Início » Aplicativos e Software » Como ganhar mais curtidas no Instagram?

Como ganhar mais curtidas no Instagram?

É possível turbinar seu perfil e aumentar o número de curtidas no Instagram sem marmotagens; basta seguir algumas dicas simples

Por
47 semanas atrás

O Instagram é uma excelente rede social para promover interações na internet, por ser acessível e simples. Só que nem todo mundo consegue fazer seu perfil bombar de forma orgânica, e apelam para estratégias questionáveis que não são recomendáveis, como a compra de seguidores.

Pensando nisso, trazemos até você algumas dicas, que se seguidas direitinho, permitirá que você aumente o número de curtidas no Instagram e quem sabe, se torne uma sensação na rede.

Jakob Owens / curtidas no Instagram / Unsplash

1. Crie uma marca atraente

O primeiro passo para ter um perfil com boas chances de bombar é saber criar uma marca. Se você é um usuário individual, use o seu nome real ou de trabalho, algo que lhe permita ser facilmente identificado. Resista a incluir gracinhas no nome, apelidos de adolescência ou coisas assim. A partir daí, escolha uma boa foto para o perfil, uma descrição clara sobre quem é você e o que faz.

Para uma conta comercial, mesma coisa: escolha uma boa marca, uma imagem de perfil que lhe identifique facilmente e seja claro na descrição. Em ambos os casos, utilize links para suas outras redes sociais, sites ou canais no Youtube, se tiver. É importante ter consistência: uma mesma marca para várias plataformas facilita e muito no processo de identificação e fidelização dos seguidores.

2. Identifique o seu nicho

Criada a conta e definida a marca, é preciso traçar uma estratégia uniforme para suas publicações. Ao invés de criar uma linha do tempo de assuntos aleatórios, escolha um tipo de conteúdo de que você gosta e entende, e se foque nele. Pode ser filmes, moda, esportes, games, comportamento, qualquer coisa.

Isso é importante porque passa autenticidade: é muito melhor para você e para seu público se sua conta tratar de um assunto específico que você goste, assim as postagens serão muito mais naturais e não ficarão com cara de “jabá”.

3. Tire fotos de boa qualidade

É legal ter o smartphone sempre à mão para compartilhar fotos no Instagram na hora, mas dependendo do seu dispositivo as imagens daquela festa podem não ficar ótimas. Por outro lado, você não precisa de uma câmera DSLR para tirar fotos de qualidade assombrosa, até porque o algoritmo do Instagram comprime as imagens.

Aqui não tem muito o que dizer: compre um smartphone com uma câmera boa, de preferência (e se seu orçamento permitir) um que esteja bem cotado em rankings; você pode usar como referência o site DxOMark, que faz análises de aparelhos focados nas câmeras.

Uma forma de não errar é adquirir um iPhone ou um Galaxy S/Note de última geração e, ainda que os preços sejam bem altos, o resultado compensa.

4. Mantenha a consistência dos filtros

É legal brincar com os filtros do Instagram, mas se seu objetivo é aumentar o engajamento de seu público, evite decorar sua linha do tempo como se fosse uma árvore de Natal. O ideal é publicar fotos ao natural, principalmente para que seus potenciais clientes vejam exatamente os itens que você está promovendo e como eles se parecem na vida real. Mas se você não consegue evitar, escolha no máximo dois filtros.

Isso é importante para criar uma identidade visual para a sua conta, e seus seguidores poderão facilmente identificar uma publicação sua no meio de outras se baseando no conteúdo e filtros, ou na ausência deles.

Erik Lucatero / curtidas no Instagram / Unsplash

5. Compartilhe suas postagens em outras redes sociais

Básico do básico: graças à integração do Instagram com o Facebook, Twitter e Tumblr, compartilhar suas fotos em outras redes sociais é bastante fácil. No cadastro de conta, você só precisa adicionar seus dados de login e, na hora de publicar, ativar as chaves correspondentes a cada uma delas. Se tiver perfis em outras redes, você pode compartilhar o link e imagens manualmente.

