A próxima versão do Windows 10 se chama May 2019 Update, e a Microsoft está fazendo de tudo para evitar outro fiasco: a atualização permanecerá em testes por mais tempo no canal Release Preview; ela não será instalada automaticamente em diversos PCs; e até mesmo correções de segurança poderão ser adiadas por até 35 dias no Windows Update.
- Windows 7 é atualizado para avisar que suporte acaba em janeiro de 2020
- Como atualizar drivers no Windows 10
A Microsoft anunciou nesta quinta-feira (4) uma série de mudanças no processo de atualização do Windows 10. Estes são os principais pontos:
- os usuários poderão ativar manualmente a instalação do May 2019 Update, que não será mais automática (exceto se o PC estiver próximo de perder suporte);
- haverá opções separadas no Windows Update para instalar correções de segurança e para o May 2019 Update;
- será possível pausar atualizações em todas as variantes do Windows 10, incluindo a Home, por até 35 dias (cinco períodos de 7 dias);
- o May 2019 Update permanecerá em testes por mais tempo no canal Release Preview do programa Windows Insider;
- a Microsoft vai usar técnicas para detectar problemas de baixo volume e alta gravidade, especialmente na área de perda de dados.
Windows 10 May 2019 Update terá instalação manual
O Windows 10 vai notificar os usuários quando o May 2019 Update estiver disponível e quando o PC não tiver problemas conhecidos de compatibilidade (com programas instalados ou hardware, por exemplo). Cabe ao usuário decidir instalar a atualização, porque ela não será mais baixada automaticamente.
A Microsoft abre uma exceção para PCs que estiverem próximos a perder suporte: neste caso, a atualização continuará a ser instalada automaticamente, porque “é fundamental para a segurança do dispositivo e para a saúde do ecossistema”.
Além disso, o Windows Update ganhará uma opção separada “Baixar e instalar agora” para o May 2019 Update. Dessa forma, se você clicar em “Verificar se há atualizações”, o sistema receberá apenas correções de segurança e novos drivers.
Atualizações podem ser adiadas por até 35 dias
Todas as versões do Windows 10, incluindo a Home, poderão pausar atualizações por até 35 dias — na verdade, 7 dias por vez com um máximo de cinco vezes. Quando esse limite for atingido, o usuário terá que atualizar o dispositivo antes de pausar novamente.
Além disso, os usuários poderão deixar o Windows Update ajustar inteligentemente as horas ativas, com base nos padrões de uso do PC. Ou seja, se você usa muito o computador à noite, não será interrompido para instalar atualizações de sistema. Atualmente, esse horário é fixo, definido por padrão como 8h às 17h.
Windows 10 May 2019 Update será testado por mais tempo
Tem mais: a Microsoft está aumentando o tempo em que o May 2019 Update fica em testes no canal Release Preview, para obter mais feedback dos usuários. Ela também vai trabalhar “em estreita colaboração com os parceiros do ecossistema”.
O feedback não adianta muita coisa se for ignorado. Por isso, a Microsoft está usando técnicas de NLP (processamento de linguagem natural) e aprendizado de máquina para detectar problemas de baixo volume e alta gravidade, em especial no que tange a perda de dados.
Não é à toa: a atualização de outubro de 2018 apagou arquivos pessoais de alguns usuários. O problema foi relatado na ferramenta de feedback da Microsoft, porém foi ignorado porque afetava poucas pessoas.
O May 2019 Update entrará em testes no canal Release Preview a partir da semana que vem, disponível para participantes do programa Windows Insider. Ele será lançado aos usuários em geral no fim de maio.
“Ouvimos um feedback claro de que o processo de atualização do Windows pode ser disruptivo, e ouvimos particularmente que os usuários gostariam de ter mais controle sobre quando as atualizações acontecem”, escreve Mike Fortin, vice-presidente corporativo do Windows.
Com informações: Microsoft.
Comentários
Envie uma perguntaOs mais notáveis
MucrosMic? Usuário de Gboard detectado!
Eu tava, agora abandonei aqui. Tou respirando outros ares..
Crisss, sua linda, você por aqui haha
:O
Obrigado novamente pela informação. Era algo que eu queria saber mas não encontrava muita informação.
Sim, acredito que até mesmo no plano Basic isso está incluso. Se o usuário logar com a conta da empresa, ele é forçado a instalar o Device Policy.
Interessante. Obrigado pelas respostas, estava curioso a um bom tempo sobre o gsuite e suas ferramentas.
Apenas abusando da boa vontade, farei mais 1 pergunta. Nesse seu plano, está incluído o Android Enterprise (ferramenta para controlar os android utilizado pela empresa) ?
Então cara, está meio caro. Por $ 2 dólares a menos por usuário no GSuite no plano Business, você já leva armazenamento ilimitado, fora o e-mail com o seu domínio e toda a suíte de aplicativos do Google integrada ao domínio da empresa (uma mão na roda na hora de garantir direitos de acesso aos serviços e facilita o compartilhamento de conteúdo com outros usuários do domínio da empresa).
