Início » Mobile » Tudo Lite: 8 aplicativos perfeitos para celulares antigos

Tudo Lite: 8 aplicativos perfeitos para celulares antigos

Seu celular precisa reduzir o peso? Conheça versões Lite de diversos aplicativos, excelentes para smartphones antigos ou de baixo desempenho

Por
06/12/2018 às 17h25

Lite“. Você já deve ter visto esta palavra em várias ofertas nas lojas de aplicativos, especialmente na Google Play Store. Esses apps são versões mais leves dos softwares originais, desenvolvidos especialmente para smartphones antigos, que não suportam rodar as versões mais novas e pesadas ou para aqueles modelos de baixo desempenho, graças a especificações mais modestas, como muitos smartphones de entrada.

user-interface / App / Pixabay

Neste guia, nós listamos oito aplicativos conhecidos e bastante usados, que possuem versões leves (lite) voltadas para aparelhos Android mais modestos ou antigos.

1. Facebook Lite

Android / Facebook Lite

O Facebook Lite está entre os apps mais leves desta lista. Pesando apenas 1,32 MB, contra 4,1 MB do original (até ele encher a pança de cache, claro), ele dispensa o download acessório do Messenger e, fato incrível, traz todas as interações: Stories, mensagens, compartilhamento de fotos… está tudo em seu devido lugar. Funciona bem em redes 2G (ele foi projetado para isso, aliás), consome menos dados móveis e recursos e roda em qualquer dispositivo Android, a partir da versão 2.2 Froyo.

O Facebook Lite para Android é gratuito, também pode ser baixado em .APK oficial e conta com uma versão iOS (iPhone) que, por enquanto, só chegou na Turquia.

2. Messenger Lite

Facebook / Messenger Lite

Ainda na casa do Facebook, o Messenger Lite roda também em qualquer dispositivo, mesmo os mais baratos e simples. A parte legal é que ele não omitiu nada da experiência original, é possível enviar texto e mensagens de voz, conversar em chats, fazer chamadas de voz e até de vídeo, com menos consumo de dados e recursos.

O Messenger Lite para Android é gratuito, e tal qual o primeiro item desta lista, possui uma versão para iOS disponível apenas na Turquia.

3. Twitter Lite

Android / Twitter Lite

O popular site de microblogs™️ também possui uma versão leve de seu app móvel. O Twitter Lite é uma versão comprimida mas igualmente potente do app original, permitindo publicar tweets, GIFs e mensagens de vídeo, personalizar seu perfil e etc. Tudo isso em apenas 5 MB, e ele também faz uso inteligente da conexão de dados e dos recursos do dispositivo.

O Twitter Lite é gratuito.

4. Uber Lite

Android / Uber Lite

O Uber Lite foi também pensado na eficiência, principalmente em dispositivos Android mais velhos e/ou fracos. Possui uma interface bastante limpa e minimalista, que escondeu o mapa dos arredores (basta um toque para acessa-lo), mas oferece os mesmos recursos de sua contraparte completa. Informa ao passageiro o tempo médio de chegada do veículo, oferece opções de contato e tudo o mais, em apenas 5 MB.

O Uber Lite é gratuito.

5. Spotify Lite (Beta)

Android / Spotify Lite

O Spotify Lite é uma alternativa para quem é fã da plataforma e gosta de ouvir música em seu Android, mas não possui um smartphone muito potente. O problema é que este app foi pensado para os usuários do plano gratuito, e por causa disso é intencionalmente limitado: não permite criar playlists, salvar músicas offline, escolher faixas específicas ou a ordem das mesmas, mesmo se você seja assinante do Premium.

Por outro lado, pesa apenas 5 MB, consome poucos dados e recursos e funciona bem em redes 2G; pode ser uma opção interessante para quem deseja ter acesso à biblioteca do Spotify, em um smartphone mais modesto sem ter que assinar o serviço.

O Spotify Lite é gratuito.

6. Kindle Lite

Android / Amazon Kindle Lite

Quem gosta de ler, encontra no Kindle Lite da Amazon uma boa opção. Pesa originalmente 2 MB, e atinge 12 MB com o cache mas ainda assim, é bem leve (o original começa em 160 MB) e roda muito bem em redes 2G. Permite a leitura de todo e qualquer livro que você já possua em sua conta, mas limita o tipo de fonte a apenas uma (o tamanho pode ser ajustado) e não permite alterar o espaçamento de linha.

Ficaram de fora, também, os dicionários e o aplicativo não permite selecionar texto.

Por outro lado, para quem deseja apenas ler seus livros, artigos e periódicos ele é mais do que suficiente, e não exige muito do hardware mesmo de smartphones limitados.

O app é gratuito e oferece compras no app.

7. PUBG Mobile Lite

Android / PUBG Mobile Lite

Até games contam com versões leves para dispositivos mais fracos, e um dos destaques é PUBG Mobile Lite. A versão de bolso do fenômeno PlayerUnknown’s Battlegrounds já é um sucesso por si só, mas assim como sua contraparte, o game mais mal otimizado do universo, ele é um devorador insano de recursos do smartphone.

Pensando nisso, a Tencent Games fez alguns ajustes e conseguiu com que a versão mais leve entregasse a mesma performance gráfica e jogabilidade, com apenas dois sacrifícios: as partidas duram menos, apenas 10 minutos, os mapas ficaram menores e o combate é restrito a um máximo de 40 competidores por vez, ao invés de 100.

De resto tudo igual, o que é excelente. E diferente dos outros apps da lista, não é recomendado jogar em redes 2G por causa da latência.

PUBG Mobile Lite é um game gratuito e conta com compras no app.

8. Instagram Lite (somente México)

Android / Instagram Lite

O Instagram Lite entra no fim desta lista por um motivo: encontra-se disponível em fase de destes apenas no México, mas o Facebook já prometeu libera-lo globalmente para usuários Android no futuro, sem definir datas. É idêntico à versão web mobile, e como tal não permite enviar vídeos ou mensagens diretas, que o Facebook prometeu incluir em breve. De resto, resto está tudo lá: envio de fotos, criação de Stories, interação com a timeline através de mensagens e curtidas e aplicação de filtros.

Se você se encontra no México ou possui uma conta válida do Google no país, pode testa-lo gratuitamente.

Você pode encontrar, ainda, outras opções de aplicativos “lite”. Cuide, porém, para que sejam do mesmo desenvolvedor a fim de evitar baixar clones e apps maliciosos.

Mais sobre: , ,