Início » Negócios » Netflix lançará três filmes primeiro nos cinemas para concorrer ao Oscar

Netflix lançará três filmes primeiro nos cinemas para concorrer ao Oscar

Pela primeira vez, algumas salas de cinema exibirão filmes da Netflix com um período de exclusividade

Victor Hugo Silva Por

A Netflix anunciou nesta quarta-feira (31) que até o final do ano estreará três de seus novos filmes nos cinemas. Esta não é uma prática nova, mas pela primeira vez, a empresa levará as produções às telonas antes de seu serviço de streaming.

Até então, os filmes estreavam simultaneamente nos cinemas e na plataforma. A Netflix decidiu alterar seu modelo de lançamento para permitir que alguns de seus títulos possam concorrer a prêmios no Oscar, em fevereiro de 2019.

Netflix

A Academia de Artes e Ciências Cinematográficas, que organiza a premiação, exige que os filmes fiquem em cartaz por pelo menos sete dias seguidos para estarem apto a uma indicação. No período, eles devem ser exibidos em ao menos três sessões diárias, com uma delas entre as 18h e as 22h.

O primeiro filme que a Netflix levará às salas de cinema para buscar a indicação ao Oscar é Roma. Ele ficará em cartaz por três semanas a partir de 21 de novembro, antes de chegar à plataforma, em 14 de dezembro.

Roma estreia nos cinemas em 21 de novembro (Foto: Netflix)

Roma estreia nos cinemas em 21 de novembro (Foto: Netflix)

Outros dois filmes serão exclusividade dos cinemas por somente uma semana: The Ballad of Buster Scruggs, a partir de 8 de novembro, e Bird Box, a partir de 13 de dezembro. Nos três casos, as exibições se concentrarão em cidades como Los Angeles, Nova York, São Francisco e Londres.

The Ballad of Buster Scruggs chega aos cinemas em 8 de novembro (Foto: Netflix)

The Ballad of Buster Scruggs chega aos cinemas em 8 de novembro (Foto: Netflix)

O lançamento prévio nos cinemas também serve para atender à demanda de diretores como Alfonso Cuarón‎, de Roma. Segundo a Vanity Fair, ele tem pedido há meses uma estreia nos cinemas antes do streaming.

À Variety, o chefe da divisão de filmes da Netflix, Scott Stuber, disse que a empresa pretende aproveitar a resposta impressionante que seus filmes têm recebido. “A prioridade da Netflix são nossos membros e nossos cineastas, e estamos constantemente inovando para atendê-los”, afirmou.

Em abril deste ano, a empresa considerou comprar salas de cinema para exibir seus filmes e aumentar suas chances de concorrer ao Oscar. O objetivo era driblar a resistência de redes de cinemas que não aceitavam a estreia simultânea, mas o preço alto impediu o acordo.

Antes, a Netflix desistiu de participar do Festival de Cannes. Na última edição, o evento passou a exigir que filmes estreassem nos cinemas franceses para concorrerem a prêmios. A regra foi criticada pelo serviço de streaming, que se recusou até mesmo a participar somente com a exibição de seus títulos.

Bird Box será lançado nas telonas em 13 de dezembro (Foto: Netflix)

Bird Box será lançado nas telonas em 13 de dezembro (Foto: Netflix)

Com informações: Mashable, The Next Web.

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Caleb Enyawbruce

Duvido nada a academia ignorar solenemente os filmes...

Franco Luiz

Depende da regiao , ate filmes da marvel em outras regioes tem

Zanac_Compile

Eu curti desde o primeiro, o primeiro episódio é perturbador. Mas os cagaços épicos começam do 5o ep pra cima.

Zanac_Compile

Claro, só pra quem curte terror, sendo a coisa mais inovadora e criativa que já vi nos últimos anos e os maiores cagaço que já tomei na vida!!! E eu nunca gostei de terror.

Também curto muito AMAZON, Castelo Alto é espetacular. Vejo também Jack, American Gods, Exorcista e Lore. Tentei ver This is Us, tem tudo pra ser muito boa, muita gente idolatra, mas eu durmo, é sonífero pra mim, kkkkk.

Gaius Baltar

Aqui em Portugal tem.

Eduardo Braga

Desses acho que só Roma tem chance real de ser indicado a prêmios mais importantes.

Eu achei que The Irishman ia ser lançado esse ano ainda. Enganado.

Kodos Otros

Cara, essa série da Hill House me surpreendeu muito. Eu quase desisti no 2o ep, tava achando cheia de clichês e tal. Mas depois as coisas vão se ligando e pqp. É bem boa!

Jean Veiga Rodrigues

ue tem tbbt na netflix? quando procurei esses tempos não apareceu nada

Gaius Baltar

Para quem não curte terror é inútil. Estou gostando mais do Amazon Prime do que da Netflix atualmente. Das séries que estou vendo a maioria são exclusivas no Prime, tais comoThe Man in the High Castle, Jack Ryan, The Romanoffs e This is Us, além de rever The Shield e Seinfeld. Na Netflix só vejo The Big Bang Theory, Sons of Anarchy, Demolidor e Peaky Blinders.

Jean Veiga Rodrigues

assista demolidor (temporadas 1 e 3 excelentes), castlevania (animação excelente), anne de green gables (ótima porém é de nicho), (des)encanto (animação promissora. do mesmo criador de futurama e os simpsons), hilda (animação excelente) e bettler call saul (spin off do breaking bad)... fora as séries clássicas que ainda tem alto nível de qualidade como bojack horseman

Zanac_Compile

Maldição de Hill House é uma obra de arte !
1) Deixa no chinelo Poltergeist, Chamado e Exorcista no quesito terror perturbador, porém tem 12 horas de duração.
2) O roteiro é extremamente inovador e criativo
3) Tem início, meio e fim muito bem definidos, tudo é explicado
4) É de explodir a cabeça a cada minuto
5) É o LOST das séries de terror em termo de inovação em séries

No NETFLIX a cada semestre tem sempre uma série nova, ou antiga com nova temporada pra se manter firme e forte. Com certeza, aparece 30, e 1 se salva. É o suficiente.

Franco Luiz

Netflix anda numa baixa de series q ta foda .. so porcaria a ultima agora é uma da anitta q vai lançar.... saudades de quando a netflix chegou com house of cards e os caralho botando o p na mesa .. Agora ta numa queda incrivel no que diz respeito a qualidade