Apenas aproveitando o fato de você usar o gsuite.
Em que o https://www.dropbox.com/business/plans-comparison é melhor ou pior ?
Acredito que não. O GSuite atende bem às necessidades da empresa nesse caso. Só utilizamos servidores locais para salvar backups de VMs e de banco de dados. Fora que os usuários ganharam mais autonomia para compartilhar seu trabalho com outros usuários dentro do domínio da empresa.
Salvam tudo na nuvem do google ? Não seria melhor salvar num servidor local ?
Mas isso é meio que normal, visto que o Windows prepara a instalação da nova versão enquanto o PC está em uso, para que a parte feita após a reinicialização seja mais rápida (não que isso realmente aconteça, mas é o propósito :P)
Baboo já é referência em soluções para Microsoft há tempos. Baita dica para o pessoal!
Esse problema é causado por muitas variáveis. Tem um vídeo muito bom no YouTube no qual um MVP Microsoft explica 27 soluções para este problema. Isso deve ser no mínimo uma centena de causas possíveis.
https://www.youtube.com/wat...
Percebo isso sempre q uma atualização maior será executada! Parece q faz uma varredura no Hd e o pc fica lento!
A remoção da loja é algo relativo: eu acho bem melhor quando um app que eu uso está por lá (ex.: Telegram, Spotify, Netflix, entre outros), visto que ele é atualizando automaticamente e roda num container, o que não modifica registros e não deixa “rastros” ao remover. Mas, dado o histórico da versão 1809 do Windows 10, não eram apenas os Insiders que estavam com uma versão beta, como pode ser dito, e isso é um grande ponto a favor do LTSB. Só espero que a Microsoft tenha aprendido com essas várias mancadas em sequência e libere versões mais estáveis do W10.
Exatamente pela remoção da loja e de atualizações apenas de segurança é que recomendo esta versão. Não quero ser beta tester da Microsoft.
Eu nunca entendi a causa desse problema do HD em 100%. Pesquisei esses tempos sobre, e cada um dava uma explicação diferente. Mas, na estação que utilizo no meu trabalho, o uso do HD só fica em 100% logo após o boot, enquanto está carregando os serviços e outras aplicações. Vale ressaltar que a configuração desse PC é relativamente modesta, com um HD de 160GB (!) antigo, Core i3 de primeira geração e 8GB de RAM, além da versão mais recente do Windows 10 Pro. Outros colegas, que também utilizam estações com HD mecânico, não passam por esse problema. Que coisa mais aleatória!
Cara, na empresa onde eu trabalho, se dependesse somente do departamento de TI, não pensaríamos duas vezes em fazer uma migração dessas, mas o problema é que muitas aplicações que utilizamos funcionam somente no Windows e tudo lá é amarrado no Active Directory. Até o acesso a telas de sistemas é controlado pelo AD. Fora as GPOs... Se você desabilita uma GPO que coloca um atalho na área de trabalho do usuário para acessar uma aplicação, já é o fim do mundo! Ficam perdidos. O nosso departamento de manutenção está tendo problemas terríveis com o Windows 10. Computadores do setor administrativo, com 6 GB de RAM e HD de 7200 RPM, Core i5 de 1ª e 2ª geração que são usados para basicamente para acessar internet, Excel, Word, PowerPoint, RM e Logix ficam travando com 100% de uso do HD. É sério! Nem arquivos na máquina os usuários salvam, é tudo armazenado em drive de equipe do Google Drive. Está uma lástima esse Windows 10 e não tem como defender isso, pois tudo funcionava com fluidez no Windows 7.
Não sei por quê se recomendaria a instalação dessa versão numa instalação doméstica, sinceramente. A diferença de desempenho é mínima. Para empresas com um grande parque de máquinas, essa versão, que atualiza com menos frequência e voltada justamente para esse mercado, faz sentido. Testei essa versão num PC na empresa em que trabalho, e a diferença que senti foi apenas a falta da loja, junto com os apps no novo formato. Quanto ao desempenho, consumo de memória e etc, muitos alardeiam que essa versão é como o Windows 7 com uma interface nova, o que está longe de ser verdade.
Bem pensado, tem mesmo uma série de fatores. Precisamos dessa opção, sim.
LTSB virou LTSC no update de Outubro, rodando perfeitamente, com o tema escuro no Explorer e tudo. Mas eu entendo muito bem a dor de configurar tudo novamente.
É o que parece.
Pegando a build 1507, vai sair uma atualização de "segurança" para eles que irá pré-instalar a build 1905 só para mostrar essa mensagem e forçar o update.
Até acho bom isso, pois no mínimo você "padroniza" todos com a versão mais recente do SO (os desenvolvedores agradecem).
Tenho mais de 200 máquinas na empresa usando windows 10, todas com HDD.
Não apresenta lentidão nem reclamações dos usuários.
