Início » Aplicativos e Software » Preciso “remover com segurança” pen drives de uma porta USB?

Preciso “remover com segurança” pen drives de uma porta USB?

A resposta curta é não, mas entenda o motivo de dispensar a remoção do pendrive com segurança

Melissa Cruz Cossetti Por
TB Responde

Se você sempre se preocupou com os avisos da Microsoft — ou os ignorou totalmente — sobre como remover um pen drive com segurança, esses dias acabaram. Isso porque todos os conselhos sobre a importância de ejetar com segurança uma unidade flash USB não valem para versões mais recentes do Windows 10. Quem está dizendo é a própria Microsoft e você pode apenas puxar o drive (com delicadeza, é claro).

O Windows 10 tem um recurso chamado “remoção rápida” (ou quick removal) que permite que você retire o pen drive da máquina a qualquer momento (desde que não esteja gravando arquivos nele), e agora essa é a configuração padrão para a versão 1809. Basicamente, a “remoção rápida” impede que o computador continue tentando gravar dados em uma unidade flash, o que pode ajudá-lo a desconectá-lo rápido.

cabo-computador-portatil-fio-pexels

“O Windows define duas políticas principais, remoção rápida e melhor desempenho, que controlam como o sistema interage com os dispositivos de armazenamento externo, como unidades USB ou discos externos ativado por Thunderbolt. A partir do Windows 10 versão 1809, a diretiva padrão é a remoção rápida”, diz o texto do suporte.

Mas você pode alterar a configuração da política para cada dispositivo externo e a que você definir permanece em vigor se desconectar e conectar novamente na mesma porta do computador. Também vamos explicar como você pode fazer, rapidamente.

Qual a diferença?

Remoção rápida: essa opção gerencia as operações de armazenamento de uma maneira que mantém o dispositivo pronto para remover a qualquer momento. Você pode remover o dispositivo sem usar o processo de “Remover Hardware com segurança”. No entanto, para fazer isso, o Windows não pode armazenar em cache as operações de gravação de disco. Isso pode prejudicar o desempenho.

Melhor desempenho: essa opção gerencia as operações de armazenamento de uma forma que melhora o desempenho do sistema. Quando estiver em vigor, o Windows pode armazenar em cache as operações de gravação para o dispositivo externo e você deve usar o processo de “Remover Hardware com segurança”. O processo de Remover com segurança protege a integridade dos dados no dispositivo, certificando-se de que todos os dados em cache concluíram operação.

O que você precisa saber é que a Microsoft mudou a regra em outubro, quando a versão 1809 começou a ser lançada no modo Fast Ring. Agora, a empresa está notificando os profissionais de TI de que a atualização está sendo implantada.

Também é verdade que a Microsoft vem enviando mensagens mistas sobre a necessidade de remover unidades com segurança e o sistema operacional ainda mantém o recurso. A diferença é que agora o processo de remover o pendrive com segurança ficou no passado. E você pode definitivamente relaxar com isso.

Como alterar entre Remoção Rápida e Melhor Desempenho

Esqueça o tutorial do suporte da Microsoft, vamos aos passos rápidos.

pendrive pt-br remoção windows 10

  1. Conecte o pendrive ao computador;
  2. Selecione o “Explorador de Arquivos”;
  3. Identifique a letra da unidade USB e abra-lo;
    Ou, dê um clique duplo no atalho que vai aparecer no dekstop.
  4. Clique com botão direito do mouse no nome do pen drive e em “Propriedades”;
  5. Lá dentro, na aba “Hardware”, selecione novamente o pen drive e “Propriedades”;
  6. Em “Geral”, clique em “Alterar Configurações”;
  7. Selecione “Políticas” e, em seguida, selecione a que você deseja usar.

Você pode, com razão, não querer ter essa dor de cabeça toda. Mas é bom saber que o tempo de “remover com segurança” já passou e pode arrancar o pen drive sem medo.

Lembre-se de que a remoção rápida só se tornou padrão no Windows 10 e a partir da versão 1809. Antes disso, o default ainda era a opção melhor desempenho e as notificações de remover pendrive com segurança faziam algum sentido naquele tempo.

Com informações: The Verge

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Reginaldo Farias

E assim vocês sempre perderam dados.

Eliezer

A vida é muito curta pra tal ato... #pas

paulo yan

Exato.

paulo yan

Eu coloco em "continuar", aí ele libera :).

SR 71 Pássaro Preto

Como eu falei, o brasileiro já se acostumou a chamar esse tipo de dispositivo assim. Agora se alguém for falar esse nome em algum fórum gringo...
Provavelmente não vão entender o que isso.

DanielBastos

pq ta em uso.

A pasta aberta é fácil de entender, e o gerenciador de tarefas fica analizando e mostrando o uso dos discos.

Caleb Enyawbruce

Olha, faz ANOS que eu não sei o que é por a mão num pendrive...

André Machado

O pior é para quem (ainda) usa Linux, pois o conteúdo da unidade USB é disponibilizado ao sistema através do comando mount e ejetar o dispositivo sem dar um umount ou clicar no icone de ejetar pode causar perda de dados...

André Machado

Brasileiro adora criar nome complicado. Basicamente, só q gente chama os "flash drives" ou "USB Sticks" de pendrive. É o mesmo que os famosos outdoors, cujo nome correto é billboard.

Inclusive, já vi brasileiro falando pen drive em fórum gringo e o pessoal de lá sem saber do que se tratava.

Corvo

Sempre removi sem "remover com segurança" e nunca tive problema, basta se certificar que não tem nenhum arquivo sendo lido ou gravado no pendrive, resumindo: se a luzinha não tá piscando pode remover.

Epic Mac Fadden - ODZ -

Pendrive *sic* - puxo
HD externo - ejeto

Epic Mac Fadden - ODZ -

"A vida é muito curto pra ejetar pen drive"

- Osmar Melado, saxofonista subaquático

Alberto Prado

Tem tb Thumb Drive ou USB drive...

Eduardo Braga

nossa

SR 71 Pássaro Preto

Sempre removo meus Flash drivers com segurança, menos nos casos de quedas de energia...

Exibir mais comentários