Netflix lançará três filmes primeiro nos cinemas para concorrer ao Oscar

Pela primeira vez, algumas salas de cinema exibirão filmes da Netflix com um período de exclusividade

Victor Hugo Silva
Por
• Atualizado há 2 anos e 4 meses
Netflix

A Netflix anunciou nesta quarta-feira (31) que até o final do ano estreará três de seus novos filmes nos cinemas. Esta não é uma prática nova, mas pela primeira vez, a empresa levará as produções às telonas antes de seu serviço de streaming.

Até então, os filmes estreavam simultaneamente nos cinemas e na plataforma. A Netflix decidiu alterar seu modelo de lançamento para permitir que alguns de seus títulos possam concorrer a prêmios no Oscar, em fevereiro de 2019.

A Academia de Artes e Ciências Cinematográficas, que organiza a premiação, exige que os filmes fiquem em cartaz por pelo menos sete dias seguidos para estarem apto a uma indicação. No período, eles devem ser exibidos em ao menos três sessões diárias, com uma delas entre as 18h e as 22h.

O primeiro filme que a Netflix levará às salas de cinema para buscar a indicação ao Oscar é Roma. Ele ficará em cartaz por três semanas a partir de 21 de novembro, antes de chegar à plataforma, em 14 de dezembro.

Roma estreia nos cinemas em 21 de novembro (Foto: Netflix)

Roma estreia nos cinemas em 21 de novembro (Foto: Netflix)

Outros dois filmes serão exclusividade dos cinemas por somente uma semana: The Ballad of Buster Scruggs, a partir de 8 de novembro, e Bird Box, a partir de 13 de dezembro. Nos três casos, as exibições se concentrarão em cidades como Los Angeles, Nova York, São Francisco e Londres.

The Ballad of Buster Scruggs chega aos cinemas em 8 de novembro (Foto: Netflix)

The Ballad of Buster Scruggs chega aos cinemas em 8 de novembro (Foto: Netflix)

O lançamento prévio nos cinemas também serve para atender à demanda de diretores como Alfonso Cuarón‎, de Roma. Segundo a Vanity Fair, ele tem pedido há meses uma estreia nos cinemas antes do streaming.

À Variety, o chefe da divisão de filmes da Netflix, Scott Stuber, disse que a empresa pretende aproveitar a resposta impressionante que seus filmes têm recebido. “A prioridade da Netflix são nossos membros e nossos cineastas, e estamos constantemente inovando para atendê-los”, afirmou.

Em abril deste ano, a empresa considerou comprar salas de cinema para exibir seus filmes e aumentar suas chances de concorrer ao Oscar. O objetivo era driblar a resistência de redes de cinemas que não aceitavam a estreia simultânea, mas o preço alto impediu o acordo.

Antes, a Netflix desistiu de participar do Festival de Cannes. Na última edição, o evento passou a exigir que filmes estreassem nos cinemas franceses para concorrerem a prêmios. A regra foi criticada pelo serviço de streaming, que se recusou até mesmo a participar somente com a exibição de seus títulos.

Bird Box será lançado nas telonas em 13 de dezembro (Foto: Netflix)

Bird Box será lançado nas telonas em 13 de dezembro (Foto: Netflix)

Com informações: Mashable, The Next Web.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Victor Hugo Silva

Victor Hugo Silva

Ex-autor

Victor Hugo Silva é formado em jornalismo, mas começou sua carreira em tecnologia como desenvolvedor front-end, fazendo programação de sites institucionais. Neste escopo, adquiriu conhecimento em HTML, CSS, PHP e MySQL. Como repórter, tem passagem pelo iG e pelo G1, o portal de notícias da Globo. No Tecnoblog, foi autor, escrevendo sobre eletrônicos, redes sociais e negócios, entre 2018 e 2021.

Relacionados