Início » Telecomunicações » Cabo submarino de 72 Tb/s entre Brasil e Europa enfim começa a ser construído

Cabo submarino de 72 Tb/s entre Brasil e Europa enfim começa a ser construído

Cabo submarino EllaLink vai conectar cidades do Brasil, Portugal, Espanha e França; Telebras não vai investir dinheiro

Felipe Ventura Por

O cabo submarino EllaLink entre Brasil e Europa finalmente está sendo construído. Ele vai ligar as cidades de São Paulo, Fortaleza, Lisboa (Portugal), Madri (Espanha) e Marselha (França). Este projeto foi elaborado em 2012 para nossa conexão à internet depender menos dos EUA, e recebeu mais atenção após o escândalo de espionagem da NSA. A Telebras decidiu apenas comprar capacidade do cabo, em vez de investir dinheiro.

O EllaLink terá 9.200 km de extensão com quatro pares de fibra, capacidade total de 72 Tb/s e vida útil de 25 anos. Ele vai passar pelas cidades de Praia Grande (SP), Fortaleza (CE) e Sines (Portugal), oferecendo conectividade para as capitais. O cabo está sendo construído pela Alcatel Submarine Networks (ASN), que faz parte da Nokia, e deve começar suas operações em 2020.

Cabo entre Brasil e Europa cria rota sem passar pelos EUA

O projeto foi elaborado pela Telebras em 2012, mas ganhou força no ano seguinte após as revelações de documentos vazados por Edward Snowden. A NSA (Agência de Segurança Nacional) conseguia espionar o e-mail e ligações de brasileiros, incluindo de altos membros do governo e da então presidente Dilma Rousseff.

Por isso, autoridades brasileiras decidiram investir em um cabo submarino ligando nosso país à Europa, a fim de depender menos dos EUA. Como você pode notar, isso demorou bastante. Havia até a ideia de criar um serviço nacional de e-mail chamado Mensageria Digital e comandado pelos Correios, mas isso não foi para a frente.

Além disso, como a Telebras não tem dinheiro para financiar um cabo submarino, ela decidiu apenas comprar o "direito irrevogável de uso". Ou seja, a estatal se comprometeu a adquirir capacidade do EllaLink quando ele estiver pronto. A dona do cabo é uma empresa europeia também chamada EllaLink.

Já existe um cabo transatlântico ligando a América do Sul à Europa: trata-se do Atlantis 2, ativado em 2000 com capacidade de apenas 20 Gb/s (ou 0,02 Tb/s).

Em 2018, foram ativados outros cabos submarinos no Brasil. O SACS (Sistema Atlântico Sul Cabo) liga Fortaleza a Luanda, na Angola; o SAIL (South Atlantic Inter Link) vai de Fortaleza até Camarões, na África; enquanto o BRUSA conecta nosso país aos EUA.

Mapa dos cabos submarinos no Brasil elaborado pela TeleGeography

Com informações: EllaLink, TeleSíntese.

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Freeman
Aí quando a UE ficar putinha ela começa a limitar e controlar a internet aqui no Brasil. Tamo salsifufu
@cheesepaulo
Até hoje nunca me ligaram avisando que algum indio/seringueiro/fazendeiro corto um cabo de fibra no fundo do oceano onde por acaso estava plantar batatas. Já em solo a história é outra, parece que enterrar a 20cm da superficie. Volta e meia um desavisado mete a foice e fica meio mundo de gente sem conexão.
@cheesepaulo
A melhor internet do brasil está em SP, a pior está em qualquer cidade do interior onde não passa fibra.
@cheesepaulo
Há um filtro que remove as palavras "pilhas" e "baterias" dos emails que conteham envio de notebooks ou celulares.
@cheesepaulo
Emails vindos de caixas internacionais custam 15 reais a mais.
ricms
A demora em Curitiba é em função da Receita Federal, e não dos Correios.
leoleonardo85
Poderia passar o cabo até aqui em casa
Deealt Noubeza ( ͡° ͜ʖ ͡°)
pior é a obra ser paralisada pela parte do brasil porque "a gestão anterior não deixou recursos suficientes"
Deealt Noubeza ( ͡° ͜ʖ ͡°)
isso é problema deles, não do cabo.
Deealt Noubeza ( ͡° ͜ʖ ͡°)
mas pra esses animais fazerem estragos precisam gastar bastante energia pra isso, e a dona natureza não perdoa animais que gastam energia atoa.
Deealt Noubeza ( ͡° ͜ʖ ͡°)
só tu? eu moro em região litorânea também e meu ping precisa passar por fortaleza! sendo que o oceano atlântico norte é basicamente uns 137km norte de onde eu moro (376 se contar o ponto de conexão em fortaleza)...
Fred
Sempre imaginei que a melhor internet do país estivesse em fortaleza. A maioria dos cabos para América do Norte e Europa saem daí!Experimenta viver no sul... Só jogo em server BR, pq é impossível pensar em online fora do brasil
Fred
Aquela depressão de morar no sul do Brasil e ver todos os cabos passando reto de SP para o Uruguai....
johndoe1981
Diga isso pra Vivo e as rotas internacionais porcas dela rs. Pacotes fazem turismo por vários servidores entre a origem e o destino.
Bruno Silveira
Seu ping para o exterior é obrigado a ser bom. vc esta ao lado da saida internacional de rotas de internet.
Lairton Gomes
e tem que pagar uma taxa de 20 reais por email
johndoe1981
E depois de 3 tentativas, a mensagem volta pro remetente.
John Smith
Só entrega o e-mail se o destinatário estiver em frente ao computador no momento exato.
johndoe1981
"Destinatário Ausente"
johndoe1981
Sobrevivo em Fortaleza, vamos ver se o meu ping no CS:GO em servidores da Europa vai diminuir...
Bruno Silveira
aqui:https://www.youtube.com/wat...
Bruno Silveira
Finalmente o projeto saiu do papel. Para quem quiser acompanhar o desenvolvimento do projeto: https://ella.link/
Jacques
As vezes pode acontecer, mas é raro, dificilmente um país tem apenas uma
Otávio Castro
mais ou menos amigo. Esses cabos ficam a profundidados absurdas e nao é simples chegar lá. É mais facil animais marinhos fazerem estragos do que humanos.
Luiz Henrique
"Havia até a ideia de criar um serviço nacional de e-mail chamado Mensageria Digital e comandado pelos Correios"Imagina mandar um e-mail pro chefe e o anexo sumir no caminho depois de passar 3 dias em Curitiba
Alisson Santos
Às vezes eu me pego pensando que a comunicação entre países depende de cabos expostos a qualquer um aventureiro militar e que países com poucas rotas destes cabos podem facilmente ficar offline.
Igor
Tem algum documentarid mostrando esses cabos?