têm altas margens de lucro para custear a P&D (pesquisa e desenvolvimento). No entanto, as vendas da linha premium vêm crescendo devagar nos últimos anos — as atualizações incrementais dão menos motivos para comprá-los.

Vimos isso também com o Galaxy A7, lançado no mês passado: este é o primeiro celular da Samsung com câmera tripla. Ele também migrou o leitor de digitais para a lateral. São recursos que podem aparecer no Galaxy S10.

O Samsung Galaxy A9 será lançado nas cores preto, azul (com degradê) e rosa (também com degradê) a partir de novembro. Ele custará € 599 na Europa continental e £ 549 no Reino Unido, mas ainda não tem previsão para os EUA nem para o Brasil.

Samsung Galaxy A7 (à esquerda) e Galaxy A9

Samsung Galaxy A9 (2018) – ficha técnica:

  • Tela: 6,3 polegadas Full HD+ Super AMOLED, 1080×2220
  • Processador: Snapdragon 660 octa-core (2,2 GHz Quad + 1,8 GHz Quad)
  • RAM: 6 GB ou 8 GB
  • Armazenamento: 128 GB, slot microSD de até 512 GB
  • Bateria: 3.800 mAh
  • Sistema operacional: Android 8.0 Oreo
  • Câmera traseira quádrupla:
    • câmera principal: 24 MP AF, f/1,7
    • teleobjetiva: zoom óptico de 2x, 10 MP AF, f/2,4
    • ultra grande angular: 120°, 8 MP, f/2,4
    • profundidade: 5 MP, f/2,2
  • Câmera frontal: 24 MP, f/2,0
  • Redes: 3CA, LTE Cat.9
  • Conectividade: Wi-Fi 802.11 a/b/g/n/ac (2,4/5 GHz), VHT80 MIMO, Bluetooth v 5.0 (LE até 2 Mbps), ANT+, USB Type-C, NFC, Localização (GPS, Galileo, Glonass, BeiDou)
  • Sensores: acelerômetro, sensor de impressão digital, sensor de giroscópio, sensor geomagnético, sensor de efeito hall, sensor de proximidade, sensor de luz RGB
  • Dimensões: 162,5 x 77 x 7,8 mm, 183 g

Com informações: Samsung, The Verge.

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Jonas

Eu já curti pelo tamanho da tela, mas as bordas e botões físicos tornam ele muito grandão mas pra vc que assiste vídeos a tela é uma vantagem

paulo yan

O Instagram (e outros apps) ainda tem aqueles problemas com câmeras no Android?

Celso

Importante ressaltar que você está falando do A9 Pro.
Teve um A9 2016 antes dele, que é bem mais parecido com esse A9 2018 na questão da bateria (tinha 4000 mAh), e não recebeu nem o Nougat.

Ou seja, é possível que surja um novo A9 Pro, baseado nesse novo A9, mas com a característica que consagrou o modelo de 2016.

Vagner Da Silva

Eu gosto da ideia de câmeras múltiplas, mas nesse caso não, a lente zoom tem uma abertura tão inferior que vale mais fazer zoom digital no sensor principal.

Eliézer José Lonczynski

hahahaha que tempo bom para se estar vivo. O que não apelam para vender mais.

Will

comigo dura só um dia, heheh, mas é pq fico muito tempo no ônibusz então acabo usando muito streaming. a única coisa que incomoda as vezes é o tamanho da tela, mas compensa pela bateria

Marcos Morale

Apesar de ser interessante para quem gosta de fotografar, é feio de doer

Anselmo Lira

Pergunta que não quer calar: vai ter OIS??

Porque até o intermediário da Asus tem a bendita da estabilização ótica e o intermediário da Samsung não tem.

"No entanto, as vendas da linha premium vêm crescendo devagar nos últimos anos "

Tambem, começaram a cobrar mil dollares por um celular, ai normal o pessoal ir migrando pros mids.

O meu é hi end mas provavelmente será o ultimo. Tambem vou pros mids, porque com esses preços fica difícil.

Léx Ferracioli

hahahaha BA DUM TSSS

Jonas

Tenho o de 2016 e a bateria dura dois dias de uso normal, se usar pouco dura três dias de boas, por causa dessa bateria só troco de telefone depois que esse se entregar, pois tem tudo que necessito. E sobre a interface da sansung, antes odiava, agora estou gostando bastante.

Leandro Nascimento

concordo, está bem melhor, mas ainda ruim... tem muito pra melhorar, principalmente o sistema de notificações que é bem chato

Erisson Diogo da Cunha Ramos

Então quer dizer que você ama o capitalismo?

Will

para mim, sim

Robert Rey

Você consegue pegar um S9 pelo mesmo preço que esse daí quando chegar aqui.

Exibir mais comentários