Início » Aplicativos e Software » Google recomenda fundo cinza (não preto) em apps com modo noturno

Google recomenda fundo cinza (não preto) em apps com modo noturno

Google atualiza diretrizes do Material Design para ajudar desenvolvedores Android a adotarem tema escuro nos apps

Felipe Ventura Por

O Google descobriu há alguns meses que o modo noturno pode economizar a bateria do celular, e finalmente vai adotar um dark mode em toda a interface do Android Q. Além disso, as diretrizes do Material Design foram atualizadas para ajudar os desenvolvedores a adotarem um tema escuro em seus apps. A empresa explica por que é melhor usar um fundo cinza-escuro em vez de preto na maioria dos casos.

Google recomenda fundo cinza-escuro em vez de preto

As diretrizes do Material Design não recomendam usar fundo preto nos aplicativos, e sim a cor cinza-escuro: ela reduz o cansaço visual, “já que o texto claro em uma superfície cinza-escuro tem menos contraste do que texto claro em uma superfície preta”. Isso também permite dar a ideia de elevação e profundidade, porque é mais fácil ver sombras em fundo cinza.

O Google abre uma exceção para interfaces que exigem uso eficiente da bateria, como smartwatches: neste caso, o fundo pode ser totalmente preto para conservar energia. Os pixels serão ligados e desligados rapidamente em displays OLED; a empresa avisa que isso “pode causar um delay na tela durante a rolagem, fazendo com que os pixels fiquem borrados”.

As diretrizes do Google sempre levam em conta a acessibilidade. Por isso, o tema escuro deve evitar o uso de cores muito saturadas: elas têm contraste baixo com o fundo cinza, dificultando a leitura; e produzem vibrações óticas que levam ao cansaço visual.

“Interfaces com tema escuro usam superfícies predominantemente escuras, com detalhes em cores esparsas”, explica o Google. “Elas emitem baixos níveis de luz, mantendo um alto padrão de usabilidade.”

Ou seja, componentes grandes da interface — como a barra de status na parte superior, ou a barra de ícones na parte inferior — precisam adotar cores escuras. Elementos menores, como botões e textos, podem adotar outros tons.

Alguns apps do Google já adotaram o modo escuro, como o YouTube, Google Fotos, Mensagens, Contatos, Calculadora, Câmera do Google e mais. Além disso, outros aplicativos vêm testando esse recurso, como o Google Chrome e Google Drive.

O Google premia apps que adotam e adaptam o Material Design, mas a empresa já foi flagrada desobedecendo suas próprias regras (caso da Play Store). Ainda assim, é bom ver que ela está fazendo um esforço para promover o modo escuro em mais lugares no Android. Você pode conferir aqui as sugestões para o tema escuro.

Google recomenda não usar cores muito saturadas no tema escuro:

Com informações: Android Police.

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Marcelo Roder Ferreira

poderia ser cinza claro ao inves de branco no texto

JK

Se quiserem podem, o site é deles né? Ninguém pôs isso em pauta e sim o uso de ads de forma abusiva, inclusive com popup :)

Franco Luiz

vai na config do adblock e desativa a opçao " aceitar ads nao invasivos"

Alefe Andrade

Nesse caso, o fundo 100% preto, favorece o burn-in? E concordo com o google que cinza escuro é mais agradável.

johndoe1981

Até hoje não entendo o fetiche em cima de comentar sobre um recurso que a pessoa acha indiferente e besteira. Sério, alguém me explica, pq pra mim é frufruzice esse comportamento.

Fábio Moser

Eu gostei assim, fica melhor, mais bonito e mais agradável. Depois de anos o Google tá acertando no design =D

Fábio Moser

Não sei que bruxaria tão fazendo, mas alguns anúncios tão aparecendo mesmo com Adblock rs.

Viniçious

Galera me tira uma dúvida sobre telas AMOLED, se eu usar #000 o pixel desliga, até aqui OK... mas por exemplo: se eu usar uma cor que não seja preto absoluto, porém escura, o display vai usar uma fração de brilho ou ele usa normal?

Rod

Pois é. Deviam tirar os ads todos e cobrar assinatura né?

Rod

Que bom, odeio fundo preto. Fica feio demais.

O ideal seria ter 3 temas: claro, escuro e AMOLED. Aí todo mundo fica feliz.

John Smith

Anúncios de empresas sérias eu nem ligo e deixaria desativado numa boa. Mas eu tenho um ódio de anúncios falsos e sensacionalistas, tais como do "Taboola" (uma praga digital):

- Atriz do SBT descobre fórmula para emagrecer rápido e vira febre em insira aqui a cidade que você está;
- O preço de implantes dentários em insira aqui a cidade que você está pode te surpreender;
- Divorciado? O melhor site de encontros para pessoas com mais de 40 anos em insira aqui a cidade que você está;
- Estes óculos para direção noturna são a melhor invenção de insira aqui o ano que você está;
- Médico oriental afirma. ''Isto acabou com minhas dores, me sinto 20 anos mais jovem''.

Também costuma aparecer propaganda daqueles "limpadores de PC" nada suspeitos e outras pragas digitais.

- PC SpeedCAT "Diagnóstico e reparo automático de todos os problemas do PC e Windows. Atualize seu PC para um desempenho otimizado"

E sim, esses são exemplos reais que eu peguei ao tentar abrir o site sem adblock. Sei que o Tecnoblog não tem controle do quê exatamente aparece nesses provedores de propaganda, mas eu me recuso a ver esse tipo de clickbait em qualquer site. E qualquer propaganda que pule na cara do usuário (como recentemente, não sei se aqui ou outro site, abria um vídeo em tela cheia cobrindo todo o site e reproduzindo automaticamente) é completamente inadmissível.

ViewtfulJoe

pra 90% das pessoas é melhor, porque descansa a visão, no branco aquela luz te deixa cego

ViewtfulJoe

sério? p*** mer**! foda!
https://media2.giphy.com/me...

ViewtfulJoe

mas quem inspirou o google no material design foi o design metro do windows 8.

ViewtfulJoe

realmente dark mode seria bem vindo no android, e é o que eu mais quero, minha visão agradece

Exibir mais comentários