Início » Aplicativos e Software » Chrome vai acelerar carregamento quando você voltar à página anterior

Chrome vai acelerar carregamento quando você voltar à página anterior

Google Chrome terá cache que faz páginas carregarem quase instantaneamente quando revisitadas via botão Voltar

Emerson Alecrim Por

Entre as novidades que o Google prepara atualmente para o Chrome está um recurso que poderá acelerar o carregamento de páginas já visitadas. Trata-se de uma espécie de cache que funciona especificamente quando o botão Voltar (ou Avançar) do navegador é acionado.

Google Chrome

Não estamos falando de um substituto para o mecanismo de cache atual, mas de um complemento conhecido como bfcache (back / forward cache) que permite que uma página recém-visitada carregue quase que instantaneamente quando o usuário a acessa novamente por meio do botão Voltar.

O cache convencional armazena elementos que compõem as páginas, como imagens, códigos em CSS e JavaScript. Graças a isso, boa parte desses elementos não precisa ser baixada novamente em um novo acesso, fazendo o carregamento ser mais rápido.

Apesar disso, o Google Chrome tem que reanalisar o código da página, descompactar imagens novamente, reexecutar scripts em JavaScript e assim por diante. Por esse motivo, nem sempre uma página revisitada a partir do botão Voltar carrega imediatamente.

Com o bfcache vai ser diferente. O recurso guarda temporariamente todo o estado de uma página, inclusive os códigos em execução. Com isso, se o usuário sair da página e depois voltar, esse estado será recarregado, fazendo o conteúdo ser reexibido de modo muito mais rápido. É como se o usuário fizesse uma pausa na página e depois voltasse de onde parou.

De acordo com os desenvolvedores do Google, o bfcache pode acelerar consideravelmente o carregamento de páginas revisitadas via botão Voltar. O recurso só funcionará com páginas acessadas recentemente, mas isso não diminui a sua importância:  o Google diz que 10% dos usuários do Chrome para desktops e 19% da versão para dispositivos móveis usam o botão Voltar ou Avançar.

Abaixo, dois vídeos que mostram como a aceleração pode ser significativa:

Navegadores como Firefox e Safari já têm uma função de bfcache, o próprio Google reconhece isso. O motor de renderização do navegador da Apple é o WebKit, portanto, os desenvolvedores poderiam usar a implementação de bfcache deste no novo recurso.

Poderiam porque o Blink, motor de renderização do Chrome, tem suas origens no WebKit. Mas há um problema: o bfcache do WebKit é incompatível com a arquitetura de múltiplos processos do Chrome e, por isso, os desenvolvedores estão tendo que trabalhar em uma implementação diferente, o que requer tempo.

Além disso, a implementação do recurso depende de um trabalho minucioso, pois o bfcache tende a aumentar o consumo de memória RAM — problema que assombra o Chrome há tempos — e o menor descuido pode afetar a segurança do navegador. Por conta disso, a função dificilmente aparecerá nas versões finais do Chrome antes de 2020.

Com informações: XDA Developers, CNET.

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Ivan

Sem adb é perdição.
https://uploads.disquscdn.c...

Marcos Aguiar 🖕😂🖕

Tem como usar o Samsung Internet no modo noturno mas com o brilho normal? Fica com o brilho bem baixo nesse modo.

Panino, o Moço

Falou do Opera (clássico), ganhou um curtir.

Ainda me entristece quando lembro do antigo Opera, era tão bom.
Ainda hoje ele tem detalhes que nenhum outro navegador possui. E não era sobre aqueles detalhes isolados, era sobre eles todos juntos funcionando em conjunto.

Panino, o Moço

EVEN MORE RAMMMM!!

Sinho Gamer

Ja era pra ter faz tempo

S Y N T H W A V E + L O V E R

Opera é um Chrome chinês. E Edge vai ser convertido pra engine do Chrome também. Qualquer que você usar vai estar jogando o jogo do Google. Pega Firefox que aí você foge da Chromium Engine.

Eduardo Braga

Ver vídeo no YouTube com o Edge é uma luta.

Franco Luiz

No pc eu uso Edge e opera , O Edge mais que o opera pois uso ssd e no ssd o Edge parece que abre de imediato nao deve bater 1 segundo de tempo de quando aperto pra ele aberto , O Problema do Edge é que eu sinto ele em alguns sites parece que ele vai se arrastando .. Nao parece uma navegaçao fluida nao sei se é so coisa minha .

No celular é Samsung internet beta com adblock e tema noturno

João

RAM é para ser usada, essa paranoia é tão 2010... Sem contar que é exagerada. Tenho Firefox e Chrome instalados aqui, gosto dos dois, e os dois consomem o mesmo de RAM. Tem vezes que o Firefox consome é mais com o mesmo tanto de abas abertas.

Eduardo Braga

Usa qual no pc? Eu queria voltar pro Edge (eu sei...), mas algumas extensões não funcionam direito, aí acabo ficando no Firefox.

Franco Luiz

Já não uso Chrome agora que vai dificultar o Adblock que eu não usarei mesmo. Samsung internet ns veia

johndoe1981

Imagina o consumo de RAM, que não vejo a Google fazer nada pra diminuir.

Gertrudes, a Lhama

E com zero concorrência a situação só piora.... E ainda tem gente que defende que a Mozilla adote o Blink também.

Andre Kittler

Cache rápido? Vivemos no futuro!!!

A mais de 15 anos atras o Opera fazia isso.
Mas estou sendo chato. Melhor comemorar com a "novidade" do futuro, que relembrar como tudo podia ser hoje porém nos perdemos no caminho.... e claro, torcer: tem tanta coisa "besta antiquada e desnecessária" no Opera 12 (e anteriores) mas que seria incrivelmente moderno se alguém copiar hoje em dia...

Seraph
pois o bfcache tende a aumentar o consumo de memória RAM

O Calcanhar de aquiles do Google. Inclusive estou testando o navegador Ecosia, com uma proposta ambiental excelente, fica a dica

Exibir mais comentários