Início » Aplicativos e Software » Google recomenda fundo cinza (não preto) em apps com modo noturno

Google recomenda fundo cinza (não preto) em apps com modo noturno

Google atualiza diretrizes do Material Design para ajudar desenvolvedores Android a adotarem tema escuro nos apps

Felipe Ventura Por

O Google descobriu há alguns meses que o modo noturno pode economizar a bateria do celular, e finalmente vai adotar um dark mode em toda a interface do Android Q. Além disso, as diretrizes do Material Design foram atualizadas para ajudar os desenvolvedores a adotarem um tema escuro em seus apps. A empresa explica por que é melhor usar um fundo cinza-escuro em vez de preto na maioria dos casos.

Google recomenda fundo cinza-escuro em vez de preto

As diretrizes do Material Design não recomendam usar fundo preto nos aplicativos, e sim a cor cinza-escuro: ela reduz o cansaço visual, "já que o texto claro em uma superfície cinza-escuro tem menos contraste do que texto claro em uma superfície preta". Isso também permite dar a ideia de elevação e profundidade, porque é mais fácil ver sombras em fundo cinza.

O Google abre uma exceção para interfaces que exigem uso eficiente da bateria, como smartwatches: neste caso, o fundo pode ser totalmente preto para conservar energia. Os pixels serão ligados e desligados rapidamente em displays OLED; a empresa avisa que isso "pode causar um delay na tela durante a rolagem, fazendo com que os pixels fiquem borrados".

As diretrizes do Google sempre levam em conta a acessibilidade. Por isso, o tema escuro deve evitar o uso de cores muito saturadas: elas têm contraste baixo com o fundo cinza, dificultando a leitura; e produzem vibrações óticas que levam ao cansaço visual.

"Interfaces com tema escuro usam superfícies predominantemente escuras, com detalhes em cores esparsas", explica o Google. "Elas emitem baixos níveis de luz, mantendo um alto padrão de usabilidade."

Ou seja, componentes grandes da interface — como a barra de status na parte superior, ou a barra de ícones na parte inferior — precisam adotar cores escuras. Elementos menores, como botões e textos, podem adotar outros tons.

Alguns apps do Google já adotaram o modo escuro, como o YouTube, Google Fotos, Mensagens, Contatos, Calculadora, Câmera do Google e mais. Além disso, outros aplicativos vêm testando esse recurso, como o Google Chrome e Google Drive.

O Google premia apps que adotam e adaptam o Material Design, mas a empresa já foi flagrada desobedecendo suas próprias regras (caso da Play Store). Ainda assim, é bom ver que ela está fazendo um esforço para promover o modo escuro em mais lugares no Android. Você pode conferir aqui as sugestões para o tema escuro.

Google recomenda não usar cores muito saturadas no tema escuro:

Com informações: Android Police.