De qualquer forma, é importante incentivar seguidores de outras redes a visitarem seu perfil no app do Instagram, a fim de checarem suas outras postagens e Stories, além de fidelizá-los caso eles não o acompanhem por ali.

6. Use hashtags, principalmente as mais populares

Este passo exige um pouco mais de trabalho, mas é importante para contas comerciais: saiba dosar o uso de hashtags relacionadas a seu perfil e conteúdo, para que sua conta e postagens sejam identificadas e encontradas no resultado de busca por outros usuários, de forma natural e orgânica.

Também é importante identificar quais são as hashtags mais quentes do momento e utilizá-las, mas cuidado aqui: evite fazer uso daquelas que não tem nada a ver com o seu perfil, assim você não fica parecendo um alpinista de hashtags, que quer bombar a todo custo.

7. Saiba aproveitar os assuntos que estão bombando

Da mesma forma, estar antenado com o que acontece ao seu redor é essencial. Observe os principais assuntos do Instagram e tire proveito disso, com publicações que abordem o tema, mas ao mesmo tempo, sem fugir do assunto principal do seu perfil.

É um processo mais trabalhoso, pois exige planejamento e timing, mas os resultados podem compensar. Evite ao máximo fazer publicações de tais assuntos se você não puder relacioná-los a seu material, sob o risco de parecer um aproveitador que fisga qualquer assunto, só para se manter nos trending topics. De novo, estamos buscando consistência de conteúdo e, claro, a fidelização de seus seguidores.

8. Utilize a geolocalização

Marcar o lugar onde você está não serve apenas para contar vantagem para seus amigos: a ferramenta de localização é importante para que o Instagram separe as postagens por região, assim uma busca refinada irá retornar ao usuário quem está por perto e fazendo o quê.

Por outro lado, seja genérico. Dar informações precisas de onde você está pode ser problemático para você, mas marcar uma cidade ou um bairro já ajuda bastante, ao aumentar as chances de suas publicações serem vistam por pessoas na sua região.

Elijah O'Donnell / curtidas no Instagram / Unsplash

9. Interaja com contas ligadas a seu conteúdo

Este passo é crucial. Encontre perfis de usuários, marcas ou empresas ligados à sua linha de publicações e interaja com eles. Marque-os em fotos, comente e curta suas fotos, mencione-os diretamente em suas postagens e endosse produtos, mesmo que não seja patrocinado num primeiro momento.

Não entre na onda de “só vou publicar se eu ganhar presente/for pago”, pois isso o torna um antipático. Se está começando, seja sincero e fale bem do que gosta, e até critique (de forma construtiva, afinal está tentando estabelecer a sua própria marca) o que não lhe agradar e aponte erros. E entenda que todo mundo sai de baixo, então saiba cativá-los para aumentar suas chances de parcerias futuras.

10. Produza bons vídeos

Fotos não são o bastante, o Instagram também suporta vídeos, então é importante usar bem a ferramenta. Produza atrações dentro da sua realidade, como um tutorial, um teaser de um projeto futuro, uma ideia que você queira compartilhar, qualquer coisa.

Resumindo, seja criativo e procure sempre criar vídeos de qualidade, com boa iluminação e locações. Se apresentar bem, ter uma boa dicção e saber do que está falando também é muito importante para um resultado final de primeira.

11. Saiba usar o Instagram Stories, o Boomerang e o Carrossel

O Instagram Stories é hoje um dos recursos mais acessados pelos usuários da rede social, tendo inclusive desbancado o Snapchat. Assim, é importante criar vídeos e fotos que chamem o usuário para as publicações principais, e também atrações exclusivas. Como tais conteúdos só vivem por 24 horas (você pode salvá-los em galerias independentes, e uma dica é separá-los por temas), publique conteúdos interessantes para que seus seguidores procurem por eles.

Da mesma forma, use bastante e de formas inteligentes o Boomerang, que cria um GIF em loop de um segundo, e o Carrossel, que agrega mais de uma foto ou vídeo em uma única postagem. Saiba trabalhar com seus assuntos e crie peças que atraiam seu público, como um Boomerang com efeito dramático ou uma coleção de imagens relacionadas a um evento único, por exemplo.

