Início » Aplicativos e Software » Como atualizar a versão do seu Android

Como atualizar a versão do seu Android

Saiba como atualizar o Android e também como descobrir qual versão está rodando no seu celular

Por
23 semanas atrás

Antes de pensar em update e se frustrar porque o seu celular não é compatível, é bom verificar o número da versão seu Android e checar se o seu fabricante já liberou atualizações de firmware para o seu smartphone. Isso porque, mesmo com um lançamento novíssimo do Google, o seu aparelho precisa estar pronto para novidades.

O número da versão atual do Android no seu dispositivo e o nível da atualização de segurança estão no app “Configurações”, presente em todos os Androids. Note que você deve receber notificações quando houver atualizações disponíveis e compatíveis.

android-pixabay

Como checar qual versão do seu Android

  1. Abra o app Configurações (ícone de engrenagem);
  2. Na parte inferior da tela, toque em “Sistema”;
  3. Depois, toque em “Avançado” e em “Atualização do sistema”;
    Se a opção “Avançado” não for exibida, toque em “Sobre o dispositivo”;
  4. Você vai ver a sua “Versão do Android” e o “Nível do patch de segurança”.

Como instalar as atualizações do Android no meu celular

Se você receber uma notificação de atualização do Android e puder fazê-la no mesmo momento (é necessário ter bateria suficiente, mais que 15%) basta abrir e iniciar a atualização. Mas, se você dispensou a notificação, ainda pode fazer isso manualmente.

O processo é o mesmo de verificar a versão do Android:

  1. Abra o app Configurações (ícone de engrenagem);
  2. Na parte inferior da tela, toque em “Sistema”;
  3. Depois, toque em “Avançado” e em “Atualização do sistema”;
    Se a opção “Avançado” não for exibida, toque em “Sobre o dispositivo”;
  4. Você verá seu status de atualização que informará se há um update a fazer;
  5. Basta seguir as orientações do assistente e garantir bateria suficiente.

Problemas na atualização do Android?

  • Faltar espaço suficiente (há muitos arquivos no seu armazenamento interno)
  • Falhar o download de uma atualização (interrupção da conexão de internet)

As atualizações instaladas costumam ser ativadas na próxima vez que você reiniciar o smartphone. Muitos celulares e tablets com Android são reiniciados automaticamente enquanto instalam as atualizações e elas são ativadas quando a instalação é concluída.

android-pixabay

Quando o Android novo vai estar disponível para mim?

É verdade que celulares mais antigos nem sempre podem receber versões mais recentes do Android e a resposta pode ser “nunca”. Em algum momento, eles vão “estacionar”, tornando-se obsoletos. Há jeito para tudo, mas pode ser complicado.

Updates variam de acordo com três variantes: dispositivo, fabricante e operadora.

Após o lançamento do novo Android pelo Google, é necessário a adaptação do Firmware por aparelho. Por esse motivo, os aparelhos não recebem a atualização assim que anunciado pela Google e precisam maturar os recursos para suas plataformas.

O que é um Firmware?

De acordo com a explicação da Samsung, o Firmware tem em várias partes:

Source Code: Um Android novo, criado pelo Google, que não pode ser colocado imediatamente no celular. É necessário adaptar com drivers do dispositivo.

Drivers: Que conectam o Android com os componentes do smartphone ou tablet como processador, memória, botões, conectores, sensores, chips e outros.

Interface de serviços: É responsáveis pelo visual de menus, aplicações e funcionalidades únicas. Sem essa interface, todos os smartphones e tablets teriam a mesma aparência e funções (conforme com a versão pura do Android).

Serviços: Nesta fase, o Firmware é testado para encontrar e corrigir todos os erros, o número total de testes pode variar e alguns são testados milhares de vezes.

Ainda de acordo com a sul-coreana, a nova versão de firmware nem sempre é liberada para todos os dispositivos da companhia, é necessário verificar as características técnicas do produto, evitando futuros problemas com performance.

Se você tem um smartphone Pixel ou Nexus, fica mais fácil. O Google tem uma tabela atualizada periodicamente com as datas em que libera o software para cada aparelho.

Se você tem um Android de outro fabricante (o que é mais provável), precisa checar com a marca e/ou com a operadora. O Tecnoblog está sempre publicando as listas atualizadas mas você pode checar por conta própria e se inscrever para saber logo.

Sony

A Sony tem uma página que permite ao usuário checar, usando o MEI do seu aparelho, se já existe atualização disponível. Você pode se inscrever para ser avisado imediatamente.

Asus

A Asus tem uma página internacional de notícias de suporte que você pode filtrar por “firmware” e ficar sabendo dos últimos updates para os produtos da linha Zenfone.

Huawei

O mesmo pode ser feito para celulares da Huawei, na página de suporte para aparelhos da linhas Mate, P10, P20 e P30, entrou outros. Filtrando por “firmware + Android”.

LG

A LG tem uma página em que você pode consultar qual a última versão disponível para seu aparelho, e se há uma atualização para um sistema operacional mais recente.

Motorola

A Motorola tem uma página que segmenta os dados de updates do Android por operadora, basta você informar a sua e o modelo do seu aparelhos para saber.

Samsung

A Samsung, afirma apenas que se um novo firmware for disponibilizado para o seu smartphone ou tablet da empresa uma notificação aparecerá na parte superior da tela.