Início » Internet » Google Chrome terá prévia de abas e suporte a teclas tocar e pausar

Google Chrome terá prévia de abas e suporte a teclas tocar e pausar

Google Chrome poderá pausar músicas e vídeos usando controles multimídia do teclado, e terá imagem de miniatura para abas

Felipe Ventura Por

O Google está preparando duas novidades para o Chrome. Você poderá usar as teclas multimídia do seu computador — tocar, pausar, avançar e retroceder — para controlar músicas e vídeos no navegador. Além disso, será possível passar o mouse por cima de cada aba para ver o título e uma imagem de prévia, assim como no Microsoft Edge e Vivaldi.

Foto via Pixabay

O suporte a teclas multimídia deve chegar no Chrome 73, previsto para março. Ele estará disponível inicialmente no Windows, macOS e Chrome OS, e chegará a distribuições Linux no futuro.

Como explica o ZDNet, o Chrome tem suporte às teclas “reproduzir”, “pausar”, “voltar”, “avançar”, “faixa anterior” e “próxima faixa”. Elas funcionarão com áudio, vídeo e playlists, mesmo se a aba com mídia não estiver selecionada; e mesmo se o navegador estiver em segundo plano ou minimizado.

Isso talvez seja problemático porque, do jeito que está, o Chrome “sequestra” as teclas tocar/pausar. Por exemplo, quando eu abro uma aba do YouTube no Chrome, os botões multimídia servem apenas para controlar esse vídeo, mesmo que ele esteja em segundo plano. Isso significa que eu não consigo mais usar o teclado para pausar a música do Spotify — só depois que a aba for fechada.

Você pode fazer o teste baixando o Chrome Canary, que cria uma instalação separada do navegador; e depois abrindo o YouTube ou este site de demonstração.

Chrome terá prévia de abas tal como Microsoft Edge

O Chrome também vai ganhar prévias de abas: basicamente, você verá um pop-up com o título da página, o domínio do site e — no futuro — uma miniatura ao passar o cursor por cima da aba correspondente.

Para testar, é preciso estar rodando a versão Canary (Chrome 74 ou superior) e ativar essas opções:

  • chrome://flags/#tab-hover-cards
  • chrome://flags/#tab-hover-card-images

As miniaturas ainda não aparecem, no entanto; este recurso ainda está em desenvolvimento. Ele pode ser encontrado por padrão no Microsoft Edge e Vivaldi.

As prévias de abas foram adicionadas ao Opera há cerca de dez anos, mas mudaram de design desde então: o navegador exibe imagens grandes no centro da tela se você ativar a opção Configurações > Avançado > Navegador > Exibir pré-visualizações de guias.

Prévia de abas no Microsoft Edge:

Prévia de abas no Vivaldi:

Prévia de abas no Opera:

Com informações: ZDNet, Android Police.

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Geneilson Santana Dantas

Gente vo deixar meu relato aqui porem não vo ser nada educado com essa [email protected] de pausar videos ou musicas pelas teclas de multimidia, isso ta uma [email protected] pois ta impedindo de eu usar no meu tocador de midia no PC, eu uso o winamp no caso, se eu deixo um video pausado pra continuar a ver dpois em uma determinada pagina separada e estou em pesquisa em outra ai resolvo pausar o tocador do PC para atender o telefone e é que vira a maior [email protected] por o video q ta pausado em outra pagina do navegador despausa sozinhpo e a musica do tocador de midia continua e não pausa, Eeeeeeeeeeiiiita desgraça como é que um filho da [email protected] inventa uma [email protected] dessa?

FastSloth87

Agora q o Spotify vai banir quem usa uBlock essa função não serve mais pra mim. Voltei pro Winamp e meus MP3s felizão.

Douglas B

A exemplo do Edge?? Prévia de abas já existia no Opera há pelo menos 10 anos atrás. Kkkk

Eliézer José Lonczynski

Edge vai manter todos os recursos ou vão jogar ele no lixo e começar do zero? Preguiça de pegar um Edge cru de novo

Arnold

poxa é verdade me lembrei disso agora, o chrome tinha isso pelo menos dava para habilitar nos "flags" dele, eu tinha ativado isso e agora q vc falou fui conferir e nem existe mais nos "flags" para ativar novamente, pqp, era tão bom, e eu tinha até me esquecido disso kkk o que tem agora que é totalmente uma porr, é clicar com direito na aba que está saindo som e clicar em "desativar som do site" e depois para voltar "parar de ignorar site" ou seja 2 cliques nada intuitivos que antes era um só ah to puto aki agora pq não da pra ativar mais kkkkk até o firefox tem isso ai e o c

Paul

Já que o "verdadeiro" Edge morreu, que a concorrência copie as coisas boas que ele tinha. Esse preview das abas msm eu acho bem útil.

Marcelo

Podiam copiar tbm "silenciar aba" apenas clicando no icone de som da aba, igual ao Edge...