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Marcelo Roder Ferreira
poderia ser cinza claro ao inves de branco no texto
JK
Se quiserem podem, o site é deles né? Ninguém pôs isso em pauta e sim o uso de ads de forma abusiva, inclusive com popup :)
Franco Luiz
vai na config do adblock e desativa a opçao " aceitar ads nao invasivos"
Alefe Andrade
Nesse caso, o fundo 100% preto, favorece o burn-in? E concordo com o google que cinza escuro é mais agradável.
johndoe1981
Até hoje não entendo o fetiche em cima de comentar sobre um recurso que a pessoa acha indiferente e besteira. Sério, alguém me explica, pq pra mim é frufruzice esse comportamento.
Fábio Moser
Eu gostei assim, fica melhor, mais bonito e mais agradável. Depois de anos o Google tá acertando no design =D
Fábio Moser
Não sei que bruxaria tão fazendo, mas alguns anúncios tão aparecendo mesmo com Adblock rs.
Viniçious
Galera me tira uma dúvida sobre telas AMOLED, se eu usar #000 o pixel desliga, até aqui OK... mas por exemplo: se eu usar uma cor que não seja preto absoluto, porém escura, o display vai usar uma fração de brilho ou ele usa normal?
Rod
Pois é. Deviam tirar os ads todos e cobrar assinatura né?
Rod
Que bom, odeio fundo preto. Fica feio demais.O ideal seria ter 3 temas: claro, escuro e AMOLED. Aí todo mundo fica feliz.
John Smith
Anúncios de empresas sérias eu nem ligo e deixaria desativado numa boa. Mas eu tenho um ódio de anúncios falsos e sensacionalistas, tais como do "Taboola" (uma praga digital):- Atriz do SBT descobre fórmula para emagrecer rápido e vira febre em insira aqui a cidade que você está;- O preço de implantes dentários em insira aqui a cidade que você está pode te surpreender;- Divorciado? O melhor site de encontros para pessoas com mais de 40 anos em insira aqui a cidade que você está;- Estes óculos para direção noturna são a melhor invenção de insira aqui o ano que você está;- Médico oriental afirma. ''Isto acabou com minhas dores, me sinto 20 anos mais jovem''.Também costuma aparecer propaganda daqueles "limpadores de PC" nada suspeitos e outras pragas digitais.- PC SpeedCAT "Diagnóstico e reparo automático de todos os problemas do PC e Windows. Atualize seu PC para um desempenho otimizado"E sim, esses são exemplos reais que eu peguei ao tentar abrir o site sem adblock. Sei que o Tecnoblog não tem controle do quê exatamente aparece nesses provedores de propaganda, mas eu me recuso a ver esse tipo de clickbait em qualquer site. E qualquer propaganda que pule na cara do usuário (como recentemente, não sei se aqui ou outro site, abria um vídeo em tela cheia cobrindo todo o site e reproduzindo automaticamente) é completamente inadmissível.
ViewtfulJoe
pra 90% das pessoas é melhor, porque descansa a visão, no branco aquela luz te deixa cego
ViewtfulJoe
sério? p*** mer**! foda! https://media2.giphy.com/me...
ViewtfulJoe
mas quem inspirou o google no material design foi o design metro do windows 8.
ViewtfulJoe
realmente dark mode seria bem vindo no android, e é o que eu mais quero, minha visão agradece
Guilherme Bueno Grijó
Oq eu acho mais horroroso é o WhatsApp, do iOS é tão bonito
Franco Luiz
Rapaz eu ja nao consigo entra aki sem adblock , As vezes formato um dos pc e esqueço de por o adblock e pqp ate video pula na tela
JK
Eu ativo adblock em poucos sites que acesso, uso até patreon e picpay para dois que eu gosto muito e não tem ad. Agora site que nem esse aqui? eu bloqueio tudo que for anuncio e se aparecer algo de pesquisa eu fecho e deixo de lado mas não dou um centavo. Sei da importância de monetizar o site, mas isso aqui é fazer o usuário de trouxa.
Comentário Mil Grau℗
Eu acho esse Material Design uma grande porcaria e FEIO! Google foi tentar fazer um Mix da antiga interface Metro com a do Android e não deu certo. Podem reclamar e o que for, mas o design (não dos ícones, mas da interface) dos apps no iOS dão um banho e são mto mais bonitos que os do Android e olha que eu uso Android!
Breno Ribeiro
Google, vai tomar no c*.
Breno Ribeiro
Meiobitzação do Tecnoblog.
Daniel R. Pinheiro
Eu tenho usado tanto o modo noturno ultimamente, que eu enjoei, e voltei pro light...
Leonardo Feelckins
comecei a usar adblock justamente por causa do excesso de anúncios por aqui. muito incômodos
Leumas Ninguém
Sdds Kit Kat, o Android mais otimizado que já existiuMeu Moto G1 voava nele
Diego
Mande esse texto pro Google, quem sabe te chamam e reestruturam as diretrizes do Material Design, tem potencial
Matheus
o app fica escuro se o sistema estiver com tema escuro, mas somente no beta do android Q.
Baio-kun
Off-topic: Tecnoblog, pega leve nos ads please. Os anúncios entre a matéria e os comentários enche a tela 3 vezes, chega a cansar o dedo de rolar o mouse pra poder comentar.
John Smith
Aqui não tem nada de modo escuro...
John Smith
Eu já li. Como eu disse: se estiver à noite ou num ambiente escuro, ninguém vai deixar o brilho no máximo, logo a letra não vai ser 100% branca (considerando aqui 100% sendo o brilho máximo). E num ambiente iluminado, a legibilidade fica excelente, se me perguntar.
paulo yan
Ficou legal essa nova barra no fim com links para as redes sociais. Bem bonita visualmente.
paulo yan
Também fiquei surpreso, não sabia que tinha.
TiagoXavi
O pior é que o Android 4 era Dark mode e ninguém sabia kkk
TiagoXavi
Vai ler um texto com fundo full preto e letra full branca pra entender o que o google quis dizer. E tela oled realmente não gasta bateria com pixel preto. E um pixel somente 5% branco gasta basicamente nada também.
Leumas Ninguém
Vdd, nunca nem vi
Leumas Ninguém
Maior conforto visual e economia de bateria em tela Amoled/OLED, já que o pixel é desligado pra reproduzir a cor preta
Ian Carlos ✓ᵛᵉʳᶦᶠᶦᵉᵈ
O Google Fotos tem modo escuro desde quando ?
Franco Luiz
toma no cu em google , porra se quer por noturno tem que ser preto carai
Orlando Junior
Eu também nunca entendi a demora pra adoção de um tema escuro pras telas oled. Tá igual à Microsoft pra colocar abas no Explorer. Foi mais de ano até desistirem... QUAL A DIFICULDADE MEU DEUS DO CÉU PQP
Orlando Junior
Isso tá explicado na matéria, mas interpretação de texto é algo difícil de se esperar do brasileiro em geral.
John Smith
Não dá pra elogiar o Google que de alguma forma conseguem cagar no que estão fazendo.Fundo preto, em telas OLED, evita que pixels sejam utilizados sem necessidade. Ao abaixar o brilho da tela à noite, o contraste do branco no preto vai ser reduzido de qualquer forma. E de dia, sob luz natural, as pessoas querem mesmo é mais contraste para ver melhor.Se estivessem realmente preocupados com a acessibilidade, era só forçar uma política que abrangesse todo o design do sistema e permitisse ativar um modo de baixo contraste, já que é o caso de algumas pessoas (já ouvi falar em ativar modo de alto contraste, mas enfim)."Interfaces com tema escuro usam superfícies predominantemente escuras, com detalhes em cores esparsas"Convenhamos que isso deveria ser padrão também para os aplicativos em tema branco. Aquelas barras de título coloridas já denotam um visual muito ultrapassado no Android. Cor tem que ser em pequenos detalhes, seja tema claro ou escuro.Mas sendo justo, pelo menos em relação à saturação das cores estão corretíssimos.
John Smith
Se pra você é "indiferente, besteira, frufruzice", pra quê perder tempo lendo (supondo que você ainda tenha lido) uma matéria sobre algo que não é do seu interesse? Sério, eu não entendo.E respondendo à sua pergunta: economiza bateria em aparelhos com tela OLED e permite um conforto visual maior, principalmente em ambientes com baixa iluminação.
Lobo Solitário
Até hoje não entendo o fetiche todo em cima desse modo noturno pra tudo. Sério, alguém me explica pq pra mim é indiferente e besteira, só frufruzice