Também uso o LTSB num notebook e um PC com hardware mais antigo. Em outro PC uso o Windows Pro (versão 1507) de Julho de 2015, com o update travado. Todos três funcionam perfeitamente, nunca deram o mínimo problema ou travamento, sempre prontos para usar quando aperto o botão power. Já pensei em trocar o velho Windows Pro 1507 pelo LTSB, mas como está funcionando tão redondinho, tudo configurado certinho, meus programas, games, atalhos, etc... aí bate aquela preguiça de formatar e instalar tudo de novo.
Não, rs. A situação de queda de energia é só um exemplo; se o PC travar ou se algum programa forçar um reset o sistema começa a atualizar no próximo boot, daí minha ideia de perguntar se o usuário quer instalar agora ou não.
É só colocar um SSD de 240gb, e deixar a porta de DVD sem o leitor para o usuário inserir um HD secundário, dispensando o uso de caddy. Algumas fabricantes até fazem isso, mais ainda insiste em colocar HD mecânico.
Um Dell série 7000 está custando 4k. E ainda vem com HD de 1TB. Você acha justo ? Eu não acho, por esse preço tinha que vim no minimo com um SSD. Os usuários compra a maquina e precisa trocar por um SSD para ter um desempenho satisfatório.
Mais fácil e barato comprar um no-break, não?
É por esse tipo de coisa que desistimos de usar Windows na empresa, depois que mudamos pro Linux Mint, nunca mais tivemos problemas com PCs um stresse a menos na vida. kkkk
Esse barco já partiu Microsoft. Estou usando a versão LTSC e recomendo a migração para todos.
ai caberia ao setor de mkt das empresas (tanto das fabricantes de notebook quanto as varejistas) esclarecer que 120gb de ssd eh incrivelmente mais rápido que 1tb de hd mecânico, 120gb hoje em dia eh suficiente para 99% dos usuários.
Estou percebendo uma grave inversao de valores nos comentários: não são os fabricantes que devem ser obrigados a colocar um SSD em seus computadores para se adequarem aos requisitos do Windows 10: é a Microsoft que tem a obrigação de tornar seu sistema mais leve para que ele funcione adequadamente em equipamentos com HDs comuns. Isso se chama análise de requisitos. No momento em que grande parte das fabricantes ainda entregam notebooks com HDs de 5400 rpm, a MucrosMic deve tomar medidas para que seu sistema seja mais leve.
Muito bom , gostei.
"os usuários poderão ativar manualmente a instalação do May 2019 Update, que não será mais automática (exceto se o PC estiver próximo de perder suporte);" em teoria ainda vai sair um att pras versões antigas pra habilitar isso né?
Aqui vivia travando o menu inicia eu ate achava q meu pc tava ruim mas nao. era o uso 100% do disco que ficava quase sempre assim
Mas da pra entender o SSD grande ainda é caro e ninguem vai compra notebook com 120gb de memoria ..... um notebook com 1tera chama mais a atençao dos usuarios .
Bom é que atualmente os note vem com m.2 livre pra fazer up , foi assim que fiz aki botei um samsung evo no m.2 e deixei um hd de 1 tera no sata
Kkkkk foda os cara inventam uma ferramenta para pausar atualização e ninguém acha absurdo
Sério? Espero que sim
Dá pra desativar
Fato, e hoje em dia dá pra colocar um drive de 240gb com custo menor do que o HDD mecânico, e 240gb dá pra 90% dos usuários
Já é um começo, mas ainda falta uma solução para evitar uma atualização durante uma reinicialização forçada (como no caso de uma queda de energia, por exemplo); uma tela perguntando "Atualizações pendentes, instalar agora?" enquanto o PC inicia resolveria isso fácil fácil...
Bem, é algo que é necessário, conhecendo como atualizações grandes do Windows funcionam: ela não faz o upgrade do sistema antigo, substituído os arquivos e adicionando novos, mas sim ele cria uma nova instalação do zero, apenas migrando dados e aplicativos da versão anterior. Você pode ver uma evidência disso naquela pasta "Windows.old" que fica no drive C depois de um procedimento desses.
"será possível pausar atualizações em todas as variantes do Windows 10, incluindo a Home, por até 35 dias (cinco períodos de 7 dias)"
Rapaz até que enfim hein, galera da versão Home sofre com essa atualização e instalação em segundo plano. No HD mecânico então, chega a ser medonho. As gambiarras para bloquear o update nem sempre funcionava.
SSD é pré-requisito. Vergonha é as fabricantes vender notebook nos tempos atuais com HD mecânico.
vai ser boa, mas o que vai me empatar de atualizar é aquela coisa de reservar espaço pra atualizações. nada a verrr
Caramba, finalmente! Parece um sonho. Demorou mas a Microsoft finalmente começou a ouvir os usuários.
Concordo, em casa eu cheguei a usar o Win10 uma época no HD, mas o sistema era tão lento que eu voltei para o 7 e só migrei para o 10 novamente quando peguei um SSD
Adoro o windows 10 mas cara esse windows so fica bom no SSD, no hd ele é muito travado ate o menu inicia travava as vezes