Início » Aplicativos e Software » Após vazamento, Winamp recebe primeira atualização em cinco anos

Após vazamento, Winamp recebe primeira atualização em cinco anos

Winamp 5.8 melhorou compatibilidade com Windows 10; ele será renovado em 2019 com suporte a podcasts e serviços de streaming

Felipe Ventura Por

O Winamp está recebendo uma atualização pela primeira vez desde 2013. A versão 5.8 foi lançada no site oficial depois de ter vazado na internet há algumas semanas, e melhorou a compatibilidade com o Windows 10. Ele vai voltar renovado em 2019, e os desenvolvedores querem saber: você gostaria de quais novidades neste player de música?

It really whips the llama’s ass! (Leo Burnett/Flickr)

“Qual seria o seu recurso favorito para o novo Winamp?” Esta é a única pergunta feita por sua dona, a Radionomy — você pode respondê-la neste link. O player será reformulado no ano que vem com suporte a podcasts, rádio online e até serviços de streaming. Também esperamos ver um app para Android e iOS.

“Uma versão vazada do Winamp 5.8 recentemente se espalhou pela internet”, diz o site oficial. “Consequentemente, decidimos disponibilizar esta nova versão para você, revisada por nós.” Esta é basicamente o mesmo software em fase beta que vazou no final de setembro, mas vindo de uma fonte confiável (e sem malware embutido).

Winamp 5.8 melhorou compatibilidade com Windows 10

As maiores mudanças no Winamp 5.8 estão nos bastidores. Ele já rodava no Windows 8.1 e 10, porém sua compatibilidade com esses sistemas foi melhorada. Além disso, o player ganhou suporte nativo a WASAPI (Windows Audio Session API), tecnologia da Microsoft que oferece acesso mais direto aos dispositivos de áudio para melhor qualidade de som.

Todas as referências ao Winamp Pro, que liberava recursos adicionais mediante pagamento, foram removidas. E os codecs para reproduzir arquivos MP3, AAC e H.264 foram substituídos por alternativas de código aberto.

O Winamp 5.8 foi compilado inicialmente em 2016 e não servirá como base para futuras atualizações. A Radionomy diz que “esta versão não é um projeto em andamento, mas tenha certeza de que estamos atualmente trabalhando duro em um futuro novo Winamp”.

Mesmo passando cinco anos sem atualizações, o Winamp ainda tem cerca de 100 milhões de usuários. Ele foi descontinuado pela AOL e então adquirido pela empresa de mídia Radionomy, que prometeu continuar a desenvolvê-lo. Muito tempo depois, ela vai cumprir a promessa.

Com informações: Forbes.

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Keaton

Sim, Ctrl+D, porém em tela com resolução 720p ou acima já não fica daquele tamanho. (a menos que tenha um modo 4x pra pessoa com a vista mais ferrada que a minha e olha que sou alto miope. hahaha)

Cristina Nascimento

Meu Deus, jovem, pra q esse ódio todo nesse coraçãozinhu?

Keaton

AIMP é ótimo, funcional e é tão user-friend quanto o WinAmp, porém peca em termos de recursos. Um que eu sinto falta, ou que ainda não encontrei no AIMP, é poder usar um audio secundário ou dois dispositivos simultaneos.

Cavalinho do Gremio

AIMP para musica.
VLC ou MPV para vídeo.

Reginaldo Farias

Nada será melhor que Winamp.

Reginaldo Farias

Hur dur.

Reginaldo Farias

F0da-se.

Rodrigo

melhor player de musicas ... funções como selecionar a musica que ira tocar na sequencia sem alterar a ordem em que elas estão é fantastico, começo e final editados, tempo para começar e as faixas e por ai vai, eu uso ele desde as primeiras versões ... tenho no meu pc de casa instalado e sempre uso ele ... muito bom eles voltarem a ativa !!! espero que nao façam merda

InvaderZIM

AIMP3 mandou um beijinho no ombro, agora é tarde parça.

Keaton

Ironicamente, o WinAmp é um dos mais complexos se olhar as extensões dele.

Elas continuam em algum lugar do mundo, né?

Keaton

Nessa imagem da matéria, o monitor era 800x600, né?

Mas e quanto as extensões? Ainda tem como obter-las?

raphael_silva

Feio demais, pra mim não dá.

joao santos

a skin classica ainda esta la

raphael_silva

Instalei e desinstalei, Visual de Winamp de 2005 num dá.

Rodrigo T.

ICQ que o diga!

Exibir mais comentários