Google Chrome terá prévia de abas e suporte a teclas tocar e pausar

Google Chrome poderá pausar músicas e vídeos usando controles multimídia do teclado, e terá imagem de miniatura para abas

Felipe Ventura
Por
• Atualizado há 2 anos e 4 meses
Foto via Pixabay | MacBook

O Google está preparando duas novidades para o Chrome. Você poderá usar as teclas multimídia do seu computador — tocar, pausar, avançar e retroceder — para controlar músicas e vídeos no navegador. Além disso, será possível passar o mouse por cima de cada aba para ver o título e uma imagem de prévia, assim como no Microsoft Edge e Vivaldi.

O suporte a teclas multimídia deve chegar no Chrome 73, previsto para março. Ele estará disponível inicialmente no Windows, macOS e Chrome OS, e chegará a distribuições Linux no futuro.

Como explica o ZDNet, o Chrome tem suporte às teclas “reproduzir”, “pausar”, “voltar”, “avançar”, “faixa anterior” e “próxima faixa”. Elas funcionarão com áudio, vídeo e playlists, mesmo se a aba com mídia não estiver selecionada; e mesmo se o navegador estiver em segundo plano ou minimizado.

Isso talvez seja problemático porque, do jeito que está, o Chrome “sequestra” as teclas tocar/pausar. Por exemplo, quando eu abro uma aba do YouTube no Chrome, os botões multimídia servem apenas para controlar esse vídeo, mesmo que ele esteja em segundo plano. Isso significa que eu não consigo mais usar o teclado para pausar a música do Spotify — só depois que a aba for fechada.

Você pode fazer o teste baixando o Chrome Canary, que cria uma instalação separada do navegador; e depois abrindo o YouTube ou este site de demonstração.

Chrome terá prévia de abas tal como Microsoft Edge

O Chrome também vai ganhar prévias de abas: basicamente, você verá um pop-up com o título da página, o domínio do site e — no futuro — uma miniatura ao passar o cursor por cima da aba correspondente.

Para testar, é preciso estar rodando a versão Canary (Chrome 74 ou superior) e ativar essas opções:

  • chrome://flags/#tab-hover-cards
  • chrome://flags/#tab-hover-card-images

As miniaturas ainda não aparecem, no entanto; este recurso ainda está em desenvolvimento. Ele pode ser encontrado por padrão no Microsoft Edge e Vivaldi.

As prévias de abas foram adicionadas ao Opera há cerca de dez anos, mas mudaram de design desde então: o navegador exibe imagens grandes no centro da tela se você ativar a opção Configurações > Avançado > Navegador > Exibir pré-visualizações de guias.

Prévia de abas no Microsoft Edge:

Prévia de abas no Vivaldi:

Prévia de abas no Opera:

Com informações: ZDNet, Android Police.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Felipe Ventura

Felipe Ventura

Ex-editor

Felipe Ventura fez graduação em Economia pela FEA-USP, e trabalha com jornalismo desde 2009. No Tecnoblog, atuou entre 2017 e 2023 como editor de notícias, ajudando a cobrir os principais fatos de tecnologia. Sua paixão pela comunicação começou em um estágio na editora Axel Springer na Alemanha. Foi repórter e editor-assistente no Gizmodo Brasil.

Relacionados