Início » Internet » Como justificar o voto pela internet [site do TSE e aplicativo]

Como justificar o voto pela internet [site do TSE e aplicativo]

Saiba como usar o sistema Justifica para ficar em dia com a Justiça Eleitoral e conheça o app que permite justificar o voto pelo celular

André Leonardo Por

Nos períodos eleitorais sempre surgem algumas dúvidas. Uma dessas dúvidas frequentes, é a necessidade de justificar o voto, caso não possa comparecer a uma seção eleitoral no dia das eleições. Para evitar pendências com a Justiça Eleitoral, veja como enviar uma justificativa de ausência pelo site do Tribunal Superior Eleitoral e também pelo aplicativo e-Título.

Como justificar o voto pela internet site do TSE e aplicativo

Aplicativo e-Título (Imagem: Divulgação / TSE)

O eleitor tem dois momentos para justificar

  • No dia da votação: se estiver distante de onde vota, é possível ir a qualquer seção eleitoral (das 7h às 17h) e requerer um formulário para preencher com suas informações (leve seu título de eleitor e/ou documento de identidade com foto);
  • No dia seguinte à votação: para os eleitores que, por algum motivo, estiveram incapacitados de ir a uma seção (mesmo fora do domicílio eleitoral) existe a possibilidade de justificar a ausência via internet, por meio do sistema Justifica.

Como usar o sistema Justifica no site do TSE

  1. Acesse o site do sistema Justifica;
  2. Clique na opção “Iniciar requerimento de justificativa”;
  3. Preencha os campos obrigatórios com suas informações do título de eleitor, nome completo e data de nascimento. Marque a caixinha “Não sou um robô” e clique em “Avançar”;Como justificar o voto pela internet no site do TSE
  4. Na próxima tela, preencha os dados da sua justificativa. Além de suas informações pessoais, selecione para qual turno e eleição está justificando o voto. Também é necessário escrever o motivo da ausência e anexar, no mínimo, uma imagem de algum documento que comprove sua justificativa. Os arquivos devem estar nos formatos “jpg” ou “pdf”, com tamanho máximo de 2MB;Justifica TSE / Reprodução
  5. Clique em enviar. Você receberá, pelo e-mail cadastrado, seu número de protocolo para consultar o andamento da requisição.

Informações importantes sobre a justificativa via internet

  1. O eleitor precisa fazer uma justificativa diferente para cada turno de eleição;
  2. O prazo para justificar a ausência é de até 60 dias a partir do dia de votação;

Quem não justifica paga multa?

Sim. De acordo com o TSE, quem não votou, nem justificou ausência em até 60 dias após a eleição precisa pagar uma multa, que deve ser paga em agências do Banco do Brasil. Contudo, primeiro é necessário solicitar a Guia de Recolhimento da União (GRU) no site do TSE. A multa pode chegar a um valor de R$3,51 por cada turno de ausência.

Justifique seu voto pelo smartphone ou tablet

O Tribunal Superior Eleitoral fez uma atualização no aplicativo “e-Título”, que permite aos eleitores justificarem sua ausência nas votações pelos smartphones e tablets.

O “e-Título” funciona como uma versão digital do título de eleitor, ao reunir todas as informações referentes ao título de eleitor de uma pessoa. Inclusive, o site da Justiça Eleitoral recomenda que eleitores usem o aplicativo para justificar seu voto, caso não possam comparecer nos dias de votação.

Como fazer cadastro no aplicativo e-Título

Para utilizar o aplicativo e-Título e ter uma versão digital do seu título de eleitor no celular, baixe a versão mais recente do app para Android na Play Store e para iOS na App Store. Depois de instalar o App, faça o seguinte:

  1. Preencha seus dados;
  2. No campo “Tipo de documento” — Selecione “Título de eleitor”;
  3. Depois, o app vai gerar três campos de perguntas referentes aos seus dados cadastrais, para confirmar sua identidade. Caso erre algum, será gerado outro campo com perguntas diferentes das que você errou;
    Como justificar o voto pela internet site do TSE e aplicativo
  4. Após passar pelas perguntas, defina uma senha e confirme;

Depois de completar esses passos, você vai estar com seu e-Título devidamente habilitado e terá acesso a documentos como a certidão de quitação eleitoral e também vai poder justificar seu voto via aplicativo.

Como justificar voto usando o e-Título

Para justificar seu voto usando o e-Título siga esses passos:

  1. Na tela principal do aplicativo, selecione o campo “Mais opções”;
  2. Marque a opção: “justificativa de ausência;
    Como justificar o voto pela internet site do TSE e aplicativo
  3. Selecione o período eleitoral que deseja justificar, depois preencha o campo com sua justificativa e o campo seguinte com seu e-mail;
  4. Coloque em anexo um documento que comprove a sua justificativa;

A opção de “justificativa de ausência” referente ao ano de 2020, será liberada a partir dos dias de eleição cada turno. Ou seja, nos dias 15 e 29 de novembro.

Dessa forma, caso você não possa comparecer nos dias de eleição, será possível fazer a justificativa sem a necessidade de se deslocar até uma seção eleitoral no dia das votações ou a um cartório eleitoral após às eleições.

Com informações: Justiça Eleitoral

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Mark Alves

Pra pagar a multa é só ir na sua zona eleitoral e pedir para retirar as pendencias por não ter votado.

Corvo

Compareça à um cartório eleitoral.

marsipo

Também gostaria de saber, em lugar nenhum diz isso, só como justificar, se souber me diz por favor

marsipo

Não vou justificar porque não vou mentir, queria saber como faz para pagar a multa. Grato

Francis Rodrigues

Estou enviando fotos do celular de formato .jpg e o site inútil diz que "O documento deve ser um arquivo JPG, PNG ou PDF"

Leonardo Souza

Ata, obrigada.

daanift

Somente um dia depois.

Alex Werner

E pra pagar a multa, como faz?

Leandro Cobalt

Segundo turno não tem ainda.

Leonardo Souza

Não estar aparecendo o segundo turno.

Mestre dos sites

mas nao aparece o segundo turno ainda, so o primeiro. Vai aparecer amanha?

johndoe1981

"2. O sistema Justifica funciona apenas nos navegadores Google Chrome e Firefox;"

Brincadeira esses sites do governo. Já não basta aqueles domínios sem segurança alguma, onde não há qualquer garantia de que os dados digitados não serão interceptados, muitos endereços não funcionam no Edge, Opera e Safari.