12. Faça transmissões ao vivo

E se falamos de vídeos, é importante também atender a seu público com transmissões ao vivo de conteúdos relevantes para seu canal. Pode ser um lançamento, uma viagem, a cobertura de um evento, mas procure sempre manter-se dentro do seu nicho.

Um bom exemplo para entreter seu público é realizar sessões de perguntas e respostas, para que os seguidores possam se aproximar mais de você, ou de sua marca, e interagir diretamente.

Phil Desforges / curtidas no Instagram / Unsplash

13. Feche parcerias com influenciadores e marcas

Uma vez que você tenha pego tração e seu perfil tenha começado a bombar, uma dica importante é identificar influenciadores dentro de seu nicho e fechar parcerias com eles (sejam eles mais ou menos populares) e, se possível, também com marcas complementares a seu negócio.

Você pode desde mandar produtos para um influenciador testar e postar, mediante divulgação do perfil, a convidá-lo a assumir sua conta por um dia, desde que ele entenda o seu negócio e faça publicações que não fujam de sua linha editorial. De qualquer forma, de acordo com seu alcance, ele poderá trazer mais seguidores (e clientes) para você.

Da mesma forma, manter um bom relacionamento com marcas é essencial para viabilizar acordos e parcerias, que envolvam desde fornecimento de produtos a contratos propriamente ditos, envolvendo pagamento em dinheiro. Ainda assim, manter-se fiel a seu público e continuar profissional vai render pontos positivos para você e seu negócio.

14. Saiba se relacionar com seu público

Aqui entram as regrinhas de convivência básicas: não seja mal-educado, responda dúvidas, converse com seus seguidores, tire dúvidas… Enfim, seja um usuário exemplar do Instagram e não alguém desprezível. Perfis que buscam imprimir uma boa marca não sobrevivem destratando seu público.

Se alguém te mandar um presente, fale dele, poste uma foto ou faça um vídeo de agradecimento. Lembre-se, todo mundo começa de algum lugar e, ao fazer isso, você pode estar ajudando alguém que também está buscando alavancar o seu negócio. Logo, seja generoso.

15. Saiba vender seu peixe

Não tem outro jeito: seja um bom comerciante. Você está vendendo conteúdo ou produtos, então precisa saber as regras do jogo para fazer o algoritmo do Instagram trabalhar a seu favor. Uma dica importante é identificar os melhores horários para publicar, ou seja, saber quando seus seguidores estarão online para visualizar suas fotos mais recentes.

Saiba trabalhar com seus parceiros e ofereça descontos e promova sorteios, a fim de movimentar seu perfil e aumentar o engajamento. Publicar fotos de seguidores com você ou utilizando seus produtos também gera bons resultados, pois mostra que você está próximo de seu público.

16. Seja consistente, mas não um spammer

Ninguém gosta de um perfil que vive às traças, então sempre publique alguma coisa. Pode ser um vídeo, uma foto, um Story ou um GIF, mas mantenha seu perfil movimentado com atualizações constantes. Assim, seu seguidor não terá a sensação de uma conta abandonada e sempre voltará para ver o que você anda fazendo.

Por outro lado, não exagere. É muito fácil perder a mão e entupir o Instagram de várias postagens por dia, e tudo o que é demais enjoa. Se você pesar a mão e publicar mais conteúdo do que seu seguidor achar conveniente, ele o tratará como um spammer e deixará de segui-lo. Isso pode desencadear um efeito dominó catastrófico.

Spam / curtidas no Instagram

O segredo é saber regular a quantidade de postagens diárias: não muito pouco para passar a ideia de abandono, e nem muito a ponto de irritar o seguidor. Como sempre, é importante manter o equilíbrio.

Com estas dicas, você deverá aumentar consideravelmente sua popularidade e o número de curtidas no Instagram, já que a rede social identifica os perfis que estão bombando. Assim, suas fotos, vídeos e Stories serão vistos por mais pessoas com gostos parecidos e, com o tempo, você poderá até mesmo figurar entre os principais influenciadores da plataforma.

Então, coloque essas dicas em prática e boa sorte!

Mais sobre: ,